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  • 19/10/2022

Você conhece a diferença entre plano de ensino e plano de aula?


  • Autor: Equipe Educamundo
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plano de aula

Entender a diferença entre o plano de ensino e o plano de aula é uma tarefa que todo professor que deseja progredir em sua carreira deve saber.

Um bom plano de aula e de ensino ajudam a reter a atenção e vontade dos alunos em aprender.

De acordo com o IBGE EDUCA, em 2019 o número de pessoas com mais de 25 anos que finalizaram a educação básica foi de apenas 48,8%.

Este número é alarmante e mostra que ainda existem falhas em nosso sistema de ensino.

Mas não se preocupe se esse tema, até o momento, não está completamente claro para você.

Saber diferenciar exatamente o plano de ensino do plano de aula é uma dúvida comum entre professores de todo o país.

Por este motivo, separamos este guia completo, que irá te mostrar de uma forma simples e prática a diferente entre o plano de ensino e o plano de aula.

Venha conferir abaixo!

Plano de ensino X Plano de aula

O momento em sala de aula, com todos os alunos reunidos e com a professora lecionando uma matéria, aplicando uma prova ou propondo uma atividade em grupo requer um bom planejamento.

Este processo requer criatividade, metodologia, estudos, metas e planejamento a curto e longo prazo.

Quanto mais organizado e bem elaborado for o plano de ensino e o plano de aula de uma professora, melhor será o desempenho e adesão dos alunos com a matéria.

E consequentemente, quanto mais um aluno progredir e demonstrar interesse com os assuntos escolares, mais reconhecida se torna a professora, ou professor, responsável por estas conquistas.

Mas afinal, qual é a real diferença entre o plano de ensino e o plano de aula?

Plano de ensino

O plano de ensino deve ser realizado antes do plano de aula. Mas por que?

Isso se deve, pois o plano de ensino está diretamente ligado com as ações e metodologias pedagógicas que serão utilizadas para lecionar uma determinada disciplina.

Este plano serve como um guia que irá orientar o trabalho docente que será executado durante o período escolar.

Geralmente um plano de ensino consiste em:

• Metodologia a ser utilizada;

• Conteúdos que serão trabalhados;

• Objetivos gerais da disciplina;

• Estratégias de como a disciplina será lecionada;

• Como será o sistema de avaliação: provas, trabalhos em grupo, atividades em sala, apresentações, etc.

Plano de aula

Em contra partida o plano de aula foca no micro, ou seja, no que será trabalhado diariamente em sala de aula.

O Plano de aula usará o plano de ensino como um condutor, utilizando as normas e padrões nele estabelecidos.

Gostamos de pensar no plano de aula como um roteiro de cada encontro com os alunos.

Normalmente um bom plano de ensino apresenta:

• Tema da aula;

• Conteúdo do dia;

• Qual estratégia proposta no plano de ensino será utilizada;

• Quais materiais ou equipamentos serão necessários;

• Qual a duração da aula / atividade / prova.

Dicas práticas para te ajudar a construir um bom plano de aula

Agora que ficou claro o que é um plano de aula e sua diferença em relação ao plano de ensino, separamos algumas dicas práticas para te ajudar a construir um bom plano de aula.

Tenha metas bem definidas

O plano de aula trata de temas específicos do dia-a-dia de uma sala, por isso, é preciso ter metas e objetivos claros sobre o que deve ser aprendido em cada matéria.

As metas podem ser mensuradas de diferentes formas, como por exemplo: a adesão dos alunos a determinado tema, atenção durante a explicação, realização do para casa ou média de notas em uma avaliação.

Respeite o ritmo da sala de aula

Por mais que uma professora tenha um plano de aula bem elaborado, é preciso respeitar o ritmo de uma sala de aula. Alunos apresentam tempos de aprendizados diferentes.

Cada classe terá uma frequência distinta, tornando-se necessário adaptar o plano de aula de acordo com esse ritmo, buscando sempre o aprendizado e interesse por parte dos alunos.

Utilize a improvisação a seu favor

Um bom plano de aula deve ser adaptável. Irão existir dias em que a classe está mais focada, assim como dias que o interesse pode estar mais baixo.

Ao utilizar a improvisação em seu favor, uma professora poderá moldar o plano de aula de acordo com o clima da sala de aula.

Não existe problema algum passar uma atividade mais relaxante em um dia pós prova, por exemplo. É importante que os alunos se sintam bem em aprender e mudar o ritmo às vezes é essencial.

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Conclusão

Em suma, um bom plano de aula requer um bom plano de ensino, pois ele guiará todo o processo didático que o docente ofertará a seus alunos durante o ano letivo.

O plano de ensino consiste no macro, ou seja, em questões didáticas gerais como metodologias, objetivos e sistemas de avaliação.

Já o plano de aula focará no micro, seu objetivo é aplicar o plano e ensino e destrinchá-lo no dia-a-dia de uma classe, por exemplo: o que será aprendido no dia, quais recursos serão utilizados e a duração de cada atividade.

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