Uma das grandes estratégias da era digital é o e-mail marketing. Através dele, é possível aumentar a receita da sua empresa e otimizar a retenção de clientes.
No artigo de hoje, você irá entender melhor o que é e-mail marketing, como ele funciona e como encaixá-lo na sua estratégia de marketing digital. Confira!
No livro “Tração: Como Qualquer Startup Consegue Atingir um Crescimento Explosivo de Tráfego”, Gabriel Weinberg classifica o e-mail marketing como um canal de aquisição na era digital.
É através de canais de aquisição que é possível conversar com consumidores, oferecer novas ofertas, realizar conversões com pessoas interessadas no seu produto e fechar vendas.
De forma geral, o e-mail marketing é um conjunto de ações e campanhas que procuram educar, informar e divulgar novos produtos, ideias ou dados sobre os seus produtos e serviços oferecidos para os seus clientes através de um e-maill.
Mas vamos a pergunta que não quer calar: e-mail marketing funciona? Quando bem feito, sim, essa estratégia pode trazer uma receita substancial para a sua empresa.
Isso porque através do e-mail, você consegue conversar com um grupo de clientes específicos que já conhecem o seu produto e demonstraram interesse nos serviços que a sua empresa disponibiliza. Ou seja, o seu público alvo no e-mail marketing é bastante qualificado.
Porém, é preciso que algo fique bem claro: e-mail nem sempre se encaixará no seu plano de marketing. É preciso entender bem o seu cliente e a sua estratégia, a fim de compreender de que forma ele se adequará sem dar prejuízo.
Como construir uma lista de e-mails
A melhor forma de construir uma lista de e-mails é organicamente, através de formulários de coleta de e-mail em seu blog ou site, de forma com que todas as pessoas que se inscrevam na sua lista estejam realmente interessadas em seu produto.
Um dos erros mais comuns de quem faz e-mail marketing é copiar algum case de sucesso. Pela lógica, faz todo sentido replicar uma estratégia que deu certo, porém, quando o assunto é e-mail, cada caso é um caso.
O modelo de newsletter costuma ser um dos mais utilizados. Porém, ele não é muito rentável. Por isso, muitas empresas que testam o e-mail marketing acham que ele não funciona.
Em e-commerce, por exemplo, optar por e-mails oferecendo descontos para quem deixou produtos no carrinho é uma opção muito melhor do que enviar as últimas postagens do blog. É preciso ser estratégico, entender seu produto e o seu cliente para encaixar e-mail no plano de marketing.
O primeiro passo para entender como fazer e-mail marketing é estudar. Entenda o que o seu consumidor está buscando, quais as opções de e-mail que você pode enviar, como funciona uma campanha e qual a melhor plataforma de e-mails para utilizar.
Uma das formas de aprender mais sobre o tema, entender melhor esse canal de aquisição e desenvolver os seus conhecimentos sobre marketing digital é investir em cursos online com certificado
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