De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossas crianças devem aprender por meio de brincadeiras, jogos e interações. Ou seja, de forma lúdica, o que já acontecia mesmo antes da BNCC.
A diferença é que os campos de experiência BNCC foram introduzidos para garantir que os currículos contenham atividades que garantam às crianças um desenvolvimento completo. Como professor — ou futuro professor — da Educação Infantil, você sabe disso.
No entanto, pela Base ser um documento relativamente novo e bastante extenso, pode ainda gerar dúvidas, principalmente sobre os tipos de atividades que devem ser trabalhadas para contemplar os campos de experiência da BNCC.
Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois, além de ter criado um curso sobre esse tema, o Curso Online BNCC na Educação Infantil, nosso portal também se preocupa em tirar as dúvidas e dar dicas de atividades que podem ser criadas em cada campo de experiência educação infantil com base na BNCC.
Quer ver? Continue lendo o artigo!
Os campos de experiência na educação infantil são uma proposta inovadora introduzida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, que visa orientar o desenvolvimento de atividades educativas para crianças de 0 a 5 anos. Esses campos são concebidos como grandes áreas de conhecimento que organizam as práticas pedagógicas em torno das experiências e interações das crianças, promovendo um aprendizado significativo e integral.
Os campos de experiência são fundamentais para garantir uma educação infantil que respeite as especificidades e ritmos de aprendizagem de cada criança, promovendo um ambiente rico em oportunidades para explorar, descobrir, criar e se expressar. Dessa forma, eles contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as não apenas para os desafios acadêmicos futuros, mas também para uma vida em sociedade mais harmoniosa e consciente.
A parte da BNCC que cuida do ensino infantil assegura os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nessa fase da educação regular.
Esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento que citamos são seis:
conviver;
brincar;
participar;
explorar;
expressar;
conhecer-se.
Para atingir cada um desses direitos, é preciso que os professores executem os campos de experiência da BNCC.
Esses campos de experiência são cinco e guiam o currículo infantil da faixa etária que compreende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Conheça a seguir cada um desses campos.
Este campo compreende as atividades lúdicas e brincadeiras que promovam o desenvolvimento da criança com ela mesma, com o outro e com o coletivo (colegas, pais, professores etc.).
Neste campo é que as crianças têm suas experiências com o mundo por meio dos sentidos. Aqui é trabalhado o desenvolvimento da criança por meio dos movimentos impulsivos ou intencionais, espontâneos ou coordenados, dos gestos e de todos os sentidos.
As crianças começarão estabelecer relações, se expressar, produzir conhecimentos sobre si mesmas e sobre o meio do qual fazem parte, e também começarão a desenvolver e aperfeiçoar a linguagem.
Neste campo estão as manifestações artísticas, científicas e culturais. Aqui as crianças começam a desenvolver conhecimentos sobre cultura e, principalmente, sua própria produção artística.
Música, teatro, filmes, fotografia e pinturas são exemplos do que os professores devem levar à sala de aula.
E é neste campo de experiência que elas começarão a desenvolver a comunicação de maneira completa, por meio não só da fala, como da escuta, do desenvolvimento do pensamento e da imaginação, a fim de que consigam se apropriar de sua língua materna em sua totalidade e se comunicar com as pessoas à sua volta.
É este campo que apresenta às crianças as experiências mais concretas, que remetem à matemática e às ciências de modo geral.
São nos momentos proporcionados por atividades deste campo que elas verão o espaço, o tempo, as quantidades, as relações e as transformações de maneira bastante lúdica e divertida, assim como nos campos de experiência anteriores.
Veja agora quais os tipos de atividades que você pode elaborar para suas aulas, com base nos campos de experiência da BNCC:
imitar os colegas;
vestir fantasias;
ouvir histórias;
ajudar a arrumar a mesa para as refeições;
jogar jogos de estratégia.
brincar com terra;
engatinhar;
dançar;
brincar com marionetes;
brincar de encaixar e empilhar;
achar objetos escondidos;
brincar de siga o mestre;
brincar de esconde-esconde;
jogar futebol.
pintar e misturar cores;
explorar diferentes texturas e pesos;
participar de jogos musicais;
identificar sons da natureza;
cantar;
brincar com massinha através de modelagem;
contar histórias;
fazer dobraduras.
fazer jogos rítmicos;
repetir poesias;
fazer diferentes traços em cartolina;
desenhar as letras;
criar sons;
reconhecer personagens;
brincar de cozinhar, organizando as etapas de cada processo;
recontar histórias.
fazer deslocamento em locais com obstáculos;
explorar o olfato;
empilhar objetos;
dividir materiais;
descrever seu físico;
nomear partes do corpo;
brincar de vender frutas;
saber ver o dia no calendário;
desenhar e explicar fenômenos naturais.
Com essas dicas ficou bem mais fácil elaborar seus planos de aula para a educação infantil, não é mesmo?
E temos outra super dica: nosso Curso Online BNCC na Educação Infantil. Com o que você aprende no curso pode ter insights e ideias para incrementar ainda mais suas aulas.
Para ter acesso a esse curso e a outras centenas de cursos online na área da Educação, basta fazer sua matrícula em nosso portal. É apenas R$ 79,90 e te dá acesso durante um ano inteiro.
Não dá para deixar para depois, matricule-se já!