Educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento intelectual, físico, psicológico e social de crianças de zero a seis anos de idade. Sua atuação visa complementar a ação da família e da comunidade.
Os professores das escolas regulares de ensino precisam estar em constante adaptação e atualização em relação aos programas de aulas. Conquistar a atenção dos alunos é uma dificuldade em meio a tantos celulares e outros aparelhos eletrônicos. Utilizar cada vez mais recursos diferenciados, realizar aulas dinâmicas e didáticas podem ajudar a tornar o conteúdo interessante e tomar a atenção dos estudantes, principalmente, quando se trabalha com a educação infantil. As crianças se dispersam facilmente, mas, por outro lado, aprendem com mais facilidade. Vamos abordar aqui tudo sobre a educação infantil, o papel do professor nessa área e dar dicas de como os cursos online conseguem ajudá-los na conquista da atenção das crianças.
A Educação Infantil é a primeira etapa do processo educacional, por isso devemos dar uma importância maior ao tema. Os espaços que constituem esse tipo de educação são creches e pré-escolas que recebem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, obrigatoriamente no período diurno. As jornadas nesses espaços podem ser parciais, sendo de, no mínimo 4 horas, ou integrais, entre 5 ou mais horas. Essas instituições são responsáveis pelo desenvolvimento total da criança até os seis anos. A partir dos seis anos de idade, as crianças devem ser matriculadas no ensino fundamental. O Ministério da Educação, por meio da ResoluçãoCNE/CEB Nº 5/2009 art. 5º, § 2º, instituiu a obrigatoriedade da frequência das crianças na Educação Infantil a partir dos quatro anos.
A regulamentação da Educação Infantil é feita, principalmente, pelas instâncias Municipais, a partir do Conselho Municipal de Educação (CME), mas devem ser observadas também as leis e normas estaduais e federais. Bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (MEC/CNE 2009) e, em relação à infraestrutura das escolas, os Códigos de Construção Civil e o Código Sanitário.
Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em nível médio, na modalidade normal. Portanto, a formação mínima para o professor(a) da educação infantil é o ensino médio, modalidade Normal", segundo o Ministério da Educação. Contudo, lembramos que é preciso ficar de olho! As instituições de ensino Já estão exigindo o curso superior para atuar como professores na educação infantil. Aqueles que possuem apenas o nível médio podem trabalhar como auxiliar.
O processo de aprendizagem das crianças é fundamental e, tanto os gestores das instituições quanto os pedagogos que atuam em sala de aula, necessitam de formação e capacitação adequadas para influenciar diretamente no estímulo do aprendizado e no processo de formação dos futuros cidadãos.
Além da graduação, é preciso estar em constante atualização e se capacitando ao máximo para desempenhar essa tarefa da melhor forma possível. Os cursos online são uma ótima opção para você que busca complementar o conhecimento adquirido durante o ensino médio, a graduação ou pós-graduação. A educação à distância permite conciliar o trabalho e os estudos de forma totalmente flexível. Além disso, nem precisamos falar do baixo custo, né?
As crianças são, por natureza, curiosas, tudo é novidade nessa idade de 0 a 5 anos. Cabe às pré-escolas e creches estimularem esse desenvolvimento dos alunos nos aspectos cognitivos, ou seja, o processo para adquirir conhecimento, nos aspectos afetivo, psicológico, de disciplina e autoestima, por exemplo.
É papel do educador ensinar tudo o que as crianças precisam para viver no ambiente em que estão inseridas, afinal, como já dissemos, os professores interferem diretamente na formação das mesmas.
Os educadores devem exercitar e contribuir para a aquisição de palavras novas no vocabulário das crianças, gerar sentimentos e sensações positivas em relação a si mesmas, no convívio com as outras crianças e com os profissionais da escola. Além disso, é preciso motivar o raciocínio e até o desenvolvimento motor dos baixinhos.
Quando pensamos naquele professor que marcou nossa infância na época da escola, logo nos lembramos dos mais carismáticos ou aqueles que tivemos mais afinidade. Contudo, a educação infantil precisa ser marcada pelo conhecimento passado e, para isso, é necessário mais do que carisma.
É importante investir em aperfeiçoamento para conquistar a atenção das crianças que se dispersam facilmente. Dar aulas utilizando espaços multimídias, brincadeiras lúdicas e explorar o ambiente da biblioteca, por exemplo, pode ser uma boa alternativa. Essas estratégias pedagógicas são quesitos chave para conquistar a atenção dos alunos e o constante aprimoramento profissional é essencial. O educador pode explorar, com esses recursos, a iniciação ao ensino de história, geografia, cultura, arte, português e literatura, línguas estrangeiras e várias outras disciplinas.
Ainda, vale destacar que as aulas devem ser baseadas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado pelo Ministério da Educação. Esse referencial é baseado no respeito aos direitos da criança, levando em conta qualquer diferença entre elas, seja ela cultural, econômica, religiosa, entre outras.
Devemos levar em conta as crianças com deficiências, as que possuem algum tipo de transtorno, ou até mesmo aquelas crianças que cresceram em famílias religiosas. Na educação infantil é indispensável pensar nas diferentes formas de inclusão e evitar situações constrangedoras para as mesmas. Isso gera traumas que podem prejudicar todo o processo de aprendizagem.
As políticas públicas de inclusão vigentes no país garantem o direito de todos os alunos estudarem juntos, independente de qualquer diferença. Podemos perceber que as escolas estão se adequando, investindo desde a estrutura adaptada à pessoas com deficiência até em profissionais com prática e capacitação no atendimento educacional especializado.
Aqui, devemos destacar a relevância da atuação conjunta da família e dos profissionais das escolas.
Geralmente, as crianças passam várias horas do dia dentro do ambiente escolar, algumas ficam por períodos integrais. Os responsáveis por elas também possuem uma rotina corrida e, com isso, as escolas devem ajudar e facilitar a boa relação entre todos. É importante deixar claro a rotina diária dos filhos e a proposta pedagógica da escola, utilizando recados ou panfletos, por exemplo. As escolas também podem promover eventos de interação e aproveitar datas comemorativas, como o dia dos pais e das mães, dia das crianças, entre outras.
Ainda, é fundamental que as escolas tenham um mediador para informar o que acontece no comportamento da criança e para reparar se o aluno possui algum transtorno ou dificuldade de aprendizado e de fala.
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