Você sabe o que é o algoritmo do Google e qual a importância de entendê-lo para o seu estudo de SEO?
Desde que foi lançado, o buscador mais famoso do mundo passou por inúmeras atualizações com o objetivo de manter-se na liderança desse mercado, entregando sempre resultados de qualidade aos seus usuários.
Não é à toa que a empresa de Mountain View já é considerada como sinônimo para “site de busca”.
Atualmente o Google é responsável por cerca de 94% de todo o tráfego orgânico da internet e organiza bilhões de sites entregando resultados em milésimos de segundos.
Mas como isso é possível?
E qual a relação desses resultados com o SEO?
É isso que vamos aprender neste breve artigo. Acompanhe a leitura!
Vasculhar. Organizar. Ranquear. Exibir. Essa é a forma que o algoritmo do Google funciona. Através de um programa chamado Google bot, ele vasculha os milhares de sites existentes, organiza-os em sua base de dados, ranqueia os resultados e exibe aos usuários em milésimos de segundo.
O termo algoritmo significa uma sequência lógica de passos para resolver determinado problema e o algoritmo responsável pelas buscas do Google faz exatamente isso, rastreia sites e entrega para o usuário o resultado mais próximo possível daquilo que ele busca.
Nós que estamos do outro lado do computador, criando soluções para essas perguntas, em nossos sites e blogs, temos que entender como que ele funciona e atentar-se às regras do jogo para aparecer entre os primeiros resultados.
Entretanto não se trata de uma missão simples, estima-se que existam hoje mais de 200 fatores de rankeamento do Google, e só entendendo cada um deles, que você terá chance de aparecer entre os primeiros colocados nas pesquisas.
Após entender um pouco sobre como o Google funciona e saber que existem mais de 200 fatores para atentar-se no momento de organizar o seu site, uma dúvida ainda persiste: como posso colocar meu site no topo das pesquisas?
Para chegar lá é preciso estudo e dedicação. É sentar-se e buscar entender como que funciona o SEO on page, o SEO off page e estudar a fundo o buscador mais famoso do mundo.
Para lhe auxiliar com essa missão, organizamos dois artigos que tratam exatamente disso:
SEO on page: entenda seu conceito e aprenda a fazer sua otimização
SEO off page: dicas para realizar um excelente trabalho de otimização
Além disso, é fundamental estudar as atualizações do algoritmo do Google e entender como que o mecanismo de pesquisa evoluiu e é isso que vamos explicar a seguir.
Buscando melhorar os resultados entregues o mais rapidamente possível, que o Google fez diversas atualizações em seu algoritmo, como forma de melhorar cada vez mais seus resultados e atingir os objetivos da busca do usuário.
A constância dessas atualizações fez com que alguns sites fossem penalizados e consequentemente, outros tiveram uma melhora nos rankings.
É por esse motivo, que um profissional que trabalha com SEO deve atentar-se a tais atualizações, para entender o que mudou e fazer os ajustes (se necessário) em sua plataforma, evitando assim, perdas maiores.
O buscador fez diversas atualizações, entretanto, as principais foram três e é sobre elas que vamos falar a seguir.
O Google Panda foi a atualização focada em retirar dos primeiros resultados, sites pequenos e com conteúdo de baixa qualidade.
Desse modo, sites com um excelente conteúdo obtiveram um ganho de posições após o lançamento da respectiva atualização.
Mas como saber se o meu site tem um excelente conteúdo?
Alguns dos principais especialistas e uma ou outra agência de SEO, afirmam que artigos que são compartilhados nas redes sociais e que possuam um conteúdo detalhado, completo e que responda a dúvida do usuário, obtém os melhores resultados.
Dentre os pontos relacionados ao conteúdo de qualidade, está a aplicação de uma boa legibilidade no seu texto, o que inclui a utilização de heading tags de forma certa e precisa.
Para aprofundamento: Heading tags: aprenda a usar as tags H1, H2, H3… e otimize seu texto
Lançada oficialmente em 24 de abril de 2014, a atualização do Google chamada Penguin focava principalmente nesses fatores:
esquemas de links (derrubando sites com links fracos ou de péssima qualidade);
excesso de palavras chave no seu texto;
excesso em otimização no SEO (principalmente palavras chave e textos âncora);
links não-naturais (como troca de links, por exemplo).
Portanto, se você tem um site que ainda insiste nesses erros, é bom rever sua estratégia, pois ele poderá facilmente ser penalizado e não conseguir bons resultados no buscador.
Lançado em 26 de setembro de 2013, o Google Hummingbird foi um novo algoritmo inserido ao já existente da plataforma.
Essa atualização prioriza o usuário e sua intenção de busca e não apenas a palavra chave inserida por ele no mecanismo de pesquisa.
Ou seja, responda de forma precisa o questionamento do usuário e você obterá ótimas classificações.
Nesse caso, investir em seu conteúdo explorando palavras chave de cauda longa pode ser uma excelente oportunidade para conseguir excelentes resultados após a atualização hummingbird.
Neste texto deu para entender um pouco sobre como funciona o Google e as suas principais atualizações.
Entretanto, reunimos informações valiosas em um curso de SEO com um conteúdo que vai do básico ao avançado, explicando termos simples a termos técnicos, como por exemplo a relação entre os domínios da internet e SEO, e muito mais.
Veja mais: Subdomínio, subdiretório e domínios da internet: diferenças para SEO
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