O avanço da tecnologia é inegável, principalmente quando levamos em consideração que hoje ela faz parte de todas as áreas de nossa vida.
Investir em tecnologia nos negócios é a peça chave para manter a capacidade de uma empresa em seu atendimento com o seus clientes e em seu ramo no mercado.
Um desses exemplos é esse momento difícil de pandemia a qual vivemos onde sem o auxílio da tecnologia não conseguiríamos passar por ele, pois as empresas que investem em tecnologia mostram maior capacidade de enfrentar essa fase tão limitante no mercado.
Uma das áreas mais cruciais dentro de qualquer empresa é a comunicação, as orientações devem ser transmitidas desde os gestores até os outros setores da empresa; contudo existem algumas ferramentas digitais que podem facilitar essa comunicação.
Neste momento de pandemia por exemplo, algumas empresas apostaram na estratégia comercial e com o auxílio da tecnologia as reuniões presenciais foram substituídas por conferências realizadas por aplicativos.
É importante levantar que mesmo fora de um cenário pandemia com a ideia de realizar reuniões à distância ainda é um grande benefício para empresas que possuem mais de uma rede, levando em consideração a economia de tempo em que se o funcionário iria de uma empresa para outra.
As ferramentas mais utilizadas nesse momento são:
Google Drive- para armazenar arquivos na nuvem.
Trello- aplicativo usado para organizar ideias e processos para equipe.
Microsoft teams- um pacote completo que o Nichetti, vídeo conferência e a possibilidade de criar grupos de trabalho para conseguir gerenciar projetos.
Se você trabalhava de forma presencial no setor de vendas, agora um bom momento para postar no comércio eletrônico, através do marketing digital você consegue trabalhar com boas estratégias para conquistar bons resultados.
É importante conhecer a persona do seus consumidores através da web e principalmente de ferramentas como redes sociais, acima de tudo hoje os consumidores visão muito mais do que uma propaganda bonita é necessário que o seu conteúdo seja relevante e que chame atenção do seu leitor de uma forma positiva.
Neste momento ter um planejamento de marketing especializado na área fará toda diferença, é importante vincular tanta loja presencial quanto a loja
digital, e em ambas além de se preocupar com os produtos você precisa incluir o seu blog ou canais que promovam a interação do seu público.
A estratégia que pode fazer diferença para o seu negócio é as estratégias SEO (search engine optimization) que tem como plano principal otimizar o seu conteúdo para que ele apareça na primeira página das ferramentas de busca.
Imagine você trabalha no ramo odontológico, ao ir em busca de palavras chaves, você pode encontrar diversas palavras vinculadas a odontologia.
Mas se você tem interesse de realizar um conteúdo referente a implante dentario preco medio, ao encontrar palavras chaves como implante dental ou lente de contato dental adicioná-las no seu conteúdo fará toda diferença referente para seu número de visualizações.
A tecnologia dos negócios não é apenas a utilização dos programas, e sim todo o investimento que existe por trás delas como equipamentos ou até mesmo a infraestrutura de TI.
Criar um setor de TI de certa forma talvez não seja incense ou não cai pra dentro dos planos de pequenas empresas, o que não justifica uma falta de investimento em gadgets ou até mesmo em novos equipamentos como computadores ou notebook.
Imagina que incrível conseguia acompanhar o fluxo de caixa da empresa pelo seu celular? Por incrível que pareça esse é um dos benefícios de adotar o sistema de gestão empresarial.
Esse tipo de sistema é uma tecnologia que representa muito bem a área dos negócios, por meio de um ERP você substancialmente consegue diminuir os obstáculos para enfrentar problemas internos em sua empresa.
Ainda utilizando a sinopse de um ramo odontológico você não necessariamente terá que andar com o caderno embaixo do braço para verificar informações referente a valores de um clareamento dental com moldeira. A partir desse software você poderá acompanhar em tempo real pelo seu celular o valor e principalmente o número de produtos que tem no estoque.
Você ainda consegue adquirir ferramentas como:
Emissão de boletos
Cadastros de clientes e produtos
Integração com loja virtual
Controle financeiro
A possibilidade de vincular o sistema a emissão de notas NFe
De maneira geral hoje é praticamente impossível pensar em uma boa empresa que tenha uma excelente qualificação no mercado digital que não utiliza softwares como esse.
Por fim, colocando em prática todas as dicas dicas nesse artigo trabalhando com sua equipe de maneira inteligente é praticamente impossível não conseguir bons resultados nesse momento delicado de pandemia qual vivemos.
É importante ressaltar que a tecnologia faz parte da vida de todos nós e atualmente trabalhar com ela te traz muito mais alcances do que lojas físicas.
Não se esqueça que o segredo para que qualquer negócio de certo é, determinação e o desenvolvimento de estratégias que ao serem aplicadas, traga um bom resultado para o seu negócio.
Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.