A pesquisa de mercado quantitativa é o método mais utilizado para descobrir aspectos objetivos sobre o público alvo, mas será que é a melhor opção para a sua empresa?
A resposta depende, isso porque a pesquisa quantitativa possui objetivos diferentes da pesquisa qualitativa, logo, a sua eficácia dependerá diretamente dos objetivos que você deseja alcançar.
Além disso, podem ser usados os dois métodos em conjunto, o que torna a análise mais completa.
Unânime é que a pesquisa de mercado oferece subsídios sólidos para conhecer a fundo o seu público-alvo e compreender quais são as suas necessidades, fatores os quais influenciam diretamente sobre o lucro da empresa.
Conheça a seguir mais sobre a pesquisa de mercado quantitativa e descubra se ela é a melhor opção para sua empresa.
A pesquisa quantitativa é um tipo de pesquisa que oferece dados conclusivos, tendo como principal objetivo quantificar e entender a dimensão de um problema.
Diferentemente da pesquisa qualitativa, a pesquisa quantitativa oferece dados objetivos e numéricos sobre determinado comportamento do consumidor.
Por exemplo, enquanto a pesquisa qualitativa entende o porquê da escolha de um produto, a pesquisa quantitativa informará quantos consomem o produto.
Normalmente a pesquisa quantitativa e a coleta de dados é mais fácil de implementar do que na qualitativa.
A coleta de dados quantitativos é o processo de “busca” de informações dos consumidores.
Pode ser feita de diversas formas, inclusive online.
Para conseguir com que os consumidores forneçam os dados necessários é comum utilizar estratégias de bonificações como oferecer brindes e descontos aos participantes.
A amostragem é o processo de escolha de uma determinada parcela de público capaz de representar com bastante exatidão a visão de uma parte maior de consumidores.
Por exemplo, selecionar 100 pessoas, das quais 40 são homens, 40 mulheres e 10 adolescentes. Também, com uma idade de 20 a 30 anos, com hábitos específicos etc.
Através da análise das respostas desse público é possível “padronizar” o que os demais consumidores alvo pensam ou a forma como se comportam.
Vale lembrar que a amostragem de dados quantitativos tende a ser maior, ou seja, é entrevistada uma parcela maior do público quando comparada a análise quantitativa.
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Como já mencionado, a pesquisa de mercado quantitativa visa à obtenção de dados quantitativos, seu uso pode ser para diversos objetivos. Dentre os usos mais comuns da pesquisa de mercado quantitativa estão:
Medir o tamanho de um mercado, frequência de compra, etc;
Tem por objetivo confirmar hipóteses;
Medir a tendência de comportamento.
A análise de dados quantitativos é o momento em que o profissional responsável faz um estudo das informações recebidas e organiza de forma visual para apresentar aos demais integrantes da equipe/empresa.
É comum utilizar gráficos para facilitar o entendimento.
Essa análise deve ser realizada com foco nas questões que a empresa desejava esclarecer, por exemplo, se um determinado produto seria ou não bem visto pelos consumidores ou até mesmo o preço ou cor.
A análise de dados quantitativos é feita utilizando métodos estatísticos, por isso a importância de definir a amostragem de forma correta. Pense que aquela parte estudada será a representação de todos os seus consumidores.
A pesquisa quantitativa utiliza questionários fechados, os quais não dão abertura para o entrevistado expor sua opinião de forma extensa. Desta forma obtém um resultado conciso e sem limitações, ou com opiniões diversificadas.
A elaboração do questionário é então uma das etapas principais do trabalho, sendo o método mais utilizado o Survey.
O Survey é um tipo de questionário elaborado para ser preenchido de forma rápida com foco em largo alcance, costuma ser usado em pesquisas com grande número de entrevistados, é composto por perguntas elaboradas de forma estratégica, as quais seguem requisitos cronológicos.
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