O turnover tem sido um problema para muitas empresas. Muitas não sabem as causas e continuam repondo o seu quadro de colaboradores constantemente. Com isso, esse processo eleva os custos rescisórios e novas contratações. Afinal, como minimizar isso nas organizações?
Entender as causas são cruciais para que o turnover seja minimizado e seus impactos reduzidos nas empresas.
A crescente substituição de colaboradores (demissões e contratações) podem sinalizar que o clima organizacional não está bom.
Por causa disso, preparamos este artigo para você entender um pouco mais sobre os fatores que influenciam o desempenho de uma empresa: turnover, absenteísmo, rotatividade de pessoal e como o controle pode ser o pontapé para a avaliação.
O turnover é quando existem excessos de demissões e contratações simultaneamente, acarretando custos e prejuízos para a organização. Em alguns casos, eles geram uma renovação na equipe e propiciam novas ideias. Por outro lado, tendem a causar muitos estragos e prejuízos.
A fim de se evitar isso, as empresas devem identificar os possíveis problemas considerando vários sinais:
liderança mal colocada;
clima organizacional desmotivador;
excesso de oportunidades no mercado de trabalho;
colaborador mal alocado;
falta de habilidades técnicas;
salários e benefícios desinteressantes;
insatisfação pessoal.
Pensando nos problemas decorrentes, existem algumas ações que podem ser implementadas, que são:
renovar a equipe de trabalho;
identificar as falhas operacionais;
realizar pesquisas de clima organizacional;
criar um perfil do colaborador perfeito e trabalhar para atraí-lo;
investir em recompensas e benefícios diferenciados;
proporcionar um ambiente inovador ou criativo.
Dentre os fatores que aumentam a rotatividade, o absenteísmo também é um dos sintomas para que a empresa avalie o clima e a cultura organizacional.
O absenteísmo gera muitos prejuízos operacionais, financeiros e administrativos. Isso porque a empresa remunera e espera que o colaborador produza/venda determinado produto que depois será entregue para o cliente. Porém, o colaborador simplesmente não aparece, ele falta ou atrasa no ambiente de trabalho.
Além disso, a falta não justificada também sinaliza problemas no ambiente organizacional como: diminuição da produtividade, aumento dos custos e aumento de sobrecarga ou acúmulo de funções.
Os indicadores de desempenho devem ser constantemente avaliados pelos profissionais de recursos humanos, principalmente se lidam com pessoas.
Um dos indicadores, é o controle de quadro de pessoal ou controle de ponto. Existem diversas formas para realizar esse acompanhamento dos colaboradores.
O controle tem como objetivo principal identificar quais são os colaboradores que estão deixando de marcar o ponto, por falta no trabalho ou de atenção. Com o eSocial, por exemplo, as horas extras ou faltas devem ser lançadas na folha no respectivo mês em que o fato ocorre.
Agora você já sabe sobre o turnover e entendeu as principais causas que devem ser avaliadas dentro das organizações. Assim, o absenteísmo e a rotatividade de pessoal devem ser acompanhados com o controle de quadro pessoal.
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