Muito se tem falado sobre a grade de oportunidades de trabalho e emprego para profissionais da tecnologia da informação. Isso é resultado do interesse e necessidade das empresas de investir cada vez mais em ferramentas tecnológicas e modernizar suas atividades.
Acontece que frente a tantas possibilidades, alunos e interessados na área podem ficar um pouco confusos com tanta informação.
Dentre as principais reclamações estão aquelas relacionadas a que curso de TI fazer para conseguir as melhores oportunidades, dúvidas sobre o mercado e as vantagens e desvantagens desse universo.
Para ajudar com isso, resolvemos explicar com detalhes, todas as principais questões sobre o tema neste breve artigo.
Acompanhe.
TI é a sigla para Tecnologia da Informação (do inglês, information technology). Trata-se de um conjunto de soluções tecnológicas que por meio da computação, coloca a disposição, produz e armazena informações. Ou seja, do e-mail ao wifi, tudo engloba a TI.
Hoje em dia, a tecnologia da informação está presente na nossa vida e as soluções tecnológicas que a englobam são fundamentais para o gerenciamento de qualquer negócio.
O acesso a essas ferramentas coloca empresas em posição de destaque no mercado, de modo que ela se diferencie dos concorrentes com soluções e inovações que envolvem o processo, gerenciamento, atendimento e planejamento de suas atividades.
Por esse e outros motivos diz-se que o investimento em tecnologia da informação em empresas é indispensável para os dias de hoje.
Algumas empresas já nascem sabendo da necessidade de possuir uma equipe de TI para gerenciar os processos dentro da organização. Outras precisam se adaptar a essa nova realidade e contratar equipes inteiras para o seu quadro de funcionários ou firmar contratos com terceirizadas para conseguir extrair o máximo de tais ferramentas.
É neste cenário que surgem as oportunidades de emprego para os mais diversos interessados, surgindo assim a necessidade do preenchimento de vários cargos, alguns mais, outros menos requisitados.
Frente a esse cenário de oportunidades, quais seriam então os cargos da tecnologia da informação mais requisitados em empresas públicas e privadas? Existe uma infinidade, mas nós separamos os principais, veja só:
Infraestrutura de TI;
Desenvolvimento de sistemas;
Desenvolvimento de sites;
Gerente de banco de dados;
Programação;
Arquitetura da informação;
Segurança da informação.
Para se tornar um profissional capacitado, é preciso estudo e dedicação.
Algumas das soluções mais populares são qualificações através de cursos online de capacitação e aperfeiçoamento ou o estudo por meio de cursos profissionalizantes.
Alguns decidem ir além e optam por obter conhecimento por meio de cursos de graduação, decisão que torna a faculdade como uma das opções mais populares para se adquirir conhecimento e formar profissionais.
Para ingressar nesse ramo, é fundamental que o interessado tenha habilidades ou goste de estudar ciências exatas, uma vez que grande parte dos cursos possui sua base estruturada em matérias como a matemática e raciocínio lógico.
Além disso, gostar de tecnologia é algo indispensável para o interessado na área e esse desejo por ferramentas tecnológicas e tudo relacionado pode deixar os estudos ainda mais interessantes.
Mas afinal de contas, quais as opções existentes e qual curso de TI escolher para ingressar no mercado? Vejamos algumas das principais.
Redes de computadores;
Sistemas da informação;
Análise e desenvolvimento de sistemas;
Engenharia da computação;
Apesar dos currículos diferentes, cada um desses cursos possui muitas informações em comum, cabe ao interessado entender a necessidade do mercado e analisar bem cada grade curricular para fazer a escolha certa.
Vamos conhecê-los.
O curso de redes tem foco preferencial em formar profissionais para atuar no mercado de trabalho. O profissional que se qualifica em redes de computadores se encarrega de manter e gerenciar a rede de informações de uma empresa.
Para executar suas atividades com afinco, o profissional vai estudar programação, lógica, cálculo e muito mais.
O curso de sistemas da informação pode ser encontrado como bacharelado ou tecnólogo (4 e 2 anos de estudo respectivamente). O profissional que se qualifica na área fica responsável por gerenciar o fluxo de informações de uma organização.
Além disso, pode desenvolver softwares, projetar sistemas e cuidar das funcionalidades de um site.
Análise e desenvolvimento de sistemas é um dos cursos mais populares entre aqueles da TI. O profissional bacharel fica responsável por implementar e manter softwares e sistemas computacionais.
O curso pode ser encontrado em tecnólogo e pós-graduação com duração de dois a três anos e envolve a habilidade de resolver problemas, gerência de projetos, banco de dados, algoritmos, programação e muito mais.
O curso de engenharia da computação é um dos mais complexos. Com ele, o profissional fica preparado para atuar com o desenvolvimento e planejamento de hardware e software, ou seja, pode atuar desde programando e gerenciando sistemas à projetar computadores inteiros.
Para se tornar um engenheiro da computação, é preciso fazer faculdade com duração mínima de 5 anos e estudar muita matemática e física. O esforço dos estudos é compensado com boas oportunidades de trabalho, tanto dentro quanto fora do país.
Agora que você já entendeu sobre os cursos de sistemas da informação, engenharia e análise e desenvolvimento de sistemas, o que estuda, áreas e mercado, é preciso conhecer algumas das opções de qualificação por cursos online.
A boa notícia é que existem uma infinidade de cursos online com certificado espalhados pelo país das mais diversas áreas da TI e que auxiliam o profissional a aprender mais e a se qualificar para o mercado de trabalho.
Aqui no Educamundo, por exemplo, o aluno investe apenas R$ 69,90 e tem acesso completo a todos os mais de 1200 cursos online do portal por um ano inteiro no Pacote Master.
Não deixe para depois, acesse, conheça nossos cursos online de TI e faça sua matrícula. Lembre-se, a mudança que você deseja só depende de você.
E se gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar com amigos e familiares.
Até a próxima.