O mundo digital mudou completamente a forma de consumo. A hábito de comprar pela internet fortalece a cada dia o mercado de e-commerce.
No post de hoje, iremos explicar o que é e-commerce, como ele funciona e o que o Google Analytics tem a ver com esse tipo de serviço. Confira!
Existem diversas vantagens em utilizar o Google Analytics para Ecommerce. Afinal, com a ferramenta, é possível entender quantos usuários estão entrando no seu site, quantas pessoas estão desistindo da compra e quantas estão efetivamente adquirindo os seus produtos.
Essas métricas são fundamentais para o time de marketing e vendas realizarem certas ações que vão otimizar as vendas e melhorar o processo de aquisição do site.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google. Sua principal função é oferecer uma visão estatística sobre as interações dos usuários e a performance do site ou loja virtual.
E-commerce ou loja virtual, é o nome dado à uma transação comercial feita de forma online, através de um dispositivo eletrônico, como notebooks, computadores, tablets e smartphones.
É interessante ressaltar que, para ser considerado um e-commerce, é preciso que os produtos comercializados sejam vendidos pela loja. O termo é comumente confundido com Marketplace, uma loja virtual que serve como plataforma de venda dos produtos de outras lojas.
A Americanas, por exemplo, oferece tanto serviço de e-commerce, ou seja, produtos vendidos virtualmente pela própria loja ou serviço de marketplace, no qual ela vende o produto de outras lojas parceiras.
Hoje em dia, qualquer site ou blog na internet que queira ter uma boa performance precisa de SEO. Afinal, SEO nada mais é do que otimizar o seu site, de forma que a experiência do usuário seja a melhor possível e que você acerte o seu público-alvo.
Por exemplo, se você vende tênis ortopédicos para profissionais da saúde, é muito mais interessante focar o seu conteúdo e as keywords utilizadas em seu site do que simplesmente falar que o seu site vende tênis.
Quando uma empresa usa do SEO para direcionar o seu público, ela tem mais chances de ascender a uma boa posição do Google e adquirir clientes interessados em seu produto específico.
A taxa de conversão em vendas talvez seja uma das métricas mais importantes para quem possui uma loja virtual. Ela corresponde a porcentagem de usuários que entraram no seu site e saíram logo em seguida. Uma taxa de rejeição alta pode sugerir que o conteúdo oferecido não está agradando os usuários.
Se você quer aprender como usar o Google Analytics para e-commerce, nós temos a solução para você. O Curso Online Google Analytics do Educamundo vai te ensinar qual a forma correta de configurar a plataforma de acordo com o seu tipo de negócio e como interpretar cada métrica oferecida por ele.
Afinal, não é à toa que o Educamundo é um dos melhores portais de cursos online com certificado do país. E investindo apenas R$ 79,90, você tem acesso aos mais de 1.200 cursos online do pacote Master, pelo período de um ano. Não é incrível?
Não perca essa oportunidade! Inscreva-se hoje mesmo em nosso portal e comece a estudar!