Com a internet, os smartphones e a forte presença da tecnologia em nossa rotina, é difícil não passar grande parte do dia conectado. Com frequência, vemos empresas presentes no meio digital explorarem esse comportamento contemporâneo.
O e-mail marketing é um exemplo de como é possível usar esse cenário e estruturar uma estratégia para aumentar as vendas online.
No artigo de hoje, você irá entender melhor como estruturar uma estratégia de e-mail marketing e quais os detalhes importantes a se observar durante a organização de suas campanhas.
Sem dúvida alguma, entender o que é e-mail marketing é essencial para qualquer pessoa que atue com aquisição de consumidores na internet. Porém, para ser um bom profissional e ter sucesso neste canal de aquisição, é preciso mais do que isso.
Não basta saber apenas como criar um e-mail. É necessário conhecer muito bem o seu cliente, construir bem o seu mailing e testar diferentes tipos de estratégia para conseguir obter um bom ROI (Retorno de Investimento) com o seu plano de e-mail.
A seguir, separamos 4 dicas fundamentais que, se seguidas corretamente, irão te ajudar a fundamentar uma estratégia de e-mail marketing do zero.
Leia também: O que é e-mail marketing: como explorar esse ótimo canal de aquisição.
As vantagens do e-mail marketing são inegáveis quando essa estratégia é executada com sucesso. Mas, para usufruir delas, é necessário tomar alguns cuidados.
Um passo importante é começando pela sua lista de e-mails. É muito importante não comprar nenhuma lista e conseguir todos os seus contatos de forma espontânea e orgânica. Uma forma de fazer isso é colocando um banner no blog ou na sidebar do seu site. Assim, você garante que os seus contatos tenham algum interesse prévio na área que você atua e tem domínio.
Agora, é importante lembrar que nem todos os seus clientes terão interesse pelos mesmos tópicos. Por isso, dos pontos essenciais ao estruturar uma estratégia é a segmentação de mailing.
Como o e-mail não é o primeiro contato que o seu lead tem com a sua marca, vale a pena realizar uma abordagem mais direta e tentar organizar os conteúdos que você envia de acordo com os interesses dele.
Se você tem uma agência de viagens, por exemplo, não adianta mandar os melhores destinos da Europa para todos os seus contatos. Alguns não possuem interesse em viagens internacionais. Outros podem preferir conhecer Ásia.
Por isso, é bom criar mecanismos como questionários e formulários de segmentação, para acertar no conteúdo e aumentar suas chances de converter.
Leia também: Entenda quais as vantagens do e-email marketing para o seu negócio!
Em toda ação de marketing, é preciso ter um início, meio e fim. E, para isso, é necessário ter um objetivo que guie suas ações e estruture os seus conteúdos. Assim, temos um planejamento estratégico.
Saiba o que você deseja atingir com aquele e-mail e procure compreender se aquela abordagem é a ideal. Por exemplo, não adianta querer aumentar as conversões e enviar apenas as últimas postagens do blog. É preciso ter coerência na hora de estruturar a régua para envio de e-mails.
Conversar com alguns dos seus clientes é uma boa alternativa para entender as falhas na comunicação com o consumidor, identificar espaços de otimização existentes na operação e descobrir quais as necessidades o seu produto pode não estar suprindo.
Além disso, é muito importante entender exatamente quais as ferramentas de e-mail marketing que estão disponíveis no mercado, quais se encaixam com o que você está planejando e como elas podem facilitar a sua rotina. Assim, você evita gastos desnecessários de tempo e dinheiro.
Se orçamento for um problema, é sim possível começar uma estratégia de e-mail marketing gratuitamente. Basta investir em ferramentas que oferecem versões grátis como o HelloBar, o Mail Chimp ou o Sendgrid.
Para conhecer melhor as ferramentas gratuitas de e-mail marketing, você pode ler o nosso artigo “Descubra 5 excelentes ferramentas de e-mail marketing e suas vantagens”.
Embora a newsletter seja uma das opções favoritas de quem está começando a explorar esse canal, é preciso conhecer outros tipos de e-mail marketing.
Isso porque, embora a newsletter seja excelente para manter a sua audiência interessada, são raros os casos em que ela traz altas taxas de conversão. Por isso, é importante ter estratégias complementares.
Um e-mail promocional, com as últimas ofertas, pode complementar um e-mail de descontos, por exemplo.
Além disso, você pode utilizar os e-mails transacionais como parte da sua operação, como forma de entrar em contato com o cliente. Eles podem não trazer novas vendas, mas podem facilitar o trabalho do time de atendimento e reduzir custos operacionais.
Leia também: E-mail marketing: dicas básicas de como criar um e-mail otimizado
Em qualquer ação de marketing digital, duas coisas precisam estar claras. A primeira delas é que comunicação, marketing e vendas não fazem parte de uma ciência exata. Muito pelo contrário. Estamos falando em algo que varia de caso para caso e que está em constante otimização.
Por esse motivo, é preciso buscar sempre novas formas de inovar, entender cases de sucesso e otimizar seus resultados. Uma forma excelente de fazer isso é estruturando um cronograma de testes, por exemplo, a fim de avaliar novas possibilidades.
A segunda questão é entender que o estudo e o conhecimento são as melhores formas de se manter atualizado e entender como tirar os melhores resultados das suas estratégias.
Veja também como melhorar o atendimento por e-mail com estas dicas
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