Quando falamos sobre vendas em telemarketing, um scritp pode ser a chave para o sucesso de uma operação bem sucedida.
Ele não serve apenas como um guia, mas tem o poder de automatizar tarefas, criar protocolos de ação, além de ser um excelente recurso para que o atendente de vendas não esqueça nenhum passo ou cometa equívocos. Conheça a seguir mais sobre essa ferramenta e suas vantagens.
O que é um script?
Script é um roteiro de instruções e ações a serem tomadas, que designa um passo a passo a ser seguido diante de determinada situação.
Um script de vendas é utilizado bastante em setores de call centers para padronizar o atendimento dos profissionais de telemarketing, a fim de otimizar o processo e oferecer e vender o produto da melhor forma possível para seus clientes.
As vendas em telemarketing acabam sendo muitas vezes o coração da empresa. Porém, como cenário que temos hoje, para atingir o sucesso em telemarketing é preciso entender o mercado e agir com cuidado.
Em média, o brasileiro recebe 37,5 ligações por mês através de serviços de telemarketing. Isso cria um cenário extremamente desfavorável para vendas por telefone, uma vez que o assédio excessivo deixa o consumidor receoso a atender este tipo de ligação.
Um script ajuda a guiar a ligação e a auxiliar seus vendedores a se posicionarem como facilitadores na vida do seu cliente, ao invés de mais uma empresa incomodando-o com produtos que ele não deseja adquirir.
Para entender como fazer um script de vendas de qualidade, é importante ler com atenção e seguir o seguinte passo a passo:
Apresente-se para o seu cliente, especificando quem é você, com quem deseja falar.
Informe o porquê você está entrando em contato qual seu objetivo com essa ligação.
Pergunte a pessoa se ela tem interesse e deseja continuar conversando com você
Caso afirmativo, entenda os problemas que ela está passando e apresente o seu produto como solução.
Caso negativo, finalize a ligação e agradeça ao cliente pelo tempo.
Embora seguir um script seja uma das técnicas de venda por telefone mais indicadas, existem outros macetes muito enriquecedores para quem atua em telemarketing.
Uma técnica muito importante é focar a conversa nas necessidades que o seu cliente possui. É mais estratégico oferecer o seu produto como uma forma de solucionar o problema do que passar minutos fazendo propaganda do seu serviço.
Outro ponto é treinar a sua equipe. Quanto mais preparado o seu time de atendimento e vendas estiver, melhores serão os resultados da sua operação de telemarketing.
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