Você sabe o que são as práticas de linguagem segundo a BNCC? Bem, de forma resumida, o conceito envolve o conhecimento sobre as várias formas de manifestação linguística.
Isso engloba todos os aspectos, das variações linguísticas regionais aos tipos de comunicação utilizados nos meios digitais.
O ensino da Língua Portuguesa está centrado no texto e na sua relação com os contextos de produção, e no uso da linguagem através da leitura, escuta e produção em diversas mídias.
É um desafio aos professores de língua portuguesa, já que as tecnologias digitais de informação e comunicação colaboraram para o desenvolvimento de novas práticas de linguagem.
Vamos saber mais?
Quatro eixos temáticos definem as práticas de linguagem BNCC. Veja quais são.
A Leitura na BNCC tem um sentido amplo, considerando não só o texto escrito, mas também a imagem estática (foto, desenho, infográficos), imagens em movimento (filmes e vídeos), e o som, afinal eles acompanham muitos gêneros digitais.
Se antes o trabalho do professor estava focado em estratégias e modalidades de leitura, agora a BNCC traz novas competências, tais como: a necessidade de trabalhar a intertextualidade, o desenvolvimento de postura crítica, checagem de informações, entre outros.
A produção textual ganha vários novos formatos com a BNCC. Da mesma forma que na leitura, essas habilidades devem ser desenvolvidas por meio de situações efetivas pertencentes aos gêneros textuais conhecidos pelos alunos.
Nesse sentido, a produção abraça diferentes ferramentas digitais, como edição de texto, áudio e vídeo, e diferentes finalidades, como vlogs, playlists comentadas, fotografias, resenha de games, entre outros.
Esse eixo compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral, com ou sem o contato pessoal, portanto, está ligado ao conhecimento e uso da fala e habilidade de escuta. Assim, a BNCC amplia o enfoque, com exemplos do que deve ser trabalhado, de acordo com as práticas dos diferentes campos de atuação.
Aqui novamente a intertextualidade está presente, e entre as habilidades estão o uso de podcasts, programas de rádio, webconferências, contação de histórias, entre outras.
Além dos conhecimentos morfossintáticos, semânticos e ortográficos já trabalhados, o eixo da análise linguística na BNCC traz a necessidade de um olhar analítico e integrado sobre os diferentes tipos de linguagem através da semiótica.
Nesse ponto, a análise textual também abarca memes, vídeos, games e a relação entre texto e imagem. Afinal, o aprendizado deve ser contextualizado em práticas de leitura e escrita, através de situações reais de uso na linguagem.
A ideia é que tópicos como gramática e conjugação verbal sejam tratados como elementos que influenciam os gêneros textuais e que os alunos entendam seu uso na prática.
Por isso, as habilidades focam nas novas formas de produzir e consumir informação na internet, e a escola tem a demanda de contemplar essas práticas, não apenas no uso qualificado das TDICs (tecnologias da informação e comunicação), mas também de construir um debate sobre seus usos.
O que você pode fazer:
A escola tem que trabalhar com uma variedade de gêneros textuais, mas cabe ao professor escolher alguns desses gêneros para aprofundar os estudos. Dessa forma, é possível levar para o aluno diferentes exemplos do gênero para que ele construa um repertório.
A análise linguística é um dos eixos temáticos do componente curricular, porém a BNCC propõe o seu ensino não com base no conteúdo em si, mas de maneira contextualizada nas práticas sociais.
Dessa forma, o estudo da gramática deve acontecer junto das práticas de leitura, escrita e oralidade. Além da memorização de regras ser substituída pela compreensão das formas de uso nos gêneros textuais.
O campo de atuação da vida cotidiana e o jornalístico-midiático deixam claro que uma das preocupações da BNCC é desenvolver o pensamento crítico e a curadoria consciente de informações.
Assim, a fim de lidar com as diversas fontes de informação e identificar notícias falsas, é importante que o aluno conheça recursos de checagem de fatos, tenha uma diversidade de fontes e compreenda a realidade transformada pela tecnologia.
O Educamundo sabe o quão desafiador é esse novo cenário para profissionais da educação. Por isso, tem trabalhado para desenvolver cursos online que atendam às demandas desse segmento.
Prova disso é nosso novo curso: o Curso Online Conhecendo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que, junto a centenas de outras opções, capacita, atualiza e aperfeiçoa professores, pedagogos, gestores, diretores e todos os envolvidos nos processos educacionais.
Para ter acesso a esse e aos demais cursos online com certificado opcional de nosso portal, você investe em uma matrícula de R$ 79,90 e tem acesso durante um ano inteiro a mais de 1.500 cursos.
Não dá para deixar para depois, não é mesmo? Então faça sua matrícula agora!