Criativo e curioso, porém impulsivo, inquieto e com pensamento acelerado. Assim é o aluno com TDAH.
É claro que há nuances na manifestação destes sintomas — os tipos de TDAH. Algumas crianças tendem as ser mais impulsivas do que outras, sem contar que apresentam diferentes níveis de hiperatividade.
Mas uma coisa é certa, a desatenção é traço comum em todas elas. E isso tem uma razão: a quantidade de pensamentos e ideias que passam por suas cabecinhas o tempo todo.
Algumas conseguem usar tais ideias e criam coisas incríveis, mas têm aquelas que, em meio ao turbilhão de pensamentos, perdem-se dentro de suas próprias mentes e acabam desenvolvendo comportamentos prejudiciais a elas e aos demais.
Com o tratamento adequado e a aplicação de métodos pedagógicos diferenciados, o aluno com TDAH tende a obter bons resultados no âmbito escolar. Afinal, crianças com este transtorno tendem a ser muito inteligentes e criativas.
A grande questão a ser entendida pelos professores é que por terem o funcionamento mental diferente, alunos com TDAH também aprendem de maneira diferente.
O TDAH normalmente é tratado com a combinação de fármacos, terapia, em especial a terapia cognitivo comportamental, e estratégias educativas focadas na necessidade do aluno. Essas ações são essenciais para que a criança TDAH consiga usar o peculiar funcionamento mental que possuem a seu favor.
Maria Montessori foi uma médica e pedagoga italiana que desenvolveu um método muito eficaz para a educação infantil.
O método montessoriano, como é chamado, engloba diversas práticas, desde tipos de atividades até modelos de brinquedos. Aqui vamos nos ater especificamente aos aspectos ambientais.
A médica, a partir de muitas observações, constatou que o ambiente influencia bastante no desenvolvimento da concentração nas crianças.
Confira abaixo algumas dicas práticas para a organização da sala de aula na educação infantil que podem auxiliar a diminuir a desatenção de crianças com TDAH.
Crie ambientes sem distrações, apenas os objetos necessários para a atividade em execução devem estar presentes. Isso vale para a sala de aula e para o ambiente de estudo em casa.
Ajude o aluno a organizar sua mesa, assim como o ambiente à sua volta, a carteira também não deve ter distrações. Ela deve estar livre de lápis, caneta e papéis desnecessários;
Coloque os alunos com TDAH nas primeiras fileiras, longe de portas e janelas, afinal isso também pode causar distração;
Decorrente do excesso de pensamentos presentes nos TDAHs, é natural que eles se sintam entediados rapidamente com as atividades tradicionais.
Sem contar que a quantidade exacerbada de ideias por minuto que passam em suas mentes, além de tornar suas cabecinhas “barulhentas”, tornam o "sonhar acordado" mais interessante do que o mundo real. Ou seja, também atrapalham a concentração em atividades repetitivas e “chatas”.
Aplicar atividades pedagógicas interativas, interessantes e divertidas é, talvez, a melhor maneira de ajudar a criança com TDAH. Portanto, pais e professores sempre devem pensar em formas de associar o conteúdo da matéria a jogos e brincadeiras.
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Além disso, como as possibilidades para o ensino de crianças com TDAH são inúmeras, preparamos um e-book gratuito com “Maneiras criativas para ajudar alunos com TDAH: 5 estratégias pedagógicas e dicas de atividades educativas”.
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