A educação infantil é uma das etapas mais importantes da formação das crianças no Brasil. Ela atende o público de 0 a 5 anos, quando estão tendo o primeiro contato com a escola. As outras fases são o ensino fundamental, de 6 a 14 anos, e o ensino médio, de 15 a 17 anos.
As instituições responsáveis por oferecerem a educação infantil são creches e pré-escolas, tanto públicas quanto particulares. Elas devem disponibilizar as condições necessárias para o desenvolvimento das crianças. Isso envolve tanto estrutura quanto corpo docente.
Um dado importante sobre a educação infantil é que o Inep registrou queda no número de matrículas. A redução foi de 7,3% entre os anos de 2019 e 2021. Os números são do Censo Escolar 2021.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre essa etapa na vida das crianças e apresentaremos o nosso guia completo. Então, continue a leitura!
Para atuar na educação infantil, os professores devem ter formação em pedagogia. O mesmo vale para o ensino fundamental. Os profissionais formados em Letras também podem atuar na educação infantil de escolas bilíngues.
Por ser uma etapa tão importante na vida das crianças, é essencial que o profissional tenha preparo. Dessa forma, se faz necessário ter formação e capacitação adequadas para aplicar técnicas de desenvolvimento corretas.
Com a transformação digital, o modelo de aprendizagem evolui cada vez mais. Logo, os professores da educação infantil precisam se atualizar constantemente. Além de trabalhar com ferramentas modernas e condizentes com a realidade da área, é importante também buscar melhorias por meio de cursos online.
O governo instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil por meio da Resolução CNE/CEB Nº 5/2009. Segundo o documento, é dever do Estado garantir a oferta de educação infantil pública, gratuita e de qualidade.
Além disso, determinou a obrigatoriedade da matrícula para crianças que completam 4 ou 5 anos até 31 de março do ano da matrícula. A partir dos 6 anos, devem ser inscritas no ensino fundamental.
Essas diretrizes foram criadas com o objetivo de orientar a educação infantil para organizar, articular e auxiliar no desenvolvimento de propostas pedagógicas. As diretrizes definem três principais princípios: ético, político e estético.
O primeiro se refere a autonomia, solidariedade, responsabilidade e respeito às diferenças e ao bem comum. O segundo se trata dos direitos humanos, do direito à cidadania e do respeito à democracia. Por fim, o estético está relacionado ao respeito à criatividade e à sensibilidade nas mais diversas formas de expressões artísticas e culturais.
De acordo com a Lei Nº 12.796 de 4 de abril de 2013, a educação infantil é organizada com as seguintes regras:
avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;
carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;
atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;
controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;
expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura o direito das crianças de receberem educação e cuidados sem o uso de força física. Isso tanto por parte da família quanto de escolas e outros responsáveis.
É exigido que o plano de ação educacional tenha atividades que despertem nas crianças o conhecimento sobre si mesmas e o mundo. Elas podem ser:
experiências variadas e linguagens múltiplas;
convivência com situações individuais e coletivas, de higiene, organização, bem-estar e outras;
experiências que envolvam o meio ambiente e sustentabilidade;
conhecimento de manifestações culturais.
O professor da educação infantil deve ter consciência do significado de atuar nessa etapa da vida das crianças. Por isso, criamos um e-book que traz um cenário sobre o tema.
De forma prática, descrevemos ações que auxiliarão as pessoas interessadas na área a se tornarem excelentes educadores infantis. Além disso, trouxemos a importância de se manterem atualizadas e meios para isso.
O nosso guia completo traz um panorama das práticas e dos processos pedagógicos atuais para o educador contemporâneo.
Em “Educação Infantil não é bagunça”, tratamos de temas como:
definições e leis vigentes;
o que é preciso para atuar na educação infantil;
primeira etapa do processo educacional;
educação infantil não é bagunça;
práticas pedagógicas;
curiosidades.
A educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento de uma criança. Por isso, as aulas devem ter planejamentos e propósitos. Logo, é fundamental que os professores estejam em constante atualização sobre as metodologias de ensino para aplicarem em sala.
Você se interessou pelo conteúdo? Então, faça o download do nosso e-book para uma imersão nesse tema tão importante!