A arteterapia é um procedimento terapêutico que busca unir a arte e a psicologia como forma de tratamento para problemas que afetam a saúde mental, como a ansiedade, depressão e outros.
A arteterapia é uma terapia alternativa, que usa os diferentes tipos de artes e suas manifestações para ajudar na psicologia da depressão. Confira neste post por que essa terapia é uma grande aliada nos tratamentos de saúde.
Nas últimas décadas tem se investido muito em tratamentos para melhorar a saúde mental das pessoas. A correria do dia a dia, o mercado profissional e o mundo acadêmico podem ser estressantes, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos e doenças como a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 5,8% dos brasileiros estão dentro do quadro de depressão. É um problema comum e recorrente, que pode afetar a vida pessoal e profissional.
Dessa forma, o número de atendimentos com psicólogos e psiquiatras tem aumentado a cada ano. Porém, tem se buscado formas alternativas de terapia para depressão.
A depressão, como qualquer outra doença, se não tratada pode levar a estados mais graves e até ao suicídio. O problema não é brincadeira e nem drama de criança, é algo que precisa ser levado a sério. Para isso, existem profissionais habilitados para tratá-lo.
Vamos conhecer os principais sintomas da depressão:
apatia;
falta de motivação e vontade de fazer as coisas;
insônia;
dificuldade de concentração;
medos e paranóias;
perda ou aumento do apetite;
sentimento alto e recorrente de angústia e tristeza;
irritabilidade;
sensação de solidão e pouco sentido em viver;
dores no peito e no corpo;
tensão na nuca e nos ombros;
problemas gástricos e intestinais.
Além do uso da medicação prescrita por um profissional da saúde, existe tratamento alternativo para depressão, que auxiliam os métodos tradicionais utilizados pela psicologia.
Conheça alguns desses tratamentos:
ioga e meditação: dentro de um estado depressivo é comum ter pensamentos mais negativos sobre as coisas e pessoas. Com o auxílio da meditação é possível limpar a cabeça desses pensamentos e refletir melhor sobre as situações.
aromaterapia: através do uso de óleos essenciais busca-se complementar os tratamentos de depressão. Estudos realizados indicaram que esses óleos são muito benéficos para o paciente se utilizados da maneira correta.
atividade física: um grande aliado do combate à depressão, os exercícios físicos ajudam o corpo a liberar certas substâncias químicas que melhoram o humor.
A arteterapia e psicologia são forte aliadas no combate da depressão. Elas ajudam o paciente a se concentrar em uma atividade, desenvolvendo a criatividade e o processo criativo. Assim, o indivíduo se abre para novos caminhos, busca mais reflexão sobre si e ganha apoio para lutar contra seus problemas.
Há um grande crescimento interior durante o processo da arteterapia. Ela ajuda a pessoa em seu processo de busca por equilíbrio emocional. A técnica favorece a reflexão dos conflitos internos, das questões pessoais mal resolvidas e dos questionamentos recorrentes.
Não há dúvidas que atividades de arteterapia só favorecem e complementam os tratamentos de depressão. Além disso, ajuda, no controles dos quadros de ansiedade.
Que tam aprender mais sobre arteterapia? Faça o Curso Online Arteterapia, do Educamundo.
Inscreva-se no portal, que é um dos maiores portais de cursos online do país. Investindo apenas R$ 79,90 por ano, você tem o acesso liberado a diversos cursos do Pacote Master. São mais de 1.200 opções, que você pode fazer ao longo de um ano. Invista na sua carreira e faça os nossos cursos online com certificado!