Se você chegou neste texto, deve entender bem o que é e qual a função do perito judicial.
Para aqueles que não sabem, o perito judicial é o profissional que, com o seu conhecimento técnico, emite laudos sobre um fato apresentado em um determinado processo judicial.
A existência desse profissional está fundamentada na lei, para ser mais específico, no código de processo civil. Além disso, ele é considerado um auxiliar da justiça, assim como o escrivão, o oficial de justiça, o mediador, o conciliador, dentre outros.
Os benefícios de ser um perito são os mais diversos, dentre eles podemos destacar uma excelente remuneração, a ser paga por trabalho realizado.
Entretanto, os caminhos que você deve seguir para entender como ser perito judicial são confusos e por isso, nós do Educamundo criamos este artigo para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o tema.
Quer entender o assunto? Continue lendo que vamos explicar.
Como ser perito judicial? Antes de tudo, é preciso saber que não é necessário aprovação em concurso público, basta se cadastrar nos tribunais e no momento em que suas habilidades forem requisitadas, o juiz lhe convocará para atuar no processo.
Apesar de não existir concurso perito judicial, entender como funciona o sistema judicial brasileiro e algumas regras básicas para a sua atuação é um diferencial.
Cursos online com certificado como o Curso Online Perícia Judicial, são uma excelente alternativa para quem deseja entender como funciona a carreira de perito.
Já tomei a decisão, quero ser perito! O que fazer agora?
Para se tornar um perito judicial, é preciso que o profissional atenda a alguns requisitos: o principal deles é a formação, ou seja, é preciso que o perito tenha curso superior em alguma área de atuação. Outro requisito exigido por alguns tribunais é o período mínimo de formação, que varia de 2 a 3 anos.
A formação é muito importante, pois para trabalhar nos tribunais e buscar os benefícios da carreira, ter uma formação superior no currículo é indispensável.
O assistente técnico é um profissional contratado pela parte para atuar ao lado do perito, a pedido desta. Ou seja, o assistente vai representar a parte na perícia.
O assistente também é um profissional com habilidades técnicas, pois no final do procedimento deverá emitir um laudo sobre a avaliação do fato e debater sobre os pontos apresentados pelo perito judicial no laudo apresentado.
A principal diferença entre o perito e o assistente técnico é que aquele é convocado pelo tribunal para realizar a perícia, enquanto este é o profissional convidado pela parte para acompanhar a realização do ato.
Agora que você já sabe o que faz um assistente técnico, o que é um perito e como se tornar um, está na hora de compartilhar seu conhecimento ou dúvidas sobre o tema. Deixe abaixo seu comentário sobre o assunto e compartilhe seu conhecimento conosco.
Ah, não esqueça de conhecer nossos cursos online e de compartilhar o artigo com amigos e familiares ok? Até a próxima!