Na maioria das vezes, escolhemos uma escola pela estrutura física que ela possui. Porém, é preciso aprofundar nessa avaliação. Afinal, o que pode fazer a diferença é a forma como as crianças são ensinadas e as metodologias de ensino na educação infantil utilizadas para ensinar.
Em outras palavras, é fundamental avaliar o método pedagógico usado em cada escola, considerando os conceitos das metodologias de aprendizagem e a que contempla o que os pais buscam para seus filhos.
Por isso, separamos algumas das melhores metodologias de ensino infantil e explicamos cada uma delas. Também abordamos alguns exemplos de metodologia na educação infantil para melhor entendimento.
Confira a seguir!
Dentre os métodos de ensino para educação infantil , o tradicional é o que muitas instituições adotam. Nesse modelo, o professor é quem tem o papel principal. Logo, é sua função ensinar e passar o seu conhecimento às crianças em sala.
Esse método de ensino para educação começou a ser aplicado no século 18. Nele, as matérias são distribuídas em uma grade horária e cada uma tem um professor responsável.
No método tradicional, a disciplina é fundamental. Ou seja, os alunos que não respeitarem as ordens passadas pelos docentes, eles poderão ser punidos.
Por ser a metodologia mais utilizada no Brasil, ela é de fácil adaptação para as crianças que precisarem mudar de escola, por exemplo. Apesar disso, outras metodologias de ensino na educação infantil têm ganhado terreno e transformado o ensino mais adequado a um novo perfil de aluno.
Este método serve como um dos exemplos de metodologia na educação infantil que, em regra geral, as escolas básicas regulares do país seguem. É claro que com mudanças, seguindo as tendências contemporâneas no campo da Educação.
A educação Montessoriana surgiu na Itália, sendo criada pela médica Maria Montessori. Seguindo o caminho contrário do método tradicional, o Montessoriano dá liberdade à criança de poder escolher o que ela deseja estudar em sala. É uma das metodologias de ensino na educação infantil que tem ganhado muito espaço nos últimos anos.
Nesta metologia de ensino para educação infantil, o professor fica disponível para auxiliar o aluno dentro do tema definido, mas não interfere nas escolhas dele.
No Brasil, algumas escolas já aplicam a metodologia com algumas ferramentas. O material dourado, por exemplo, é feito de madeira e formado por cubos que ajudam a criança a entender as divisões matemáticas. São elas: unidade, centena e dezena.
Com essa metodologia no ensino infantil, as crianças são estimuladas a serem responsáveis pelo próprio aprendizado. Assim, o professor apenas observa o que elas estão fazendo.
Dentre as metotodologias de aprendizagem, a pedagogia Waldorf é um método que foca na educação total de uma criança. Ela é motivada a construir seus próprios brinquedos com argila, madeiras ou retalhos. Esse modelo foi criado pelo filósofo Rudolf Steiner, da Áustria, em 1919.
Nessa metodologia, as crianças ficam na mesma turma durante todo o ensino fundamental. Ou seja, não mudam de sala e nem de professor. Esse último apenas recebe apoio de outros profissionais para ensinar matérias específicas.
Na pedagogia Waldorf, a maneira de transmitir conhecimento é um pouco diferente. Em vez de passar uma soma, por exemplo, e perguntar o resultado, o exercício é feito de trás pra frente. Ou seja, no lugar de questionar quanto é “3 + 3”, o professor pergunta quais seriam as possibilidades de chegar em um resultado 6.
Para que o método seja bem aplicado, a participação dos pais das crianças é muito importante.
O construtivismo é uma das metodologias de ensino na educação infantil muito adotada na educação. Esse modelo foi desenvolvido pelo sueco Jean Piaget e tem um pouco da premissa da metodologia Montessoriana. Ou seja, esse método de ensino para educação dá autonomia à criança para ela construir seu próprio conhecimento.
Nesse métodos de ensino para educação infantil, acredita-se que cada aluno aprende no seu tempo. Em outras palavras, eles não precisam absorver o conhecimento na mesma velocidade. O objetivo é desenvolver um senso crítico, considerando que a criança entenda a importância do que está sendo ensinado para a vida dela.
Na metodologia construtivista, a criatividade é a qualidade mais valorizada. O intuito é observar como o estudante encontra as soluções para determinados problemas. Entretanto, nesse método, as crianças também são avaliadas por profissionais da educação infantil. Caso necessário, podem ser reprovadas.
Além dessas metodologias de aprendizagem citadas no artigo, há também o método democrático e o modelo Freinet. Resumidamente, o primeiro defende que os alunos podem escolher a forma como querem aprender as lições.
Já a segunda metologia de ensino para educação infantil, valoriza a cooperação entre as crianças. Ele defende que elas devem entender que são parte de uma sociedade e que o desenvolvimento delas depende dos demais.
Como mostramos ao longo do artigo, existem diversas métodos de ensino para educação infantil. Cabe aos pais ou responsáveis decidirem qual se adapta melhor às crianças e escolher a instituição que aplica. No Brasil, como citamos, o método mais usado é o tradicional, que não significa que outros exemplos de metodologia na educação infantil não possam servir de inspiração para que professores modernizem e melhorem as práticas educacionais.
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