As recentes tragédias que aconteceram em Mariana e Brumadinho levantaram uma pauta importantíssima para a cultura e economia brasileira: a mineração.
No artigo de hoje você irá entender o histórico desta atividade, qual o real perigo por trás da mineração e porque ela é fundamental para nosso país.
A mineração no Brasil executa hoje um forte papel econômico, sendo responsável por milhares de empregos em todo país. Só em Minas Gerais, cerca de 12% do PIB do estado é relacionado ao minério.
A mineração é importantíssima para nossa sociedade hoje, devido ao uso de metais como ferro, ouro e alumínio para a confecção de carros, produtos eletrônicos, construção civil e muitos outros elementos essenciais da contemporaneidade.
Confira: Automação industrial no Brasil: qual é o cenário e principais desafios
A mineração no Brasil colonial começou por volta de 1700, com a extração desenfreada do ouro de aluvião, também conhecido como ouro brasileiro.
A legislação era fraca, incentivando a exploração da terra em grande escala. As técnicas eram rudimentares e a principal mão de obra era majoritariamente escrava.
Diamantes e pedras preciosas também faziam parte da mineração no Brasil colonial. E o alto potencial de enriquecimento devido a exploração da terra nessa época contribuiu fortemente para que a região centro-oeste ganhasse grande importância econômica.
A mineração do ferro, entretanto, começou apenas no final do século XIX, junto com outros metais, como manganês e alumínio.
O minério de ferro hoje em dia é o segundo produto mais exportado pelo Brasil. Além dele, a nossa base econômica envolve a exportação da soja, do petróleo, da carne bovina e de frango, de aviões, de café, entre outros produtos.
A mineração é um processo longo e complexo. Nem tudo que é extraído da terra é de fato minério. Esses elementos extras são chamados de rejeitos.
Grande parte desses rejeitos, formados por resíduos sólidos de minério e água, são tóxicos e bastante nocivo para as pessoas e para o meio ambiente. Por isso, por questões de segurança, eles são colocados em um reservatório, também chamado de barragem de minério.
Se a barragem é feita de forma correta e a manutenção for frequente, o risco de rompimento é pequeno. O verdadeiro perigo está por trás da negligência das barragens, assim como a falta de pesquisas e aplicações de método de mineração mais eficientes, que evitam barragens tão perigosas.
Confira também: Arquitetura barroca no Brasil: descubra locais incríveis para visitar
Mas afinal, o que aconteceu em Brumadinho? Bom, em janeiro de 2019, uma das barragens que ficavam próximas a cidade rompeu, provocando um enorme impacto no ecossistema local, além das centenas de vítimas.
O rompimento causou diversas discussões pelas circunstâncias que possibilitaram a tragédia, como a suposta negligência da mineradora Vale S.A, a falha de sistemas de segurança e a localização da barragem, que ficava próxima a um refeitório da empresa.
Quer aprender tudo sobre a história do Brasil e descobrir mais sobre nosso passado? Que tal fazer o Curso Online História do Brasil?
Cursos online são uma excelente forma de adquirir aprendizado de forma descomplicada e eficiente.
Aqui no Educamundo oferecemos mais de 1.200 cursos online com certificado opcional. Basta investir R$ 79,90 anualmente que você tem acesso a todos eles por 12 meses.
Não perca essa oportunidade! Inscreva-se agora em nosso portal e comece a estudar!
newsletter_form_tag.blade