Quem mexe com marketing digital sabe que existe uma relação próxima entre a ferramenta do Google Analytics e SEO, técnica de otimização de para os mecanismos de pesquisa.
No post de hoje, vamos explicar melhor como essas duas tecnologias se relaciona e qual a sua relevância para quem possui uma empresa na internet. Além disso, vamos te contar sobre as principais mudanças trazidas pelo Google Analytics 4, que substituiu o Analytics Universal.
Os mecanismos de pesquisa, como o Google por exemplo, possuem um algoritmo bastante sofisticado, cujo objetivo principal é oferecer o melhor resultado para o usuário.
O SEO (Searching Engineering Optimization - Otimização para Mecanismos de Busca) é a técnica utilizada por sites e pelo marketing de conteúdo, como forma de transformarem suas páginas atrativas ao algoritmo do Google e de outros sites de buscas, com o objetivo de aparecer em primeiro lugar para determinadas palavras-chaves.
O Google Analytics é uma ferramenta de métricas, o seja, ela ajuda entender como está a interação do usuário no site. E é uma forma de medir se o seu site está oferecendo um resultado positivo para o usuário.
Mas afinal, o que são métricas de SEO? São unidades de medidas que ajudam a interpretar o comportamento do usuário no site. Uma das unidades de medida mais utilizada é a de novos usuários, por exemplo, que indica quantas pessoas que nunca entraram no seu site antes, entraram naquele dia.
É possível criar métricas levando em consideração diversos critérios, como localização ou comportamento na página.
A taxa de rejeição do Google Analytics nada mais é do que a porcentagem de usuários que entraram no seu site e saíram logo em seguida. Uma taxa de rejeição alta não é boa notícia. Muitas vezes, ela é um indicativo de que o seu conteúdo não está correspondendo às expectativas do usuário.
O Search Console é uma outra ferramenta do Google extremamente útil para quem trabalha com SEO. Ele oferece um status sobre como estão ranqueados os seus posts para determinada palavra chave, verificar o histórico de posicionamento, impressões, cliques e CTR (Taxa de Cliques por Impressão).
É possível conectar o Google Analytics e Search Console de forma que você possa acessar ambos os dados apenas no Analytics e é indicado, uma vez que permite comparar métricas e acompanhá-las mais facilmente através de uma só plataforma.
No mundo em constante evolução da análise de dados e do marketing digital, o Google Analytics 4 (GA4) emerge como uma poderosa ferramenta de SEO e dados baseada em eventos. Este novo recurso está redefinindo a maneira como as empresas personalizam relatórios e obtêm insights profundos sobre o comportamento do consumidor.
Vamos explorar as transformações que o Google Analytics 4 traz para SEO e análise de dados:
No GA4, todos os dados de interações dos usuários são tratados como eventos. Esses eventos podem representar qualquer informação relevante, permitindo personalização máxima. Além disso, você pode adicionar dados extras, como valores e geolocalização, facilitando a comparação de informações distintas em um único local.
Com o GA4, você pode implantar coletores de dados em várias páginas da web e dispositivos. Isso possibilita a combinação de informações de diferentes fontes e a visualização integrada por meio de relatórios personalizados.
O GA4 capacita você a criar relatórios personalizados que atendem às necessidades exclusivas de seu negócio. Diga adeus aos relatórios automáticos e dê as boas-vindas à análise personalizada. Escolha os dados que são relevantes para o crescimento de sua empresa e tome decisões mais embasadas.
O Google Analytics 4 permite uma abordagem mais flexível no envio e visualização de dados. Cada negócio pode acessar informações exclusivas e adaptá-las ao contexto e KPIs específicos. Esta versão dá ao usuário mais controle sobre a análise de dados.
O GA4 substitui a estrutura antiga de conta, propriedade e vista pelo modelo de conta, propriedade e fluxo de dados. O uso do Google Analytics para aplicativos requer integração com o Firebase, uma ferramenta desenvolvida pelo Google para análise de aplicativos.
Graças à inteligência artificial (IA) incorporada, o GA4 oferece insights valiosos sobre a conversão de visitantes, permitindo a identificação de fatores cruciais para o sucesso do negócio. Além disso, a análise preditiva possibilita antecipar oportunidades futuras e desenvolver estratégias personalizadas.
O GA4 permite a criação de públicos-alvo personalizados com base no comportamento do usuário em seu site. Esses públicos são automaticamente integrados ao Google Ads, simplificando suas campanhas direcionadas.
Além das mudanças estruturais, o GA4 introduz métricas exclusivas, incluindo:
taxa de engajamento: foca no envolvimento do usuário, medindo sessões em que ocorreu interação em vez de rejeição;
sessões engajadas: contabiliza sessões em que o usuário interagiu com a página por mais de 10 segundos;
sessões engajadas por usuário: indica o número médio de sessões por usuário que envolveu interação;
tempo médio de engajamento: mede o tempo médio em que a página ou aplicativo permaneceu ativo no navegador do usuário.
O GA4 oferece insights valiosos sobre a jornada do cliente até a conversão, destacando como o usuário chegou ao seu site ou aplicativo e as ações tomadas antes da conversão.
O Google Analytics 4 reduziu o número de relatórios disponíveis, simplificando a visualização de dados personalizados de forma mais eficiente e ágil.
Prepare-se para o futuro da análise de dados e SEO com o Google Analytics 4. Adote essa poderosa ferramenta e impulsione seu negócio com insights mais profundos e personalizados do que nunca. A revolução nos dados está acontecendo agora. Não fique para trás.
Customizar o seu painel do Google Analytics pode tornar mais prática a rotina de acompanhar as suas métricas principais.
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