Você é o tipo de pessoa que acredita que 24 horas é pouco para realizar todas as suas atividades diárias? Se a resposta for sim, saiba que é fundamental fazer uma boa gestão de tempo para organizar a sua rotina e manter a sua produtividade em alta.
E para aquele grupo de pessoas que precisa conciliar os estudos com o trabalho, muito provavelmente essa deve ser uma atividade mais complicada. Afinal, alinhar todas as tarefas e, ainda sim, manter um nível bom de aprendizado exige muita dedicação.
Além disso, é fundamental desenvolver algumas habilidades e competências que influenciam - e muito! - na rotina, tais como a organização, a responsabilidade e o cumprimento de prazos.
Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 técnicas infalíveis para que você possa fazer uma melhor gestão de tempo e, consequentemente, melhorar o seu aprendizado, seja em EAD ou não. Continue lendo e confira!
O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é o planejamento. Sem ele, você pode cair na armadilha de assumir mais responsabilidades do que, realmente, consegue cumprir. Em contrapartida, programar-se pode aumentar a sua produtividade e motivação diárias.
Suponhamos que você trabalhe com polia de alumínio durante o dia e precisa estudar no período da noite. Para realmente fazer uma boa gestão de tempo, reúna todas as atividades que precisam ser entregues. Depois, liste-as em um papel ou planilha.
Lembre-se de registrar os seus afazeres de um modo em que fique fácil de visualizar e classificar. Para auxiliar, opte por cores e símbolos.
As metas são necessárias para gerar motivação e garantir um bom desempenho. Elas contribuem - e muito! - com o foco e, quando atingidas, promovem sensações relacionadas ao bem-estar e a satisfação pessoal.
Sendo assim, para organizar a sua rotina e gerenciar melhor o seu tempo, estabeleça metas realistas e que, claro, sejam adaptadas à sua realidade. Nada de definir metas irrealistas, isso só causará frustração, ok?
Vamos imaginar que você trabalhe com caixa de inox. Definir metas é uma excelente alternativa para mergulhar em outros projetos e conciliar a sua vida profissional com o aprendizado.
Os prazos são vistos como grandes vilões da rotina profissional e educativa. É um erro muito comum estabelecer períodos de tempo equivocados para a realização das atividades. O ideal aqui é nunca subestimar a duração de uma tarefa.
Uma boa saída é cronometrar o tempo que leva para realizar tarefas habituais para ter uma noção de quanto irá demorar as atividades seguintes, como, por exemplo, a execução de uma campanha de pistola pulverizadora de pintura. Assim, é possível se programar.
Por fim, vale mencionar que se você é daqueles que confiam na memória, chegou a hora de não contar mais com a sorte.
Por isso, vale, sim, anotar os seus compromissos. Isso pode ser feito por meio de uma agenda de papel ou, se preferir, em uma plataforma digital, como o Google Agenda, por exemplo.
Gostou do nosso post sobre como fazer uma boa gestão de tempo para melhorar o seu aprendizado? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.