Plano de marketing é um documento que detalha as ações a serem realizadas para cumprir os objetivos de marketing de uma empresa em um determinado período de tempo, normalmente entre um e cinco anos. Pode ser voltado para uma marca, produto ou serviço, geralmente a finalidade está relacionada a vendas, fidelização ou conquista de mercado.
Entender as variáveis mercadológicas e todos os conceitos ligados ao comportamento do público, ao valor econômico dos produtos, aos pontos de venda e outros diversos fatores são algumas ações cruciais para qualquer plano de marketing. Com uma importância fundamental em qualquer empresa, esse cronograma deve ser bem estruturado e trabalhado em etapas, visando ótimos resultados.
As estratégias de marketing abraçam uma série de recursos e devem sempre se renovar. Montar uma boa campanha depende do trabalho de profissionais engajados não só da área de comunicação, mas também de boa parte do campo administrativo e de toda a empresa. Sendo assim, compreender o que é plano de marketing torna-se uma necessidade para qualquer atuante em pequenas a grandes organizações.
Essa é uma pequena introdução ao tema de nosso artigo. Vamos abordar alguns pontos fundamentais de forma geral com base no Curso Online Plano de Marketing, um dos cursos a distância do Educamundo que trata dessa pauta detalhadamente. Por meio desse conteúdo você pode se qualificar, atualizar e até se certificar no tema.
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Entender o marketing e seus fundamentos é o primeiro passo para montar um plano estruturado. Mais do que um setor de uma empresa, trata-se de um conjunto de ferramentas que têm como foco principal a satisfação, retenção, conquista e fidelização de clientes, bem como sua relação com o mercado.
O marketing se preocupa com questões econômicas, sociológicas, culturais, psicológicas, entre muitas outras, não é à toa que apresenta inúmeras ramificações e deve ser considerado por qualquer organização. Se há público (clientes), é preciso pensar em marketing.
Os fundamentos dessa área vão muito além de vendas. As estratégias começam desde a identificação do perfil do consumidor até o modo de promover uma ação, sempre com um planejamento baseado em análise, execução e objetivo. É imprescindível compreender que o marketing pode ser atrativo, de relacionamento, social, pessoal, direto, indireto, entre muitas outras variáveis, visando agregar bons valores tanto a um produto quanto a um serviço, ideia, atitude ou indivíduo.
Se uma das metas principais do marketing é estabelecer uma marca em seu segmento, para alcançá-la torna-se imprescindível desenvolver um planejamento. A questão é que muita gente não sabe por onde começar ou acaba se perdendo no caminho, pulando etapas. Logo a primeira dica é conhecer cada aspecto passo a passo e a partir desse estudo colocar o plano em prática.
Essa é uma visão geral sobre marketing que fizemos só para lhe situar no tema. Você pode aproveitar os cursos online do Educamundo para compreender e aprimorar sua visão nessa área – temos opções variadas e específicas formuladas com ótimos materiais.
"O planejamento conduz, informa e determina o rumo que uma organização deve seguir", revela Philip Kotler em seu livro "Administração de Marketing". Além disso, o especialista define o plano de marketing como um instrumento crucial para prevenção de crises, superação dos concorrentes e atração dos melhores clientes.
De um modo global, trata-se de um conceito de gestão estratégica utilizado para identificar ameaças, oportunidades, forças e fraquezas, com uma análise geral do mercado que obriga a empresa a pensar em metas, objetivos e necessidades visando sempre ascensão e o crescimento. Mais do que promover uma marca, é preciso manter sua credibilidade e garantir que os clientes tenham boas experiências com ela. Assim, em meio a ações positivas dá para alcançar um bom posicionamento, vender mais e melhor, prospectar e fidelizar, entender as demandas do mercado, etc.
Segundo Dave Lavinsky, em um artigo para a Forbes, basicamente o plano de marketing se estrutura em três questões:
Quais são as personas/clientes e suas necessidades?
Como alcançar esse público?
Como manter o relacionamento e fidelizá-los?
Por meio de um roteiro formulado e documentado com uma série de variáveis, dá-se início ao planejamento de marketing. É importante destacar que a qualidade desse cronograma depende do trabalho de um especialista ou coach. Mesmo que o empreendedor entenda o que é plano de marketing e como fazê-lo, o analista tem uma visão mais apurada no desenvolvimento.
O Curso Online Plano de Marketing é o primeiro passo para saber como é realizado e qual sua importância. A partir desse conteúdo você pode alçar voos mais altos e se especializar em toda a área – além disso, é um guia excelente para atualização e certificação solicitada em universidades, provas de títulos e até para conquista de uma vaga no mercado de trabalho.
A grande vantagem dos cursos online com certificado é a praticidade. Você aprende uma variada gama de assuntos de modo flexível e autônomo, quando e onde quiser.
Pelas nossas definições preliminares percebe-se que o planejamento de marketing segue basicamente a mesma linha de qualquer planejamento estratégico. Tanto os especialistas quanto responsáveis pelo setor de marketing e comunicação quanto os administradores devem se reunir para delimitar objetivos e realizar análises fundamentais ao cronograma, bem como acompanhar sua execução e resultados.
A organização por etapas é o ponto principal e nunca se deve contrapor uma atividade a outra. Ao estruturar o plano você entenderá que tudo depende de um ciclo para funcionar – não adianta lançar uma campanha se não há definição de persona, assim como é inútil promover um produto sem saber como está sua aceitação e saída no mercado atual.
O planejamento, aliás, está no primeiro nível. A partir dessa fase se desenrola todo o ciclo. É claro que alguns detalhes podem mudar de acordo com o objetivo de cada organização, porém a linha geral se aplica a praticamente todos os casos. Listaremos todos no próximo tópico para você compreender como se estrutura o verdadeiro marketing para empresas.
O Sebrae disponibiliza um gráfico completo com as três etapas fundamentais do plano de marketing. Aqui você conhece cada aspecto dessa estrutura brevemente, mas em nosso curso online relativo há toda a explicação desses parâmetros. Sendo assim, podemos destacar:
1ª etapa – Planejamento: sumário executivo, análise do ambiente, definição do público/persona, posicionamento de mercado, definição da marca, objetivos e metas, estratégias de marketing.
2ª etapa – Implementação: a execução propriamente dita e o desenvolvimento de todo o planejamento de marketing considerando: o que? Quando? Como? Quem? Quanto? – ações, período, como executar, responsável e custo estimado, respectivamente.
3ª etapa - Avaliação e controle: são as ações corretivas e preventivas trabalhadas em todas as fases do plano. Pense que nem tudo sairá como esperado, por isso a avaliação e controle são utilizados para reduzir a diferença entre o desempenho real e o desempenho esperado, garantindo que o sistema esteja sempre eficiente. Exemplos: verificação de custos, pesquisas de satisfação com os clientes, avaliação do desempenho da equipe responsável pelo projeto, etc.
Para aprimorar sua visão prática a respeito desse ciclo, ressaltamos dois exemplos de objetivos e estratégias, pilares fundamentais do marketing para empresas e organizações:
Exemplo 1: Objetivo – Aumentar as vendas no primeiro semestre do ano
Estratégias – Promover ações nas melhores praças, atribuir um preço competitivo para determinado mix de produtos, dar descontos e bonificações de acordo com o valor da compra.
Exemplo 2: Objetivo – Fortalecer a imagem de uma marca e torná-la mais conhecida
Estratégias – Delimitar o público/personas adequadas, investir em campanhas de publicidade e propaganda, analisar quais os melhores canais de divulgação, realizar pesquisas de mercado e/ou parcerias com marcas mais populares.
Esses são alguns exemplos básicos e empíricos que costumam fazer parte do marketing para empresas de todos os portes. Vale destacar que ambos os conceitos oscilam bastante e as estratégias podem mudar no controle e avaliação do processo.
Que tal aproveitar os cursos online com certificado para entender de vez o plano de marketing e outros diversos aspectos dessa área? Conte com as melhores alternativas para se aperfeiçoar com frequência, afinal, todas as ferramentas de marketing sempre se renovam.
Principais instrumentos mercadológicos
Analisar os instrumentos mercadológicos é essencial ao iniciar o planejamento de marketing, ainda mais se o objetivo é melhorar o posicionamento de um produto. São variáveis econômicas baseadas no princípio simples de "necessidade", "desejo" e "demanda" e, a partir desses conceitos, busca-se conhecer o perfil dos clientes, sua relação com o mercado, entre outros fatores.
Previamente podemos levantar questões básicas: o produto X é uma necessidade para qual público? Pode ser visto como um desejo e algo supérfluo para determinada persona? Como está a demanda para uma produção ideal que satisfaça essas vontades sendo que, em cada caso, os números serão diferentes?
Exemplo prático: pense em um smartphone de última geração. Tal aparelho pode ser uma necessidade para um executivo que realiza diversas tarefas cotidianas e precisa de algo moderno. Já para um adolescente, o equipamento seria algo desejável, pois a usabilidade é mais para entretenimento. Nesses casos, a distribuição é válida para ambos os públicos, porém para cada um deles tanto a demanda quanto a abordagem seguirão caminhos próprios.
A partir daí podemos definir os instrumentos mercadológicos para você compreender melhor o que é plano de marketing e seus conceitos:
A segmentação funciona como uma divisão de grupos de pequeno porte que possuem similaridades, seja por idade, gênero, localização, padrão de consumo, etc. A partir desses aspectos, os profissionais de marketing podem delimitar as estratégias voltadas para cada grupo, de modo que sejam totalmente assertivas e causem impacto.
Com esse instrumento também é possível conhecer os hábitos de cada grupo. Assim, dá para personalizar os serviços e produtos oferecidos à persona, bem como descartar aqueles que não são de seu interesse – o que auxilia nas vendas e em todo o plano de marketing.
O posicionamento vem depois do processo de segmentação, etapa na qual é preciso agregar valor e dar um diferencial ao produto, garantindo seu destaque frente à concorrência. Não basta saber qual é o potencial cliente que irá comprá-lo, é preciso chamar sua atenção com boas soluções. Nesse caso, pesquisas de satisfação são ferramentas interessantes que auxiliam bastante no posicionamento de tal marca, para saber o que agrada ou desagrada o consumidor final.
A área de gestão de produto trabalha em associação a todos os setores ligados à comunicação e marketing de uma empresa. É por meio desse departamento que se estabelece uma série de decisões, definidas por Kotler como:
É importante destacar que esse setor se atribui tanto a profissionais ligados à administração quanto marketing, sendo assim, tem papel inerente a todo o planejamento estratégico – que incluirá também o plano de marketing, dois assuntos que são temas de nossos cursos a distância.
Além disso, a gestão de produto será a responsável pela formação de preço, ação que considera uma série de fatores até definir qual o valor de cada mercadoria. De acordo com o Sebrae, entre as variáveis mais significativas estão: concorrência, qualidade, conhecimento da marca, volume de vendas, tempo de mercado, despesas de impostos e produção, demanda em períodos sazonais, entre outras.
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A globalização e as tendências tecnológicas impactaram diretamente em todas as atividades. Da administração em geral ao marketing para empresas, a alternativa para organizações é buscar mecanismos para aproveitar as vantagens dessa era da informação e evitar problemas como a estagnação. A competitividade obriga a cogitar o uso de novos métodos, focar em novas habilidades e ir além de um plano limitado.
Se antes o marketing era voltado somente aos produtos, hoje em dia o que mais conta é a relação com os clientes. Nesse cenário, surgiram tipos voltados essencialmente à experiência do público com a marca, como o inbound marketing, o marketing de conteúdo, o marketing de relacionamento, para citar alguns. Há de se destacar também o marketing digital como o símbolo máximo da área em meio ao mercado globalizado. A internet abre infinitos caminhos para inúmeras estratégias que, obviamente, devem ser consideradas em todo planejamento.
Seja com méritos ou dificuldades, cabe a todo profissional buscar a qualificação necessária para "sobreviver" nesse meio mutável e ascender na carreira. Versatilidade é uma característica essencial para se dar bem no ramo, assim como a atualização frequente. Por isso torna-se crucial se informar com materiais além da graduação. Aproveitando essa onda digital, os cursos online surgem como a melhor opção para estudar uma diversidade de assuntos.
Por meio do Curso Online Plano de Marketing o cursista aprende o que é plano de marketing e toda sua estrutura. Ademais, esse conteúdo perpassa por todas as ferramentas, variáveis e termos específicos desse processo, tópicos fundamentais para a construção de um cronograma consistente.
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