A automação industrial é um conjunto de métodos e técnicas cujo objetivo é tornar automáticos os processos de indústrias de todos os segmentos, promovendo aumento de produtividade, diminuição de custos e maior segurança dos trabalhadores.
A indústria passou por várias transformações significativas desde a Primeira Revolução Industrial. A automação industrial foi uma dessas mudanças, que chegou como forma de melhorar a produtividade das organizações.
A instrumentação industrial, por sua vez, também passou a ter papel importante nesse cenário. Mas qual a diferença entre automação e instrumentação? Não é a mesma coisa?
Os dois termos geralmente causam certa confusão, estão diretamente ligados, mas têm definições distintas. Vamos explicar a você qual é essa diferença, assim como a relação entre instrumentação e automação industrial.
Afinal, qual a diferença entre automação e instrumentação?
A automação estuda maneiras eficazes de substituir o trabalho manual pelo da máquina. A instrumentação trata de aperfeiçoar o desempenho dos processos industriais, pelo desenvolvimento e aplicação de instrumentos de controle e medição.
De forma simples, podemos dizer que a instrumentação está inserida na automação.
A automação de processos industriais acontece pelo uso da tecnologia que mais se adapta a um processo ou equipamento, de forma a melhorar a relação de custo/benefício.
Como outra melhoria da automação, podemos citar a parte de mão de obra. Há uma ideia errada de que a automação tira o lugar de trabalhadores, na verdade, ela torna mais fáceis determinadas atividades repetitivas e perigosas. Dessa forma, garante a segurança no trabalho.
As soluções práticas de instrumentação e automação proporcionam uma série de benefícios a todos os setores da indústria.
Exemplos de elementos de automação e instrumentação:
Controladores Lógicos Programáveis (CLPs);
IHMs (equipamentos de tela que facilitação a interação homem-máquina);
Soft-starts (dispositivos eletrônicos que controlam a tensão de partida de motores elétricos trifásicos);
Relés de sobrecarga inteligente (para proteger, comandar e gerenciar dados de motores elétricos de baixa tensão);
Sensores e transdutores;
Medição de nível estático e dinâmico;
Envio de comandos remotos para partida e parada, entre outros..
A área tem componentes diversos com tarefas específicas. Exemplos de instrumentos de automação:
Comando Numérico Computadorizado (CNC): faz o controle de máquinas operatrizes, como fresadeiras, furadeiras e tornos.
Controladores Lógico Programáveis (CLPs): equipamentos eletrônicos que substituem qualquer sistema controlado por dispositivo eletromecânico.
Sistemas CAD e CAM (Computer Aided Design e Computer Aided Manufaturing): projetos e manufatura apoiados em softwares.
O Educamundo tem o Curso Online Instrumentação e Automação Industrial como uma excelente opção para quem quer dar os primeiros passos nessa área e a quem precisa reforçar e atualizar seus conhecimentos.
Esse é um dos cursos online mais buscados do portal e, para sua surpresa, ele não vem sozinho. Isso porque ao efetuar a sua inscrição, você ganha acesso ao Pacote Master, com mais de 1.200 opções em capacitação, e durante um ano, você pode fazer quantos cursos do Pacote quiser. O investimento é de apenas R$ 79,90.
Faça a sua inscrição agora mesmo e aproveite todos os benefícios de fazer nossos cursos online com certificado. Bons estudos!