Cotidianamente, as empresas passam por diversos tipos de desafios, os quais exigem a tomada de decisão constante.
Assim, utilizar estratégias práticas e rápidas se torna essencial para que os desafios cotidianos sejam superados.
Vale lembrar que não existe uma resposta pronta que solucionará todo e qualquer problema em uma empresa. Mas e se disséssemos que existem métodos padronizados que podem te ajudar na tomada de decisão para diferentes tipos de problemas?
Será que está relacionado com o Design Thinking? Continue lendo a seguir e entenda.
O Design Thinking, em resumo, é um conjunto de etapas que têm como objetivo principal encontrar uma solução para determinado problema.
Existem outros métodos dessa natureza, porém, o grande diferencial do Design Thinking é a sua flexibilidade, fazendo com que o mesmo seja ideal para uma gama de problemas.
O elemento central do Design Thinking são as pessoas, não só aquelas inseridas no grupo “público-alvo”, mas toda a equipe da empresa. Dessa forma, o método é considerado empático e relembra a importância de pessoas em qualquer negócio.
Outro aspecto a ser mencionado no Design Thinking é a busca por estimular a criatividade, cujo princípio adotado é que um problema pode ter diferentes soluções.
Acima, explicamos o conceito do Design Thinking, mas nada melhor do que ver exemplos de aplicação do método, não é mesmo?
É possível encontrar diversos casos de sucesso na aplicação do Design Thinking em uma simples busca na internet, no entanto, vamos citar dois exemplos encontrados de grandes empresas.
A publicação desses exemplos foi feita pela PUC-PR e, você pode encontrar outros exemplos do Design Thinking na página supracitada.
Exemplos de Design Thinking:
A Havaianas foi uma marca pioneira na aplicação do Design Thinking, e inclusive, é um dos exemplos mais citados quando se fala do assunto.
No ano de 2008, a Havaianas procurou uma consultoria para aplicar o método na empresa, na ocasião, foi escolhida a IDEO, uma consultoria que é uma referência na área.
Na época, a marca buscava mostrar na São Paulo Fashion Week outra versão das tradicionais Havaianas, o objetivo era mostrar uma estética diferente para elas, tornando-a mais refinada e apresentar opções de uso fora do tradicional.
As ações da IDEO focaram em entender o que os consumidores associavam às Havaianas, foram entrevistados consumidores brasileiros e estrangeiros e a conclusão encontrada foi que a marca é associada à simplicidade, diversão, alegria, conforto e autenticidade.
Em seguida, foram criadas as bolsas da marca, as quais depois de diversos testes (etapas importantes do Design Thinking) foram lançadas no evento e posteriormente ao público, e até atualmente, a marca lança diversas bolsas.
Dessa forma, com o Design Thinking, a marca conseguiu encontrar um novo nicho.
A AMBEV é uma marca modelo quando se fala de inovação e em 2017, eles relançaram a sua água tônica, porém, as vendas não foram como esperadas.
A primeira hipótese era que os jovens não conheciam esse produto, e para solução do problema, a marca contratou uma consultoria internacional, a Questronò.
Então, a consultoria entrevistou diversos jovens e encontrou que o que aflingia tal geração era o sentimento de insegurança em relação à estabilidade profissional e financeira.
Com esse resultado, a marca focou em compartilhar do sentimento dos jovens e passou a utilizar a frase “o amargo transforma”. A partir disso, como você pode imaginar, as vendas subiram progressivamente.
As etapas, também chamadas de fases, são essenciais na aplicação da ferramenta.
Ao todo, são cinco fases, sendo elas:
Imersão: é a etapa onde se conhece a realidade da empresa e a realidade a ser mudada. É dividida em duas fases, a superficial e a determinação dos limites a serem alcançados.
Análise: é a etapa em que se analisa todas as informações encontradas na etapa anterior, não existe uma receita pronta, tendo em vista que a natureza dos dados pode variar em função do perfil da empresa e da realidade em que a mesma está inserida.
Ideação: é onde o foco em pessoas entra em cena, é justamente nessa fase em que as soluções são propostas, com base nos indivíduos que envolvem a realidade do negócio. Ao contrário das fases anteriores, essa fase é totalmente coletiva e traz a solução do problema.
Prototipagem: na etapa anterior, as soluções são propostas, já nessa fase, começa-se a implementá-las. Apesar do nome, a prototipagem envolve coisas não materiais, como a adoção de práticas coletivas.
Testagem: depois da etapa anterior, em que os protótipos são criados, chega-se a hora de testar. Dessa forma, é nessa etapa em que erros são corrigidos, assim como, tem-se as variáveis de sucesso encontradas na aplicação do método.
Quando mencionamos que o Design Thinking pode ser aplicado a uma infinidade de segmentos, não exageramos.
O Design Thinking na educação, é conhecido como aprendizagem investigativa, onde o processo de ensino e aprendizagem é posto como algo colaborativo e a empatia é trabalhada entre os alunos.
Dessa forma, o aluno é colocado como elemento fundamental da sua aprendizagem, e o mesmo participa na formação do conhecimento, ao contrário do ensino tradicional, em que o mesmo é apenas um receptor da informação.
Apesar de ter algumas modificações em relação à aplicação em empresas, o Design Thinking também utiliza das mesmas etapas, cabendo ao professor adaptar tais etapas à realidade dos alunos, e também, ao conteúdo que está sendo estudado pela turma.
Agora que você já conhece o Design Thinking, é provável que você queira saber mais sobre o assunto. Não é mesmo?
A boa notícia é que o assunto parou de pertencer somente a organizações que detêm muito poder e se popularizou, inclusive, há diversos livros sobre o tema.
Assim, nossas indicações de livros sobre Design Thinking, são:
Inovação Na Prática: Design Thinking e ferramentas aplicadas a startups, de autoria de Joana Ribeiro;
Design Thinking e Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema, de autoria de Adriana Melo;
A magia do Design Thinking, de autoria de Tim Ogilvie e Jeanne Liedtka;
Do design thinking ao design doing: Como usar a empatia para criar produtos que as pessoas amam, de autoria de Jon Kolko.
Além de livros, você pode se aprofundar no tema e se qualificar com diversos cursos online.
E o melhor é que você pode finalizar o treinamento com um certificado em mãos.
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São cursos completos, como o de Inovação e Negócios Digitais e o de Gamificação, que têm em comum a utilização desse método.
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E você, já conhecia o Design Thinking? Qual sua opinião sobre o tema? Conta pra gente nos comentários!