A última versão ISO 9001 trouxe mudanças importantes para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). As alterações na norma foram feitas em setembro de 2015, no entanto, as organizações tinham até setembro de 2018 para efetuar a transição à nova norma. A partir disso, quem não fez a transição, deve se certificar novamente.
Para quem não sabe, a norma ISO 9001 é a que incorpora todos os requisitos necessários para que uma organização alcance padrões de qualidade a fim de ter uma melhoria contínua em seus métodos e processos e satisfazer os clientes.
A ISO 9001 pode ajudar a mensurar e avaliar resultados, evitar desperdícios e retrabalho e melhorar a gestão das atividades dos negócios.
Quer saber mais sobre as principais mudanças na ISO 9001? Continue lendo o post!
Por que houve alterações? A norma foi revisada para que fosse adequada às novas tendências em negócios e refletisse práticas empresariais modernas.
Como o mundo dos negócios é bastante dinâmico, alguns pontos ficaram defasados, sendo preciso uma revisão e alteração dos mesmos para que a ISO 9001 continuasse sendo uma ferramenta importante para o mercado.
A nova estrutura é a mudança mais evidente na ISO 9001 2015. Os chamados Princípios da Qualidade, que eram 7 e agora são 8, representados na norma por seções:
Outra mudança significativa é o enfoque dado à gestão de risco. A Alta Direção ganha mais responsabilidades e a norma ganhou melhor compatibilidade com outras normas do sistema de gestão.
Na verdade, a versão antiga já saiu de cena em 2015, o que ainda tinha validade era a certificação. Empresas certificadas antes de setembro de 2015 manteriam o certificado, cuja validade é de 3 anos, e durante esse período fariam a transição.
No entanto, o “deixar para depois” e a falta de planejamento (inclusive de recursos financeiros) pode ter feito muitas empresas perderem a certificação. Mas isso não impede que comecem o processo novamente.
O Manual da Qualidade ISO 9001 2015 é o documento que especifica o Sistema de Gestão da Qualidade das organizações.
Esse não é um documento padrão. Seu formato varia conforme a organização, seu tamanho e complexidade. Ele contém a política adotada pela organização na execução de seus processos, registra os princípios adotados para o alcance dos objetivos, como processos, diretrizes, missão, visão e valores.
A nomenclatura “informação documentada” era um item separado em “documentos e registros” na versão 2008, e dificultava a interpretação por parte de auditores e empresas. A troca de nomenclatura se deu para facilitar que a informação seja encontrada.
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