Você já parou para refletir sobre o que faz um advogado? Normalmente quando pensamos no trabalho desse profissional já imaginamos um engravatado falando e brigando por aí, mas o trabalho do advogado vai muito além disso, e é isso que vamos explicar neste artigo.
De acordo com a Constituição Federal, o advogado é aquele responsável pela administração da justiça, por tornar acessível direitos e garantias que estão inseridas nos textos dos atos normativos.
Atualmente vivemos em um estado democrático de direito, isso nos dá a garantia de que deve-se obediência a tudo aquilo definido pelo legislador.
É nesse cenário que entra o advogado, visto que ele é o profissional capacitado para a busca da concretização dos direitos de seus clientes - sejam eles pessoas físicas ou jurídicas - dispostos em leis, decretos e na própria constituição.
Entretanto, o advogado também pode prestar consultorias, assessorias e esclarecer dúvidas relacionadas aos demais assuntos do Direito e da advocacia.
Quem deseja ser um advogado precisa antes seguir algumas etapas fundamentais. Para atuar como um profissional, a primeira delas é entrar em uma faculdade e estudar Direito.
No curso de Direito, você vai aprender conceitos introdutórios, matérias propedêuticas (filosofia e história do direito, por exemplo) e teorias importantes, como a responsável por tratar do surgimento do Estado, além de matérias como direito constitucional, administrativo, penal, dentre outras.
Dentre as matérias de maior destaque no curso, podemos mencionar as seguintes:
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Direito Civil;
Direito Empresarial.
Em regra, o curso possui uma duração de 5 anos e o estudante que se forma, se torna um bacharel em direito.
Para se tornar um advogado, é necessário passar por uma segunda etapa, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
A prova da OAB é o exame responsável por avaliar o bacharel em direito. Ela é composta por duas etapas e avalia todos aqueles que têm interesse em advogar em território brasileiro.
A primeira etapa é composta por 17 matérias, 80 questões objetivas e aborda diversos assuntos, desde filosofia do direito à direito internacional. O objetivo é acertar no mínimo 50% da avaliação. Conseguindo esse feito, o candidato está automaticamente aprovado para a segunda fase.
Na segunda fase o candidato à advogado faz uma avaliação sobre uma matéria específica, escolhida no dia da inscrição. Aqui é necessário o acerto da peça prático-profissional além da necessidade de responder quatro questões subjetivas daquela mesma disciplina.
Sendo aprovado na primeira e na segunda fase, o candidato estará apto a advogar. Logo após, é só esperar o dia de receber a carteira da OAB e partir para as atividades mencionadas.
Pode parecer simples, mas não é. Os exames da Ordem dos Advogados do Brasil possuem uma alta taxa de reprovação e os candidatos que desejam ser aprovados nessa avaliação precisam estudar e se dedicar muito.
Aqui no Educamundo - um dos maiores portais de cursos online com certificado do país - possuímos o Curso Online Estatuto da OAB, explicando o conteúdo necessário para te ajudar na aprovação.
Para ter acesso a esse material é muito simples: basta investir R$ 79,90 uma única vez por ano no Pacote Master e estudar por esse e por mais de 1200 opções de cursos online.
Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e garanta um futuro de destaque.