Sempre que um negócio é iniciado, muitos sentimentos vêm à tona. É uma mistura de alegria, satisfação, preocupação e até ansiedade.
Ter essa mistura de sentimentos é uma coisa natural, pois a incerteza será a companheira de muitos empreendedores durante a sua caminhada.
Essa incerteza resulta de muitos fatores, como a presença de uma economia frágil, a burocracia que ainda é presente no país e as crises, que vez ou outra, são companheiras de todos os brasileiros.
Apesar dessa lista de fatores externos, a falência de empresa está relacionada muito mais a fatores internos de administração. Ignorar estratégias de gestão, por exemplo é um dos principais motivos que levam empresas a fecharem suas portas.
Se você chegou até esse texto, tenho a certeza que está em busca de entender mais sobre como esse fenômeno chamado “falência” surge e o que podemos fazer para que o empreendedor possa contorná-lo.
Antes de avançarmos, é importante mencionar que os fatores que levam uma empresa a falência são vários. Esses fatores podem ainda variar se colocarmos em análise a complexidade do negócio, o tipo, mercado ou tamanho da empresa.
Neste artigo vamos explicar os quatro fatores que estão presentes em quase todas as situações e como fazer para contorná-los.
Você pode até ter um ótimo produto, mas se não souber como conversar com o seu público-alvo e entender as suas necessidades, não vai conseguir ir muito longe. E pior, se o seu concorrente fizer o que você não está fazendo, ai que o jogo fica ainda mais difícil, de modo que você pode ir a falência.
Conhecer o público-alvo é entender o que ele gosta, quais os seus maiores problemas, quais as suas afinidades, quando que ele costuma comprar mais, dentre outros fatores.
Ter em mãos essas métricas vai te ajudar a ter uma estratégia eficiente, a economizar e vai crescer o seu nome no mercado, além de ser algo indispensável em casos de nichos de grande concorrência.
Para se aprofundar, leia o artigo o que é público-alvo?, nele vamos explicar com detalhes a importância desse elemento para a construção de uma empresa de sucesso!
Quando falamos de aspectos legais, estamos nos referindo a fato de que toda empresa precisa estar em conformidade com a lei. Para alguns, essa é a parte burocrática… entretanto, ignorá-la pode ser um verdadeiro tiro no pé do empreendedor.
Quando falamos de aspectos legais, não estamos nos referindo apenas à questão de tributos (ponto que será esclarecido a seguir), mas ao fato de que toda empresa precisa atuar em conformidade com a lei.
Por isso é preciso se aprofundar em assuntos-chave, um deles é o compliance.
Quando a empresa está em compliance, diz-se que ela atua em conformidade com leis, decretos, regimentos e normas internas. Por consequência, ela terá uma imagem positiva no mercado, não terá complicações penais e vai economizar muito com multas, juros e burocracia.
Caso você se interesse no assunto, temos um curso de compliance completo que vai explicar com detalhes o tema.
Impostos nem sempre são bem-vistos pelos empreendedores. Alguns até consideram os tributos como um peso para o “progresso da sociedade”.
Apesar das opiniões diversas, o certo é que eles estão ai e não podem ser ignorados, principalmente pelo empreendedor.
Esquecer do planejamento tributário é esquecer de adequar a empresa ao regime fiscal que o governo coloca à disposição e isso pode ocasionar prejuízos à sua estratégia.
A melhor forma de entender sobre tributos e adequar um regime tributário para a sua empresa, é criar e seguir um planejamento tributário.
Com o planejamento tributário, a empresa é capaz de gerir de melhor forma seus tributos e estudar maneiras de reduzir, legalmente, a carga tributária incidente sobre suas atividades, resultando em mais benefícios e, consequentemente, mais lucro.
Agora, caso a empresa esqueça de realizar esse planejamento e não entenda bem onde e como gerir sua carga tributária, prejuízos poderão resultar dessa sua conduta, como a aplicação de multas, juros e a inclusão do nome da empresa na dívida ativa, seja da união, dos estados ou dos municípios (além de outras situações consideradas crimes!).
Os impostos são divididos em federais, estaduais e municipais. Atualmente (2020), os impostos federais são seis, os estaduais são três e os municipais também três, totalizando doze impostos, isso sem falar em taxas, contribuições e outras espécies de tributos.
Um dos grandes motivos, se não o maior deles, para que uma empresa feche as portas e encerre suas atividades são os problemas financeiros.
Alguns empreendedores não entendem que os recursos da empresa são limitados. Outros, porém, pecam ao confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro, gastando tudo que ganham com a venda dos produtos ou serviços sem repor o necessário para a sua sobrevivência.
Alguns até sabem administrar e separar bem o dinheiro da empresa, mas não conseguem levantar dinheiro suficiente para ter um saldo positivo no final do mês.
Além disso, se o empreendedor deixa de lado aspectos importantes, como a gestão tributária, uma hora ou outra terá que pagar multas ao fisco, fato que também poderá resultar na falência do empreendimento.
Possuir conhecimentos em gestão financeira e desenvolver as habilidades necessárias para gerenciar um negócio é algo indispensável para um bom gestor, por isso, é fundamental que o mesmo estude o assunto ou tenha em sua equipe alguém que entenda de gestão para que a empresa não enfrente dificuldades do tipo.
Cursos online com certificado são excelentes fontes de informação. Eles auxiliam e ensinam os empreendedores e interessados no entendimento de alguns assuntos que você tenha interesse de aprender ou que tenha mais deficiência.
O Curso Online Gestão Tributária por exemplo, é um excelente curso que está à sua disposição para que você aprenda todos os detalhes sobre os tributos que possam incidir nas mais diferentes atividades.
Outros cursos online sobre gestão, também estão disponíveis no portal e para ter acesso a todos eles, é só se inscrever na plataforma e aproveitar todo esse incrível material.
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