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  • 19/08/2022

BNCC na educação infantil: conheça quais são os novos enfoques


  • Autor: Equipe Educamundo
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que os alunos da educação básica devem desenvolver. Na educação infantil, as suas diretrizes são voltadas para direitos de aprendizagem e desenvolvimento e campos de experiências.

Em 2021, segundo o Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 8 milhões de crianças foram matriculadas na educação infantil.

Logo, a BNCC se mostra essencial no processo de desenvolvimento de muitos estudantes. Neste artigo, vamos explicar o que é BNCC e qual a sua importância nas diretrizes da educação infantil.

O que é e qual a importância da BNCC

BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular. É um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de competências (gerais e específicas), habilidades e aprendizagens essenciais. Os alunos devem desenvolvê-las durante a educação básica, que contempla a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Além disso, a BNCC determina ainda que as competências, as habilidades e os conteúdos devem ser os mesmos, independente de onde os alunos moram ou estudam.

Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular é essencial para estabelecer a obrigatoriedade do arranjo do conteúdo curricular nas instituições brasileiras.

O documento ainda contempla as diferenças locais. Isso porque permite que as escolas trabalhem conteúdos culturais e regionais.

BNCC na educação infantil

A BNCC orienta que o trabalho na educação infantil foque em direitos de aprendizagem da criança e campos de experiências. O objetivo é que eles sejam mais aplicados na rotina da escola e na prática pedagógica.

A seguir, confira as principais informações sobre os novos enfoques da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil.

Direitos de aprendizagem

Na educação infantil, a BNCC estabelece 6 direitos de aprendizagem às crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Confira, a seguir, o que cada um defende.

1. Conviver

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens. O objetivo é ampliar o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

2. Brincar

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos). O objetivo é ampliar e diversificar seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

3. Participar

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana. Por exemplo, escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes. Assim, desenvolverá diferentes linguagens e elaborará conhecimentos, com decisão e posicionamento.

4. Explorar

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela. O objetivo é ampliar os saberes da criança sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

5. Expressar

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

6. Conhecer-se

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento. Isso, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Campos de experiências

A organização curricular da educação infantil na BNCC está estruturada em 5 campos de experiências. São eles:

1. O eu, o outro e o nós

Defende que a criança começa a construir sua identidade e a descobrir o outro a partir do convívio com outras crianças e adultos. Ao chegar na escola, seu foco é o próprio universo (eu). Com as atividades realizadas no ambiente escolar, ela passa a compreender os colegas (outro) e passa a interagir no meio dos outros (nós).

2. Corpo, gestos e movimentos

As crianças exploram o mundo, o espaço e os objetos à sua volta com o corpo, por meio dos sentidos, gestos e movimentos. A partir das diferentes linguagens (música, dança, teatro e brincadeiras), elas se expressam, brincam, estabelecem relações e produzem conhecimentos;

3. Traços, sons, cores e formas

A presença de diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no ambiente escolar permite a vivência de diversas formas de expressão e linguagens. A partir dessa convivência, as crianças desenvolvem um senso estético e crítico, além de autonomia para criar as próprias produções culturais e artísticas.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Proporcionar experiências às crianças que permitam desenvolver sua escuta e fala é importante para uma participação na cultura oral. Além disso, é essencial que as crianças tenham um primeiro contato com a cultura escrita a partir do que já conhecem e de suas curiosidades. Assim, elas desenvolvem oralidade e compreensão da escrita como formas de se comunicar.

5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

A BNCC propõe que as escolas promovam experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar o seu entorno. Além disso, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às curiosidades e indagações. Afinal, na educação infantil, a criança está inserida em um universo de descobertas.

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  • a transição para o ensino fundamental;

  • as atividades e avaliação na educação infantil;

  • a escola como lugar de experiência social para as crianças.

A BNCC é um documento importante que busca o desenvolvimento dos estudantes da educação básica no Brasil. Na educação infantil, ele apresenta diretrizes focadas em direitos de aprendizagem da criança e campos de experiência.

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