Diante de um cenário tão desafiador na Educação, como o dos últimos anos, diretores e diretoras de todo o mundo precisaram encontrar alternativas para garantir que sua função seja bem cumprida.
Afinal de contas, dirigir uma escola é um trabalho que impacta não só o presente, mas também a construção do futuro que todos buscamos. No entanto, driblar os desafios e os percalços da gestão escolar não é algo simples.
É preciso estar preparado para diferentes situações. E, algumas delas, não são possíveis de prever.
Por isso, todo diretor escolar precisa ter algumas habilidades especiais para garantir uma gestão de sucesso.
E ao falar em sucesso, nos referimos a sucesso pedagógico, financeiro e também de liderança. São três pilares essenciais para a boa gestão.
O diretor escolar é um líder. A primeira dica é sobre tomar a frente de ações, seja de menor ou maior abrangência.
Essa habilidade demonstra liderança e interesse em fazer mudanças em prol de melhorias na instituição. Para aprimorar essa habilidade, é preciso estar atento ao que acontece dentro e até fora da escola.
Para isso, é preciso escutar, perguntar e observar. Busque a opinião de todos que fazem parte da comunidade escolar.
Um diretor escolar que percebe o que funciona e o que pode ser melhorado consegue tomar as decisões corretas, além de agir assertivamente em alguma situação de crise.
Ter iniciativa em promover boas ações vai estimular a confiança dos alunos, das famílias e da equipe no gestor.
Ser um gestor com mais iniciativa não significa agir sem pensar. Pelo contrário! A iniciativa de identificar melhorias e planejar ações para colocá-las em prática é um excelente exercício para a rotina do diretor escolar.
Um bom diretor escolar sabe que sozinho não é possível fazer as coisas acontecerem.Contar com o apoio da equipe escolar é fundamental. Esse apoio é construído com confiança e incentivo.
Se você tem um grupo de educadores na sua escola, confie que eles vão dar o melhor para alcançar os objetivos pedagógicos.
Para isso, é fundamental haver transparência no momento de deixar claro quais objetivos são esses e qual o perfil pedagógico da instituição.
Os ruídos que por vezes surgem entre gestão e equipe pedagógica se dá por uma falta de alinhamento.
É papel do diretor garantir que os educadores estão cientes e confortáveis com o plano. Um ponto importante é: jamais ignore as opiniões de quem compartilha a rotina escolar com você.
Afinal, cada profissional da escola sabe da sua rotina e das dificuldades que enfrentam. Manter esse canal aberto vai possibilitar um relacionamento saudável e de confiança no líder da escola.
O mesmo vale para qualquer setor dentro da instituição. Secretaria, biblioteca, coordenação, tesouraria, financeiro, entre outros.
Além da confiança, é preciso incentivar. Se você quer crescer e quer que sua escola cresça, você deve permitir que os profissionais também cresçam.
Isso pode ser feito ao estimular e promover formações continuadas para seus professores, por exemplo.
Você garante uma equipe pedagógica atualizada e preparada para os novos cenários da educação. Além de ser visto como um líder que se importa com o desenvolvimento dos seus profissionais.
Dirigir uma escola hoje é completamente diferente do que era há alguns anos. Na verdade, a cada ano, uma novidade surge para o mundo da educação. Por isso, é fundamental buscar se manter informado sobre mudanças, tendências e novidades que acontecem.
Inovação é uma das palavras que mais ganhou destaque nos últimos anos. Inovar hoje é uma maneira de manter qualquer negócio vivo. Inclusive, a escola.
Um diretor atualizado consegue levar ideias e práticas inovadoras para a instituição. Atente-se às principais notícias do segmento de educação, mas não se prenda apenas a isso.
É importante, também, se manter informado sobre os demais assuntos conversados no mundo. Existem boas práticas em vários campos e podem haver boas oportunidades para inspirar e ser referência na sua gestão.
O diretor ou a diretora escolar, mais que ninguém, deve saber o quanto é importante a busca pelo conhecimento. Aprendizado é algo contínuo e que vai além das paredes da sala de aula. Por isso, busque sempre expandir seu conhecimento para ser um melhor gestor.
Você pode investir em formações, cursos, vivências ou até mesmo em materiais que vão ajudá-lo a se aprofundar.
O conjunto do conhecimento técnico, de gestão, de liderança, de práticas pedagógicas e de administração farão você desenvolver ainda mais suas habilidades. E, com isso, alcançar uma gestão escolar de sucesso.
A mentoria de diretores escolares é uma oportunidade para quem quer aprimorar suas habilidades e melhorar seu desempenho como diretor escolar.
A mentoria nada mais é do que uma troca de experiências, com diretores ajudando os mais novos — e, é claro, também aprendendo alguma coisa na troca.
Afinal, nada melhor do que quem já tem experiência e prática na área para dar auxílio a quem está ingressando ou pretende se tornar um diretor escolar.
É claro que o Educamundo não ia ficar de fora. Como base e suporte, elaboramos o Curso Online Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. Este curso tem o objetivo de trazer elementos no que diz respeito aos processos de mentoria diretores, para que se chegue a uma gestão de excelência.
Aproveite e faça sua matrícula e ganhe acesso a centenas de cursos online em sua área. Por apenas R$ 98,70 você tem acesso durante um ano à nossa plataforma de cursos online com certificado opcional.