Todas as pessoas em alguma época da vida já tiveram doenças causadas por fungos em alguma parte do corpo. Isso é um problema muito mais comum do que se imagina - as micoses são um exemplo. Nem todos sabem que certas coceiras e alergias, são na verdade fungos.
Muitas vezes os fungos que se instalam em nosso corpo podem provocar doenças. A maioria deles está à procura de ambientes quentes e úmidos para se abrigar. As partes do corpo mais comuns em que eles se hospedam são as unhas, pele e couro cabeludo.
Confira a seguir as principais doenças causadas por fungos.
A meningite fúngica é uma inflamação da região das meninges, que são as membranas que contornam o cérebro. Ela é causada pelo Cryptococcus. É uma doença não contagiosa e muito perigosa, levando a estados crônicos.
Sintomas: febre alta, dores de cabeça, pescoço rígido, vômitos, confusão mental, convulsões e sonolência.
Tratamento: o tratamento se dá por meio de fungicida.
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo candida. Seu aparecimento é muito comum nos órgãos genitais femininos, porém, ela também pode ocorrer em outras partes do corpo, como órgãos genitais masculinos, pele, unha e boca. Ela não é uma DST, mas pode ser transmitida por contato sexual.
Sintomas da candidíase genital: nas mulheres ela provoca coceira e vermelhidão na região vaginal, corrimento branco e dor ao ter relações sexuais. Nos homens ela provoca coceira e inchaço na ponta do pênis, dor ao ter relações sexuais e para urinar, odor forte e feridas.
Sintomas da candidíase oral: ardência e desconforto na boca, dificuldade para engolir e manchas brancas dentro da boca.
Sintomas de candidíase na pele: vermelhidão e às vezes escurecimento na região em que se encontra o fungo, coceira, descamação, ardência e saída de líquido da região.
Tratamento: por meio de pomadas antifúngicas e antibióticos.
A histoplasmose é uma infecção causada pela ação de inalar os esporos de um fungo, os quais geralmente são encontrados nas fezes de pássaros. Ela é transmitida quando esses esporos se espalham pelo ar, como no caso de grandes obras e limpezas de terrenos e prédios. Muitas vezes o próprio solo pode estar contaminado. Ela pode afetar o funcionamento dos pulmões, do sistema nervoso e gastrointestinal.
Sintomas: febre alta, tosse seca, dor no peito, suor em excesso, dor nas juntas e inchaço nas pernas.
Tratamento: se a infecção for leve não é indicado nenhum medicamento. Porém, se ela for mais grave, o médico pode sugerir um antifúngico oral.
É uma infecção causada pelo fungo dermatófito, que pode ocorrer no rosto, tronco, braços e pernas. Ela pode se desenvolver em qualquer tipo de pele e se propagar bem rápido para as demais partes do corpo. Ela é contagiosa, podendo ser transmitida através do contato com alguém infectado.
Sintomas: coceira na região, placas arredondadas de cor vermelha, ardências, bordas escamosas.
Tratamento: pomada antimicóticos e medicamento via oral.
- Secar bem todas as partes do corpo depois do banho;
- Usar roupas bem limpas e evitar roupas muito apertadas;
- Cuidar para não andar descalço em locais úmidos;
- Não utilizar instrumentos de manicure de outras pessoas;
- Evite o contato físico com pessoas que estejam com algum tipo de doença de pele.
Você tem vontade de aprender mais sobre fungos? Venha fazer o Curso Online Microbiologia, nele você aprenderá sobre esse assuntos e muito mais. Conheça também outros cursos da área da saúde.
Se inscreva agora mesmo no portal Educamundo. Com um investimento de apenas R$ 79,90 por ano, você tem os melhores cursos online no Pacote Master. São mais de 1.200 opções em ótimos cursos online com certificado opcional. Não fique fora dessa!