Muito além do ensino tradicional, a educação montessoriana se destaca pelos benefícios e pelos princípios que conquistaram pais e profissionais de educação do mundo inteiro.
O método criado pela pedagoga, pesquisadora e médica Italiana de mesmo sobrenome foi responsável, inclusive, pela educação de pessoas que hoje são consideradas personalidades de sucesso.
Alguns dos nome mais famosos formados pela educação montessoriana são:
Larry Page - fundador do Google;
Gabriel Garcia Marquez - Prêmio Nobel de Literatura;
Principe William e Harry;
Jeff Bezos - fundador da Amazon.
Apesar de famoso em todo o mundo, o método ainda é pouco difundido por aqui , sendo explorado apenas em algumas escolas de bairros nobres no país.
Entretanto, vale ressaltar que o conteúdo sobre o método está disponível para todos os educadores através de cursos online, um dos exemplos é o curso montessori online aqui do Educamundo.
Mas do que trata o Método Montessori? Qual o currículo e como é uma sala de aula montessoriana? Estes e outros assuntos é o que vamos explicar neste artigo.
Acompanhe.
Muito além de uma forma de estruturar um ambiente para o aprendizado, o Método Montessori é uma forma de educar guiado pela autonomia e pela liberdade, através de princípios pré-estabelecidos, o que ajuda no desenvolvimento e formação da criança, do adolescente e do adulto para a vida.
A chave para o sucesso no desenvolvimento do ser está intimamente ligada à liberdade dada à criança. Com isso consegue-se desenvolver habilidades desde os primeiros anos de vida.
Neste cenário, o adulto surge apenas como um facilitador, um guia, e a criança passa a agir e a pensar por si mesma, com total liberdade.
Perceba que no método montessoriano, há uma mudança como enxergamos a sociedade. Deixa-se de lado aquela ideia de que os adultos constroem a personalidade das crianças e passa-se a entender que as crianças formam os adultos. Ou seja, ela deixa de ser apenas uma figurante no mundo e passa a ser a principal responsável pela construção da sociedade.
A educação montessoriana é dividida em fases que organizadas em idades definem os níveis de independência da criança e do jovem. Tais níveis são nomeados como “planos de desenvolvimento”.
0 a 6 anos: nas etapas iniciais da vida, a educação montessoriana fica responsável por ajudar a criança a entender o mundo, buscando a independência física em relação ao adulto. A chamada “mente absorvente” das crianças nessa fase da vida, faz com que ela absorva a forma como o mundo está estruturado, conseguindo assim desenvolver de forma muito mais rápida, algumas habilidades motoras iniciais.
6 a 12 anos: nessa etapa, as crianças já possuem independência dos adultos, agora é hora de conhecer outras realidades além das suas limitações físicas. É aqui que ela é levada a descobrir a história, os animais e tudo que lhe cerca e que faz parte da construção da sociedade. O objetivo nesta fase é o desenvolvimento e independência intelectual.
12 a 18 anos: sociabilidade e a capacidade para sobreviver em grupo, em sociedade. É nesta fase que o adolescente consegue resolver seus próprios problemas sem a interferência de um adulto, se aprofundando, deste modo, em aspectos mais importantes para a sua realidade, como cultura, política, etc.
18 a 24 anos: o Método Montessori não está restrito à educação de crianças e jovens. Por isso, nessa fase da vida os adultos precisam entender, por conta própria, os motivos de sua existência, o que se chama de papel cósmico.
Como foi possível identificar, o método pode ser aplicado desde o nascimento da criança até a sua fase adulta. A criança e o adolescente são ensinados a aprender e a desenvolver suas habilidades na escola, com ajuda dos professores, e em casa, com o auxílio de seus pais ou responsáveis.
Diz-se portanto que, o Método Montessori na educação infantil se caracteriza pelo auxílio pontual dos professores, somente em momentos necessários, deixando a criança fazer e resolver cada atividade sozinha.
Todo o ambiente em sala de aula é criado para despertar a curiosidade e o desenvolvimento da criança.
Na primeira fase da infância, as crianças são motivadas pelos sentidos. Logo, tudo que é colorido e com formas desproporcionais, conseguem chamar a atenção dos pequenos e é assim que deve ser uma sala de aula montessoriana.
Além dos brinquedos, a mobília deste ambiente é preparada e construída com base nas diretrizes do método. Nenhum objeto é fixo e tudo pode ser mudado de lugar.
Além disso, a altura de todos os móveis, mesas e estantes são menores, de modo que os verdadeiros utilizadores deste ambiente, consigam aproveitá-los e usufruí-los.
Como você viu, o Método Montessori é bem diferente da forma de ensino tradicional e os benefícios colhidos dessa forma de aprendizagem têm sido comprovados ano a ano por pedagogos de todo o mundo.
Não é à toa que o mesmo é mundialmente conhecido, principalmente pela utilização e educação de personalidades do nosso tempo.
Entretanto, para conseguir trabalhar ou criar um ambiente propício a essa forma de educar, é preciso conhecimento e estudo dos princípios criados por sua fundadora, Maria Montessori.
Para ajudar com isso, o setor pedagógico do Educamundo criou o Curso Online Método Montessoriano, com um conteúdo disciplinar completo para você aprender cada detalhe dessa forma de ensino.
No curso, você terá à disposição, os seguintes módulos:
A vida e a obra de Maria Montessori
O Método Montessori
Os períodos sensíveis de desenvolvimento infantil
Os pilares da educação montessoriana
A importância das linhas ou aulas rítmicas
O papel do professor na Educação Montessori.
O curso é voltado não apenas a professores, mas também a pais que queiram dar a melhor educação para seus filhos.
Aproveite agora mesmo para aprender mais sobre o Método Montessori! Matricule-se no Educamundo e tenha acesso a este e a todos os cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro, investindo apenas R$ 79,90, sem mensalidades.
São mais de 1.500 cursos online nas mais diversas áreas do conhecimento humano, o que envolve pedagogia, artes, direito, educação, administração e muito mais.
Matricule-se agora e aproveite.
O que você achou da pedagogia montessori? Aproveite para deixar sua opinião na caixa de comentários abaixo e compartilhe este artigo com amigos e familiares. Até a próxima.