A Podologia é, basicamente, uma ciência da saúde que analisa e diagnostica patologias nos pés. Agora, você sabe exatamente o que faz um podólogo? Sabe-se que esses profissionais tratam de problemas como unhas encravadas, pés diabéticos, calosidades, etc. Contudo, queremos mostrar como isso é feito dentro de cada uma das áreas de atuação. Confira no post.
A Resolução Nº 288, do Conselho Federal de Biomedicina, regula a atividade de podólogos em diversas áreas. Destacamos as cinco mais comuns no post abaixo.
E o que faz um podólogo de crianças? A Podopediatria assegura o crescimento e o desenvolvimento correto do pé da criança, prevenindo disfunções que possam, inclusive, surgir apenas na vida adulta. Poucos pais sabem, mas durante os três primeiros anos, é sempre indicado que a criança tenha um acompanhamento com um podólogo. Esse é o período que a forma básica dos pés se estabelece e, sem um acompanhamento correto, pode-se causar deformidades.
Você sabe o que é Podologia Infantil?
A Podopediatria é o acompanhamento para análises, diagnósticos e tratamentos de doenças ou alterações estruturais referente aos pés de bebês e crianças até 12 anos.
Um podopediatra pode buscar especialização em um Curso Online de Podologia para conhecer mais da anatomia e biomecânica dos pés infantis.
No outro extremo temos a Podogeriatria. Essa área de atuação é responsável por cuidar dos pés de adultos com mais de 60 anos. O podólogo especializado em geriatria trata não apenas as agressões físicas no pé do idoso, como ajuda a prevenir limitações funcionais, tão comuns nessa fase da vida.
O pé diabético e as calosidades são os problemas que mais afetam os idosos. Também podemos citar as unhas, que ficam mais grossas e difíceis de cortar. Sem o acompanhamento de um profissional especializado, a qualidade de vida e a saúde do idoso certamente será comprometida.
A Podologia Geral ou Podologia Clínica, trata de patologias de adultos entre 13 e 59 anos. O que faz um podólgo geral inclui, principalmente:
O principal objetivo da Podologia Esportiva é aliviar os atritos comuns nos pés dos atletas durante treinos e competições. No entanto, o trabalho de um podólogo esportivo vai além. Ele analisa e acompanha lesões leves e mais graves evitando danos definitivos e que comprometam o futuro do esportista.
Um podólogo esportivo pode trabalhar diretamente com times ou atletas, mas o mercado mais lucrativo está em clínicas especializadas, abrindo atendimento também para profissionais amadores.
Cabe ao podólogo laboral identificar, tratar e também prevenir problemas como calos, bolha nos pés, fungos e cansaço ocorridos pelo tempo de trabalho e mau uso de equipamentos de proteção individual.
A Podologia Laboral também pode ser inserida nas empresas para aplicação de massagens e tratamentos de deformidades físicas, principalmente aquelas que surgem pelo uso de saltos em excesso.
Agora que você já sabe o que faz um podólogo, o que acha de conhecer mais sobre biossegurança na Podologia? Leia nosso post sobre esse assunto!
E se você quer se especializar na área, temos um Curso Online de Podologia para você!
Aqui no Educamundo você tem acesso a cursos online com certificado investindo apenas R$ 79,90 por ano. São mais de 1200 cursos online de todas as áreas.