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  • 13/07/2020

Tudo sobre administração de empresas e a profissão de gestor


  • Autor: Equipe Educamundo
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tudo sobre administração de empresas

Algumas carreiras conseguem oferecer uma gama de opções com excelentes chances de colocação no mercado de trabalho – a administração é um exemplo. A necessidade do meio empresarial de reduzir custos, aumentar a produtividade e enfrentar todos desafios do mundo dos negócios demanda uma grande procura por profissionais altamente qualificados. Por isso, a área da Administração que terá nossa atenção hoje é a administração de empresas.

O mercado está bastante exigente com relação à formação dos profissionais, que devem dominar tudo sobre administração de empresas, sobretudo para ajudar as organizações tanto em época de calmaria quanto nos períodos conturbados.

Mas é claro que muitos outros fatores influenciaram na formação do administrador moderno. A era da informação e do conhecimento, globalização, sustentabilidade e responsabilidade social, indústria 4.0 e a crescente onda de novos empreendimentos são exemplos de mudanças às quais as empresas precisaram e ainda precisam se adaptar. Portanto, é necessário muita preparação. Além da graduação e especializações, cursos a distância figuram como opções imperdíveis de qualificação.

Neste artigo vamos abordar alguns temas do curso de administração de empresas do Educamundo. Esse curso online tem a proposta de ajudar na carreira profissional do administrador, o preparando para ser o profissional que as empresas desejam – e não falamos somente de grandes corporações, viu? Pois saber como administrar uma pequena empresa está tão em alta quanto saber como fazê-lo em médias e grandes organizações.

Todos os tópicos tratados aqui estão no Curso Online Administração de Empresas do portal, e fique atento, que ao longo do texto daremos dicas sobre outros cursos online com certificado que são ótimos como complemento ao tema.

Vantagens de um administrador de empresas

Quando se questiona o que faz um administrador de empresas, não se tem mais uma resposta simples como há algumas décadas, pois a evolução no mundo dos negócios passou a exigir muito mais em termos de conhecimento e qualificação.

Não basta fazer uma graduação, se especializar e achar que já está bom. O mercado pede pessoas comprometidas com a sua formação contínua - leituras, acompanhamento de assuntos da economia nacional e global, novidades de mercado, cursos online, entre outras alternativas, são formas de se manter sempre atualizado.

Quem pretende começar na área e construir uma carreira de renome como administrador deve estar ciente que isso requer bastante esforço e comprometimento. Se esse campo do conhecimento lhe atrai e você pretende trilhar esse caminho, pode começar com as noções básicas de administração de empresas e ir aprofundando gradativamente.

O Educamundo tem vários cursos a distância voltados à área administrativa, que lhe ensinam tudo sobre a administração de empresas, tanto para quem atua como gestor quanto para quem ocupa cargos de apoio, como auxiliar e assistente administrativo. Estudantes de cursos técnicos ou graduação podem reforçar o aprendizado com um curso online e aproveitá-lo para os créditos de atividades complementares.

Se você já atua em cargos administrativos, pode contar com nossos cursos online para reciclar o conhecimento. Se atua no setor público, nossos cursos online com certificado podem, além de contribuir com os saberes, ajudar com a progressão de carreira, inclusive o curso de administração de empresas.

Você pode estar se perguntando de que forma saber como administrar uma empresa ajuda no serviço público. Pois saiba que algumas práticas da iniciativa privada têm sido adotadas pela pública, como governança corporativa, gestão de pessoas, gestão do conhecimento e da informação e uma que conhecemos bem: terceirização. 

Há ainda os micro e pequenos empreendedores, que podem tirar muito proveito do nosso Curso Online Administração de Empresas. Quem é dono do próprio negócio também precisa saber tudo sobre administração de empresas, só dessa forma conseguirá ter o efetivo controle sobre o pleno funcionamento e saúde financeira de sua empresa.

O perfil profissional: requisitos para se tornar um administrador renomado no mercado

Você sabe exatamente o que faz um administrador de empresas? De forma bem clara e objetiva, vamos explicar por partes:

- Função: é o responsável pelo planejamento, organização e gerenciamentos dos recursos materiais, humanos e financeiros de uma empresa.

- Objetivo: criar estratégias que resultem em melhorias no desempenho da companhia, reduzir custos e maximizar lucros.

- Responsabilidades: fazer o acompanhamento das atividades da empresa e tomar decisões com relação a compras de mercadorias ou matéria-prima, investimentos em marketing e publicidade, contratação de colaboradores, entre outras.

Noções básicas de administração de empresas sempre apontam as atividades e responsabilidades desse profissional, como as citadas acima. Mas o que faz um administrador de empresas se destacar no mercado de trabalho, quais as habilidades que o tornam "aquele" gestor que o meio corporativo exige e busca?

Se destacar no mercado exige do gestor que ele tenha uma ampla visão do negócio, o que não é difícil, uma vez que a sua formação é generalista e abrange os diferentes setores de uma companhia. Mas algumas habilidades serão fundamentais para destacá-lo.

Para seu sucesso, esse profissional precisa ter habilidades que estão ligadas diretamente ao conhecimento, perspectiva e atitude. Isso significa que ele tem que conhecer, saber fazer e fazer acontecer. 

♦ O conhecimento reflete todo o seu background, tudo que ele tem de acervo em relação a informações, conceitos, especialidades, experiências e ideias. Aqui se aborda novamente a necessidade do administrador renovar o conhecimento de forma contínua, uma vez que é mutável. A regra de ouro é: aprender e se reciclar para que não se torne obsoleto e desnecessário para a organização.

♦ A perspectiva é algo como colocar em ação o conhecimento. Munido das teorias, o profissional precisa ter a capacidade de colocá-las em prática e estar preparado para situações diversas. É essa habilidade que faz o gestor identificar oportunidades que nem todo mundo vê - mas que para ele são perceptíveis,  porque ele se preparou para isso.

♦ A atitude está diretamente ligada às características pessoais do profissional. A forma como ele lidera, como motiva e como resolve um problema, por exemplo, tudo isso tem a ver com o seu comportamento pessoal. Essa competência é a que o transforma no agente de mudanças que toda corporação espera do administrador. 

Se fossemos listar todos os requisitos que definem um bom administrador, este espaço seria pouco. Mas de forma geral, você notou que tudo aponta para uma boa qualificação, não estagnar e estar muito bem antenado ao que acontece em sua profissão.

Na sequência de nosso artigo vamos tratar de outros assuntos pertinentes à carreira em administração de empresas, sua importância na formação do administrador e sua relação com o dia a dia desse profissional.

Desafios ao se criar uma equipe eficiente

Já vimos anteriormente que uma das responsabilidades de um administrador é a contratação de colaboradores. Entre as noções básicas de administração de empresas aprendemos que o trabalho em equipe é essencial para as organizações, pois muitos de seus objetivos só serão alcançados devido a esse esforço conjunto.

Juntando essas duas situações, temos como resultado um dos maiores desafios dos gestores: criar uma equipe concisa e eficiente. Para isso, é fundamental que se estimule certas características nos profissionais para alcançar à equipe desejada:

  • Melhorias contínuas para o aperfeiçoamento do trabalho;

  • Fazer do trabalho um meio para que suas metas sejam alcançadas;

  • Aumentar continuamente as metas;

  • Fazer o trabalho com perfeição, paixão e excelência;

  • Colaborar com a equipe no propósito de atingir objetivos;

  • Buscar oferecer resultados concretos; entre outras.

Um dos pontos cruciais para montar a equipe que se deseja é a tentativa de escolha das pessoas certas, o que acontece no recrutamento e seleção - lembrando que muitas vezes essas pessoas já fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

É importante ressaltar o papel do líder em uma boa equipe de trabalho. É ele quem:

  • Indicará o caminho ao direcionar sua equipe para que ela tenha uma visão de futuro e consiga identificar seus propósitos e o que se espera como resultado de suas atividades;

  • Motivará o time mostrando a confiabilidade depositada neles e definindo recompensas em termos de remuneração, benefícios, prêmios etc.

  • Impulsionará a criação de talentos, por meio da identificação das competências individuais e como equipe e pela promoção de treinamentos e aquisição de conhecimento. Esse aspecto nos direciona a outro tópico de curso de administração de empresas: como reter os melhores talentos?

tudo sobre administração de empresas

Estratégias para reter os melhores talentos

Você pode estar pensando que o administrador tem que "ser um ninja". E é isso mesmo, porque os desafios não param de surgir. Montou uma excelente equipe? Tem talentos que se destacam e que fazem a diferença na equipe e na empresa? Como fazer para mantê-los, considerando um contexto em que o profissional muito bem qualificado pode escolher o seu empregador?

Há algumas práticas que ajudam as organizações a atrair e reter seus talentos:

1. Gestão holística dos recursos humanos: muito em voga na administração contemporânea, a gestão holística - ou integrada – humaniza o RH e considera a vida de seus colaboradores como um todo, algo indivisível. Ou seja, vida particular e vida profissional se fundem. Essa estratégia se dá pela concessão de benefícios, recompensas, programas educacionais e tudo que esteja relacionado com o bem-estar das pessoas.

2. Job rotation: todo profissional quer progredir na carreira, mas nem sempre existe a possibilidade dele ser promovido, por exemplo. Organizações têm que lidar com isso e evitar que seu funcionário vá para a concorrência. Uma das técnicas adotadas é, se não puder promovê-lo verticalmente, faça horizontalmente. Chamada de job rotation, ocasiona a troca de cargo ou função, com novas responsabilidades e sem que o funcionário tenha perdas. Com isso, ele adquire novas competências e se torna um profissional polivalente, o que no mercado atual é mais valioso do que ser expert em apenas uma função. Essa estratégia é utilizada também na resolução de conflitos.

3. Ambiente de trabalho: organizações têm se preocupado em oferecer um local de trabalho acolhedor, sem o clima impessoal que empresas costumavam ter. Além disso, há empresas que oferecem academias, almoços diferenciados, esportes em equipe e vários outros tipos de espaços de lazer.

Apostar na qualidade de vida dos funcionários, ter um plano de cargos e salários, comunicação e feedback e proporcionar a aquisição de conhecimentos – por meio de palestras, conteúdos interativos ou até mesmo cursos a distância - são ótimos exemplos de técnicas que os gestores podem implementar para segurar os bons profissionais.

Importância do inglês e outros idiomas nas relações comerciais

Se tornar um especialista em como administrar uma empresa inclui também o conhecimento em outro idioma. Isso vale para a formação dos gestores e também como incentivo aos colaboradores, conforme vimos no tópico anterior.

O fato é que desde sempre foi necessário saber inglês. Há vários anos a preocupação era com a graduação e as especializações, pois a maioria das biografias era no idioma. Mas com o passar do tempo as barreiras comerciais globais foram desaparecendo e o inglês, como língua franca, passou de desejável para indispensável.

Algumas empresas reforçam a exigência do inglês para determinados setores, como engenharia, tecnologia da informação, recursos humanos e outros. Além disso, não há como deixar de comentar sobre salários - profissionais com inglês fluente ganham mais. No cenário atual saber inglês é quase um fator intrínseco. Há empresas mais exigentes que não o consideram mais um diferencial e sim uma obrigatoriedade.

Além do inglês, outros idiomas também fazem uma grande diferença no currículo de um administrador e, é claro, de todo profissional. O espanhol já é um grande conhecido e ganhou mais notoriedade com o Mercosul.  Francês, alemão, italiano e até japonês e chinês já são exigidos em requisitos de vagas de emprego – sabe aquele lance de globalização? Pois é, o mercado pede profissionais globalizados. Por isso, não deixe de se capacitar também na área de idiomas.

O Educamundo tem vários cursos online em idiomas, que podem, inclusive, serem feitos juntos com o Curso Online Administração de Empresas. Não deixe de se preparar de todas as formas e garantir um lugar de destaque no meio corporativo. Mesmo que você queira somente saber como administrar uma pequena empresa, pense lá na frente. Empresas crescem, ganham espaço e conquistam o mercado – e os profissionais embarcam junto. Qualquer investimento feito na carreira volta como satisfação e realização pessoal, conquistas e bons salários.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Administração de empresas: análise de contexto e desafios contemporâneos

A tendência na formação do administrador aponta para a generalização ao invés da especialização - ou seja, um conjunto de competências que capacitem esse profissional a escolher o caminho correto na hora certa. Na prática, seria o administrador dominar todas as subáreas da sua formação. Essa tendência vai de encontro ao job rotation, uma das estratégias que as organizações utilizam para reter talentos: um funcionário passando por várias funções e tornando-se multifunção - ou polivalente.

Administrar uma empresa é uma função bastante desafiadora, considerando a conjuntura bastante complexa: alta carga tributária, concorrentes para bater, adaptação às mudanças fiscais e mesmo na própria forma de gerir o negócio. Tudo isso exige do administrador todo o conhecimento necessário sobre como administrar uma empresa, pautado por habilidades conceituais, humanas e técnicas.

Contudo, as perspectivas para a carreira são muito boas, pois esse é um mercado aquecido. Se por um lado os tempos difíceis afetaram parte das empresas no país, por outro lado isso foi um fator motivador para o surgimento de novos empreendimentos. Saber como administrar uma pequena empresa nunca foi tão essencial ao administrador quanto dos últimos anos para cá, em que pequenos negócios surgem à velocidade da luz e ajudam aquecer a economia.

Por isso prepare-se! Esteja sempre atualizado na sua área e em outras relacionadas ou de interesse. Aproveite todas as opções em cursos online com certificado do Educamundo e seja um profissional completo que o mercado precisa.

O portal possui um Pacote Master com uma diversidade de cursos online divididos por áreas do conhecimento, e você pode, no período de um ano, fazer quantos cursos quiser. Para que isso aconteça, basta matricule-se em nosso portal, investindo uma taxa única de R$ 79,90, após o pagamento da taxa de matrícula você terá acesso a todos os cursos em nosso portal pelo período de uma ano.

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Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários que nossa equipe entrará em contato. Esperamos que tenha gostado de nosso artigo e que volte mais vezes. Bons estudos e até mais!

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