A pesquisa de mercado qualitativa é uma das formas mais concretas de levantar informações sobre o público alvo e viabilidade de atuação de uma empesa/marca, veja mais a seguir.
Vender um produto ou serviço mudou com o tempo. Hoje em dia, com o aumento da concorrência e a difusão das tecnologias, a empresa precisa entender seu público e estabelecer uma conexão com ele.
Usada para ajustar negócios existentes ou que estão em fase de implantação, a pesquisa de mercado traz informações importantes que podem aumentar de forma significativa o lucro da empresa.
É uma das melhores estratégias para conhecer os consumidores alvos, entender as suas necessidades e mudar as estratégias de marketing quando necessário (visando maior eficiência).
Esse instrumento reúne diversas informações relevantes de um determinado público selecionado através de metodologias como a qualitativa ou quantitativa.
A pesquisa de mercado qualitativa é uma das mais utilizadas porque faz uma análise mais subjetiva do público estudado, o que facilita a elaboração de estratégias para atingir fatores emocionais, resolver problemas do cliente e aumentar as vendas.
A pesquisa qualitativa busca dar mais liberdade de opiniões aos entrevistados, os quais são livres para colocar seu ponto de vista e falar o que pensam. As perguntas qualitativas não são objetivas, visto que o propósito não é contabilizar os resultados e sim entender o comportamento de consumo do grupo estudado.
Em maior parte dos casos, o número de entrevistados é menor do que o usado em uma pesquisa quantitativa, devido a maior complexidade da análise.
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A pesquisa de mercado qualitativa deve ser feita quando o objetivo é levantar informações subjetivas sobre o público, tais como nos seguintes casos:
quando for lançar um novo produto indefinido e os entrevistados opinam sobre ele;
quando se quer gerar hipóteses sobre os mais diversos aspectos;
quando se quer identificar comportamentos de compra, desde objeções até preferências;
quando quer conhecer os valores que o seu público-alvo busca ao escolher uma empresa; e muitos outros casos.
A pesquisa qualitativa conta com algumas etapas, abaixo as explicamos:
Antes de começar é preciso definir de forma clara quais os objetivos que se busca alcançar, uma dica é fazer um objetivo geral e outros específicos.
As perguntas qualitativas devem ser elaboradas depois de definir os objetivos. Para uma boa pesquisa qualitativa elabore poucas perguntas e que, ao mesmo tempo, abordem os objetivos de forma concreta (neste momento, é importante definir também como e onde essas perguntas serão feitas).
Defina as características que são mais relevantes para os objetivos, tais como: gênero, idade, escolaridade e etc.
Na análise de dados qualitativos deve-se destacar os pontos fortes do levantamento, por exemplo: comentários, sentimentos, emoções e frases relevantes.
A interpretação de dados qualitativos é o momento final da pesquisa de mercado qualitativa, nela as informações levantadas se tornam informações úteis para a empresa, pode ser feita por meio de relatórios ou matrizes.
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