Alavancagem operacional é a promoção do crescimento das vendas a fim de aumentar o lucro bruto do negócio, mantendo os custos fixos. Sua medida se dá pela proporção entre os custos fixos e os custos variáveis.
A alavancagem remete a uma análise financeira e operacional da organização. Seus efeitos, ocasionados da relação entre a variação no lucro sobre a variação no volume de vendas, estão relacionados aos da alavancagem financeira.
Essa relação considera o patrimônio líquido médio, o lucro líquido, o ativo total médio e as despesas financeiras para buscar formas de promover o crescimento nas vendas e aumento na lucratividade.
Como resultado disso, se a organização tiver uma alavancagem operacional e financeira boa, pequenas alterações nas vendas resultarão em grandes flutuações na lucratividade.
A alavancagem operacional serve também para que as empresas criem novos produtos e aumentem suas vendas.
Uma das formas disso acontecer é por meio de um empréstimo ou financiamento, considerando que os lucros serão maiores que os juros de contratação da operação. Em casos assim, acontece a alavancagem combinada.
No entanto, esse tipo de estratégia sempre demanda muita atenção e cuidado, e, é claro, estudos em cima, antes da tomada de decisão. Apesar disso, é bastante comum empresas captarem financiamentos para ter um aumento em sua produção sem que isso impacte nos custos fixos.
O grau de alavancagem operacional (GAO) tem dois conceitos que, aparentemente, são distintos.
Um deles diz que o GAO mede a variação no lucro com relação a uma variação nas vendas. O outro conceito aponta o GAO como responsável pela medição da distância na qual está a organização até o ponto de equilíbrio. Dessa forma, quanto maior o GAO, mais próximo do ponto de equilíbrio está a organização. Por isso ele é chamado de “medida de risco operacional”.
A fórmula que calcula o GAO é:
ou
A diferença básica entre alavancagem operacional e financeira é que enquanto a alavancagem operacional mede o efeito dos custos fixos, a financeira avalia o efeito das despesas com juros.
A alavancagem é usada como referência para o gerenciamento dos gastos fixos, a fim de otimizá-los pelo aumento do volume (variação nas vendas).
Quando a organização incorre em custos fixos de operação, a ampliação das receitas de vendas ocasiona um aumento no lucro operacional.
Dessa forma, segundo R. Charles Moyer, um dos autores do livro “Economia de Empresas: Aplicações, Estratégias e Táticas”, “quanto maior a incidência proporcional dos gastos fixos, maior a possibilidade de alavancagem operacional”.
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