A educação integral é uma proposta que visa manter os alunos na escola em período integral, ou seja, durante sete horas diárias. O projeto que abarca essa ideia é o Programa Mais Educação, que recebe recursos do governo federal para desenvolver atividades no contraturno escolar.
A educação integral tem sido implementada por algumas escolas brasileiras nos últimos anos. A ideia principal é melhorar a qualidade de ensino para crianças e jovens.
O programa envolve realizar atividades com turmas de estudantes de diferentes séries, planejadas de acordo com o projeto político pedagógico da escola.
Nesse cenário, é também importante que educadores se capacitem em temas que auxiliarão o desenvolvimento de seu plano de trabalho para educação integral.
O Educamundo é parceiro quando se trata de capacitar educadores. Saiba mais sobre como nossos cursos online com certificado podem ajudar nessa tarefa.
As escolas também podem ter o apoio dos governos estaduais e municipais para aderirem à educação integral.
O diretor é a figura responsável por incentivar a participação de todos e por compartilhar informações e decisões com educadores, estudantes, famílias e funcionários. O debate sobre a adesão e o desenvolvimento de atividades pode ocorrer tanto nas reuniões pedagógicas quanto em conselhos de classe, reuniões de estudo e planejamento.
Conheça a seguir os macrocampos da educação integral e ideias que podem ajudar os professores na elaboração de atividades.
As atividades para a educação em tempo integral foram organizadas nos seguintes macrocampos:
Acompanhamento Pedagógico;
Meio Ambiente;
Esporte e Lazer;
Direitos Humanos em Educação;
Cultura e Artes;
Cultura Digital;
Promoção da Saúde;
Educomunicação;
Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
Educação Econômica.
Cada um desses macrocampos oportuniza a elaboração de conteúdos e atividades que complementam o aprendizado do aluno e que dão noções de cidadania, inclusão digital, sustentabilidade e outros.
O portfólio do Educamundo é rico em cursos online em cada um desses macrocampos. Em cultura e artes e cultura digital, por exemplo, o professor pode se capacitar com cursos como Informática na Educação, Artes Visuais para a Educação Infantil, Cultura Afro-brasileira, Educação na Nova Era das Redes Sociais, Jogos e Brincadeiras na Educação Física e muitos outros.
A educação integral acontece somente na escola?
É importante salientar que as atividades do contraturno escolar não precisam acontecer somente na escola, inclusive porque nem sempre a escola tem espaço disponível.
Veja ideias:
Atividades na escola: na biblioteca; pátio coberto; sala de leitura; brinquedoteca; laboratório de informática. Qualquer espaço pode inspirar várias ideias criativas. Por exemplo: como criar vídeos para a internet, trabalho realizado no laboratório de informática.
Na comunidade: salão paroquial; espaço dos escoteiros; salão das associações de bairros etc. Exemplo: aulas sobre o meio ambiente no espaço de escoteiros, se possível, com a presença de alguns deles.
Em outros espaços: praça da cidade; museu; pátio do Corpo de Bombeiros; dentre outras ideias. Exemplo: investigação no campo das ciências da natureza, com observações de plantas e animais na praça da cidade.
E quem é a pessoa responsável por coordenar essas atividades? O professor comunitário do Mais Educação! Quer saber quem é?
Há um espaço aberto para quem quiser colaborar com a educação integral – na função do professor comunitário. Esse cargo pode ser ocupado por educadores populares, agentes culturais, profissionais da educação e qualquer interessado em prestar serviço voluntário, desde que tenha formação específica nos macrocampos.
Prepare-se para ser agente de mudança na educação brasileira, o Educamundo ajuda você!
O portal tem o Pacote Master, com mais de 1.200 cursos online, disponíveis por um ano inteiro. Nesse tempo, você pode fazer quantos quiser. Não cobramos mensalidades.
Para isso, você investe R$ 79,90 e pode desfrutar de todas as vantagens que o portal oferece.
Faça a sua matrícula agora mesmo e se prepare para fazer a sua parte na escola integral!