A iniciação científica é um processo de aprendizagem que deve ser incentivado desde a educação básica. Isso porque, através da iniciação científica, os alunos aprendem a pensar criticamente, a questionar o mundo que os rodeia e a buscar soluções para os problemas que enfrentam.
Além disso, a iniciação científica também contribui para o desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes, como o trabalho em equipe e a capacidade de lidar com frustrações.
No entanto, mesmo sendo uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento dos alunos, a iniciação científica ainda era pouco incentivada nas escolas brasileiras.
Só que isso começou a mudar e agora a iniciação científica ganha mais espaço na educação básica, fazendo parte, inclusive, dos novos currículos escolares.
Vamos falar mais sobre isso?
A iniciação científica na educação básica é um conjunto de atividades desenvolvidas para colocar o aluno em contato com a metodologia científica e de pesquisa e desenvolver seu interesse pela ciência.
Essas atividades podem ser realizadas em sala de aula, em laboratórios ou em campo, e envolvem o desenvolvimento de experiências, pesquisas e projetos. A iniciação científica na educação básica é importante porque contribui para a formação de um cidadão crítico e capaz de compreender e interpretar os fenômenos que o rodeiam.
Além disso, ela permite que os alunos vivenciem o processo científico de forma prática e contribui para a popularização da ciência.
O objetivo da iniciação científica nas escolas é empoderar o aluno como agente de transformação, apto a conduzir sua aprendizagem por meio da pesquisa. Além disso, tem como mudar a ideia de que iniciação científica só ocorre nos cursos de graduação.
A iniciação científica é, na verdade, uma forte estratégia de aprendizagem. Os professores que souberem conduzir essa estratégia tornarão suas aulas mais atrativas e efetivas e estarão ajudando a construir profissionais mais engajados e com senso crítico.
A iniciação científica na educação básica é importante por diversos motivos. O primeiro deles é que ela estimula o raciocínio lógico e a criatividade, habilidades essenciais para o estudo das ciências.
Além disso, a iniciação científica ajuda os alunos a desenvolverem um senso crítico e a pensarem de forma independente. Outro motivo importante é que ela os prepara para o mundo do trabalho, uma vez que muitos empregos exigem habilidades científicas.
Por fim, a iniciação científica contribui para o enriquecimento cultural da sociedade, pois estimula o interesse dos alunos pelas diversas áreas do conhecimento.
Conheça os tipos de pesquisa científica e veja como alguns podem ser muito bem adaptados à educação básica.
Acontece quando os pesquisadores realizam a pesquisa com o objetivo de descobrir e trazer novos conhecimentos para a comunidade e para a sociedade. Traz resultados inovadores que contribuem para o progresso da ciência como um todo.
Acontece quando o pesquisador não pretende trazer nada inovador, o objetivo desse tipo de pesquisa é apenas a aprendizagem. Trabalhos já publicados de outros pesquisadores são analisados, avaliados e têm seus resultados reunidos.
Pesquisa realizada de forma indireta, é feita utilizando fontes secundárias de informação, ou seja, livros, artigos, revistas e artigos científicos.
Também é considerada uma forma indireta de pesquisa que utiliza fontes primárias. Esse tipo de pesquisa utiliza como material fonte de informação, testamentos, leis, gravações, registros de nascimento e até fotografias.
Considerado como sendo um tipo de pesquisa de forma direta, utiliza dados coletados no local (campo) onde um determinado fenômeno aconteceu, e ocorre em situação natural, espontaneamente.
Pesquisa feita de forma direta, utiliza dados coletados no laboratório. Nesse tipo de pesquisa o pesquisador tenta produzir ou reproduzir determinado fenômeno em condições controladas. O pesquisador utiliza instrumentos específicos em um ambiente completamente controlado.
Utilizado quando a pesquisa está interessada na quantificação, análise e interpretação de dados coletados a partir do estudo de algum fenômeno estudado. Nesse tipo de pesquisa os resultados são analisados utilizando estatística descritiva por meio de porcentagens, médias, mediana, moda, coeficiente de correlação, desvio padrão, análise de regressão etc.
Utilizada quando não tem ou não emprega estatística para analisar os dados. A pesquisa qualitativa é utilizada quando os números e estatísticas não conseguem representar, como por exemplo: comportamentos, opiniões, atitude de indivíduos e grupos etc.
Pesquisa realizada para aprimorar ideias, buscar informação sobre determinado fenômeno ou assunto, ou até mesmo descobrir algum problema de pesquisa. É comum utilizar esse tipo de pesquisa quando o pesquisador ainda não tem maturidade suficiente em um tópico de pesquisa e adquire a partir dos resultados desse tipo de pesquisa.
Além de amadurecer a respeito daquele tópico, esse tipo de pesquisa serve também para definir e delimitar temas, hipóteses, objetivos geral e específico. É considerada como um estudo inicial para a realização de um outro estudo.
A pesquisa descritiva é uma maneira de descrever fenômenos ou estabelecer relações entre variáveis. O pesquisador vai observar, registrar, analisar e interpretar o fenômeno estudado, por meio de técnicas de coleta de dados como questionários e observações.
Nesse tipo de pesquisa estudamos a relação entre variáveis de um fenômeno sem qualquer tipo de manipulação. Esse estudo constata e avalia essa relação entre variáveis que se manifestam espontaneamente.
É considerada uma das mais complexas, pois busca o conhecimento mais profundo sobre um fenômeno e fundamenta seus resultados no conhecimento científico.
O principal objetivo é entender o que faz com que determinado fenômeno aconteça e procura explicar as razões e causas dessa ocorrência. O método experimental é bastante utilizado para fazer a pesquisa explicativa, o pesquisador manipula variáveis e verifica o impacto dessa manipulação nos resultados.
A realização de feiras e mostras de ciência envolvendo apresentação de trabalhos por estudantes de ensino básico tem se mostrado uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências, ao mesmo tempo em que cria um importante espaço de desenvolvimento da cultura científica.
Por isso, essa é uma excelente estratégia para que professores explorem a metodologia e facilitem esse aprendizado aos estudantes.
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