O eSocial já é uma realidade para algumas empresas brasileiras, pois, a partir de janeiro de 2018, ele passou a ser obrigatório para qualquer negócio com faturamento acima de R$ 78 milhões. Micro e pequenas empresas, assim como o microempreendedor individual, que tenha um funcionário, têm a obrigatoriedade de atender ao eSocial, a partir de julho de 2018, e entes públicos a partir de janeiro de 2019.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um sistema criado pelo Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal, que visa unificar as informações trabalhistas, previdenciárias e sociais.
O sistema é uma forma inovadora de prestação de contas do mundo do trabalho e substitui várias obrigações acessórias que existem atualmente. Como resultado, é possível prever ganhos de produtividade para a economia do país e, principalmente, a garantia dos direitos dos trabalhadores.
Para que você tenha uma ideia, não estamos falando de um sistema qualquer. O eSocial é um marco no meio empresarial e trabalhista. Todas as informações sobre qualquer funcionário passarão pelo sistema, que traz como suas primeiras grandes mudanças o fim do registro de empregados em livro ou ficha de registro, apos o seu registro eletrônico.
A partir de agora, quando um funcionário é admitido, a empresa deve fazer a checagem de seus dados pela qualificação cadastral eSocial para verificar se há divergências em seus dados. Às vezes, pode-se encontrar uma data de registro errada ou uma letra do nome trocada, o que dá uma grande dor de cabeça. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, não paga benefícios se há inconsistência nos dados de documentos diferentes.
Além disso, o cadastro do funcionário no eSocial deve ser feito antes da data marcada para o início de suas atividades, com até um dia de antecedência. Isso acaba com o problema enfrentado pelo Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos, no que diz respeito ao registro do trabalhador que, muitas vezes, começa a exercer suas funções sem ser registrado na organização. O sistema acaba também com a pendência de documentos de registro do empregado, pois ele não o registra enquanto não forem informados todos os dados necessários.
Nesse processo de desburocratização, surge o desafio a quem vai trabalhar com o eSocial: dominar a ferramenta. Feitas as apresentações, vamos à melhor parte: as oportunidades para pessoas que dominam o novo sistema. O Educamundo, maior portal de cursos online do Brasil, saiu à frente com o Curso Online eSocial, uma oportunidade imperdível para profissionais das áreas envolvidas no processo e para quem quer apostar nessa especialização.
Conheça um pouco mais sobre esse curso de eSocial, tudo o que ele aborda, como se certificar e todos os diferenciais do Educamundo.
O que você estudará
O curso eSocial é composto por 22 módulos, e cada um aborda um aspecto do sistema de informações trabalhistas do governo. Ao longo desses módulos, o aluno aprenderá:
-
A importância do eSocial, o cronograma de implementação para grandes, médias e pequenas empresas, assim como para o microempreendedor individual que tenha um funcionário.
-
O que é a qualificação cadastral eSocial e como ela é feita.
-
O eSocial doméstico e as mudanças após a reforma trabalhista.
-
As rubricas da folha de pagamento no eSocial.
-
O cadastramento de funcionários.
-
Como fazer um plano de ação para a implementação do eSocial e muitos outros tópicos.
O material de estudo é composto por manuais, links e vídeos que abrangem totalmente o assunto, colocando o cursista a par de tudo sobre o eSocial e de como é importante ser um especialista nesse sistema. No curso, há também exercícios modulares, para que o aluno teste o que assimilou durante os estudos.
Áreas de atuação
O momento é de apostar na qualificação com o Curso Online eSocial, pois há um mercado de trabalho cheio de possibilidades.
Escritórios de contabilidade mais do que nunca precisam de profissionais muito bem capacitados nas várias interfaces do sistema: eSocial doméstico, EFD-REINF (programa que funciona paralelo com o eSocial e que substitui obrigações acessórias como a GFIP e DIRF, e outros formulários como a RAIS, CAGED e o Livro de Registro de Empregados), qualificação cadastral eSocial etc.
Setores de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e demais áreas que sejam responsáveis por folha de pagamento, admissão, afastamento e qualquer outro aspecto relativo à vida do trabalhador na empresa, necessitam muito contar com a experiência de quem conhece o eSocial. São esses departamentos os que sempre trabalharão com o sistema de informações.
O eSocial Doméstico além de ser de conhecimento de profissionais da área, do empregador doméstico e de consultorias pode abrir espaço para que qualquer interessado consiga prestar serviços freelancer, ajudando os empregadores que não têm familiaridade com o programa.
O setor público implementará o eSocial a partir de 2019, podendo gerar vagas para especialistas no sistema, mesmo que não seja por concurso público, e sim pela contratação de consultorias ou prestadores de serviços.
Como você pode ver, há inúmeras razões pelas quais um curso de eSocial é tão relevante e pode fazer uma grande diferença no seu currículo.
Avaliação e certificação
Ao fazer nosso Curso Online eSocial ou quaisquer outros de nossos cursos online, o aluno pode fazer a opção pela certificação, para comprovar os conhecimentos que adquiriu. O processo é simples, basta que, após um período mínimo de estudos, ele solicite uma avaliação e escolha a carga horária pela qual quer ser avaliado – com opções entre 5 e 420 horas.
A avaliação será feita por meio de questões de Verdadeiro ou Falso – o número de questões dependerá da carga horária escolhida. É preciso ter um aproveitamento de 70% ou mais para ser aprovado e se tornar apto a certificar.
O processo de certificação opcional está disponível para todos os cursos online com certificado do Pacote Master. Para informações mais completas, consulte as condições.
Diferenciais
Algumas características diferem o Educamundo dos outros portais de cursos livres. Aqui, o aluno tem total autonomia sobre o seu aprendizado. Totalmente flexíveis, nossos cursos online se adaptam às necessidades do cursista que poderá estudar em momentos e locais mais convenientes.
O portal conta com uma plataforma moderna e otimizada para qualquer tipo de dispositivo móvel e computadores. Por trás de nossos cursos online com certificado, há uma equipe pedagógica competente e comprometida com a elaboração de conteúdos consistentes e atualizados.
Mas um de nossos maiores diferenciais é o investimento: com uma taxa única de R$ 79,90, o aluno garante o seu acesso ao curso escolhido e aos demais cursos do Pacote Master, sendo possível fazer quantos cursos quiser ao longo de um ano. São mais de 1.200 cursos online com certificado à disposição do cursista, que abordam temas e áreas diversas.
Faça já a sua inscrição e comprove o motivo de o Educamundo ser o melhor e o mais respeitado portal de estudos do país.
Conecte-se usando sua conta