Para se manterem competitivas e sobreviverem em cenários por vezes economicamente instáveis, as organizações usam todos os recursos que têm à sua disposição. São ferramentas de gestão, auxílio de consultores e tudo que ajudar a alcançar as metas, tomadas de decisão e melhorias de seus processos e produtos.
Entre esses recursos está a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que pode culminar na certificação ISO 9001. A certificação não é obrigatória, no entanto proporciona alguns benefícios, que vamos lhe contar neste artigo.
Implantado o SGQ, por que a empresa não tentar a certificação ISO 9001? Há excelentes motivos para isso, quer ver?
1. Atender aos requisitos do cliente
Há clientes que só fazem negócios se a empresa for certificada e esta, por sua vez, quer manter (ou ganhar) o cliente. Mas esse benefício não deve ser visto de forma isolada, e sim, ter como meta a melhoria contínua.
2. Melhorar a qualidade dos processos e produtos
Adotar um método de padronização evita vários problemas como defeitos em produtos, falhas ou retrabalho. A padronização ajuda a minimizar erros e desperdícios, melhorando a eficiência e, consequentemente a economia de recursos financeiros.
3. Acesso a novos mercados
Por se tratarem de padrões internacionalmente conhecidos e utilizados, as organizações podem chegar a novos mercados no exterior.
4. Gerenciamento de funcionários
Tendo padrões e métricas, os funcionários podem direcionar seu foco no que é realmente importante. Com os procedimentos certos é fácil se concentrar no que realmente importa.
5. Aumentar a satisfação do cliente com seus produtos
Atender às expectativas do cliente significa fornecer o que eles esperam receber. O nível de reclamação é uma boa métrica para saber se isso está acontecendo.
6. Melhorar a consistência das operações
Processos com menos variações resultam em produtos mais consistentes. Mesmo peso e mesmas dimensões são exemplos do que o cliente espera receber – e dificilmente aceitam variações. Aumentando o controle dos processos, minimiza as chances disso acontecer.
7. Elevar a empresa a outro patamar
A credibilidade na certificação ISO deve ser levada em conta. A certificação coloca qualquer organização em um grupo mais seleto e reconhecido. Isso é muito importante em um processo comercial.
O selo ISO 9001 é o símbolo que vai junto à logomarca da empresa certificada. Ele aparece em documentos institucionais, como cartões de visita, folhetos, site, assinatura em e-mails e qualquer outro tipo de documento utilizado pela organização – até mesmo nas redes sociais.
Essa é uma estratégia de divulgação de que a organização atua em conformidades com o sistema de gestão da qualidade da ISO.
É necessário que as organizações apresentem algumas competências para implementar as normas de padronização ISO 9001.
O que é preciso que a organização faça:
Uma consultoria ISO 9001 é essencial para empresas que querem se adequar os requisitos à norma para tentar a certificação.
Por meio da consultoria, a organização receberá diagnósticos organizacionais e mapeamento dos principais processos, assim como apoio à implementação do SGQ e busca da certificação.
- Defina um método e uma equipe de implementação
- Faça um diagnóstico e planejamento
- Envolva todos os colaboradores da empresa
- Implemente os requisitos
- Faça uma auditoria interna
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