Equipe Educamundo
06/10/2023

Aprendizagem significativa: o que é e relação com tecnologias digitais

Já parou para pensar o que é aprendizagem significativa? E como ela se conecta com as tecnologias digitais no universo da educação? Se essas perguntas despertaram o seu interesse, esse artigo é para você! Mas antes de tudo, pegue uma xícara de café e sente-se confortavelmente.

Nesse mundo cada vez mais digital, a educação está em constante transformação. As tecnologias digitais estão ganhando espaço em salas de aula físicas e virtuais, e com elas surge a oportunidade de tornar a aprendizagem ainda mais significativa. Está pronto Então, vamos embarcar juntos pelo mundo da aprendizagem significativa e tecnologias digitais.

O que é aprendizagem significativa?

Aprendizagem significativa é como um mapa do tesouro no mundo do conhecimento. Não é apenas decorar fórmulas ou datas históricas e sim conectar novas informações com as que já temos em nossa "mala do conhecimento". Imagine que cada novo aprendizado é uma peça de um quebra-cabeça gigante que faz sentido quando encaixada corretamente.

O termo "aprendizagem significativa" foi cunhado pelo psicólogo David Ausubel. Segundo ele, aprender de forma significativa é construir, de maneira ativa, uma nova informação a partir daquilo que já conhecemos. Nada de papagaio repetindo palavras, aqui a ideia é realmente compreender o que está sendo ensinado.

O que diz a teoria da aprendizagem significativa?

A teoria da aprendizagem significativa foi concebida pelo psicólogo educacional David Ausubel. Ela basicamente diz que o aprendizado é mais eficaz quando o novo conteúdo se conecta a algo que já sabemos

Pegue a matemática, por exemplo. Aprendemos primeiro a contar, depois somar e subtrair, e então avançamos para a multiplicação e divisão. Cada passo se baseia no que já sabemos - essa é a essência da aprendizagem significativa. O conhecimento não é apenas absorvido, mas se encaixa perfeitamente na nossa rede de informações existente.

Mas a teoria da aprendizagem significativa não se limita a como o aluno aprende. Ela também dá um papel crucial ao educador, que deve organizar o conteúdo de maneira que facilite esse processo de conexão. É como o arquiteto que projeta a casa para que seja fácil de se mover dentro dela.

Por último, mas definitivamente não menos importante, a aprendizagem significativa não é um processo passivo, mas ativo. O aluno não é um recipiente vazio para ser preenchido, mas um explorador ativo, buscando como a nova informação se encaixa em seu conhecimento existente. Imagine a diferença entre assistir a um filme e ser o diretor - é isso que a aprendizagem significativa propõe.

Agora que já entendemos a teoria da aprendizagem significativa, vamos nos aprofundar em como ela se aplica no mundo real, e em particular, como ela se relaciona com as tecnologias digitais. 

Tecnologias digitais e aprendizagem significativa: qual a relação?

As tecnologias digitais têm o potencial de transformar a forma como aprendemos, possibilitando uma aprendizagem mais personalizada, interativa e, sim, significativa.

Imagine uma sala de aula onde cada aluno pode aprender no seu próprio ritmo, explorar os tópicos que mais lhe interessam e ter um feedback instantâneo sobre seu progresso. Parece um sonho? Pois é exatamente isso que as novas tecnologias na educação podem proporcionar. 

Mas, vamos com calma. As tecnologias digitais são ferramentas poderosas, mas elas não substituem o papel do educador. Pelo contrário, elas ampliam as possibilidades do ensino, permitindo que o professor crie experiências de aprendizagem mais ricas e envolventes. 


Qual a relação da aprendizagem significativa com o construtivismo?

A aprendizagem significativa, como já vimos, é aquela em que o aluno consegue relacionar o novo conhecimento com os que já possui, dando sentido e significado à nova informação. Agora, imagine que esse processo não é uma estrada de mão única, mas uma rodovia de mão dupla. Essa é a ideia do construtivismo.

O construtivismo, proposto por Piaget, vê o aprendizado como um processo ativo. A criança (ou adulto) não é apenas um receptor passivo de informação, mas um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento. E aqui entra a aprendizagem significativa, como o cimento que une os tijolos do conhecimento.

Em outras palavras, a aprendizagem significativa é um dos mecanismos-chave que fazem o construtivismo funcionar. Sem a capacidade de conectar novas informações com o que já sabemos, o processo de construção do conhecimento seria muito mais difícil, não acha?

Mas não confunda os dois conceitos. Enquanto a aprendizagem significativa se concentra em como processamos e integramos novas informações, o construtivismo é uma teoria mais ampla sobre como construímos conhecimento ao longo do tempo. Imagine a aprendizagem significativa como a cola que mantém o quebra-cabeça do construtivismo unido.

Compreendendo ambos, podemos construir ambientes de aprendizagem mais eficazes e empolgantes. 

O que a teoria construtivista fala sobre a aprendizagem significativa?

A teoria construtivista, concebida por Jean Piaget, vê o aprendizado como um processo ativo em que o aluno é o protagonista. Em vez de apenas receber informações, o aluno constrói o conhecimento por si mesmo. Agora, você pode perguntar: onde a aprendizagem significativa se encaixa nesse cenário?

Aqui está o segredo: a aprendizagem significativa é o coração que bate no corpo do construtivismo. Ela é a força motriz que permite ao aluno conectar novas informações com o que ele já sabe, construindo uma rede de conhecimento interligada. É como adicionar novos ramos a uma árvore já existente.

Em outras palavras, para Piaget e os construtivistas, a aprendizagem significativa não é uma opção, mas um requisito. Sem ela, a construção do conhecimento se torna um processo muito mais difícil. É como tentar construir uma casa sem tijolos.


Benefícios das novas tecnologias na educação

Se você ainda não foi apresentado aos benefícios das novas tecnologias na educação, prepare-se para uma surpresa. Essas maravilhas do século 21 estão revolucionando o jeito de ensinar e aprender, e agora você vai entender o porquê.

Primeiramente, as novas tecnologias na educação permitem um ensino personalizado. Sabemos que cada aluno aprende de uma maneira única, certo? Pois bem, as tecnologias digitais podem adaptar o conteúdo ao ritmo e estilo de aprendizagem de cada estudante. É como ter um professor particular 24 horas por dia!

Em segundo lugar, as novas tecnologias na educação promovem o engajamento dos alunos. Jogos educativos, realidade virtual, salas de aula interativas... Quem disse que aprender precisa ser chato? Com a ajuda da tecnologia, a educação pode se tornar uma experiência emocionante e envolvente.

Além disso, as novas tecnologias na educação também democratizam o acesso ao conhecimento. Com a internet, um estudante em uma pequena cidade do interior pode acessar as mesmas informações que um aluno de Harvard. E isso, meus amigos, é revolucionário.

Aprendizado personalizado

A aprendizagem significativa acontece quando conseguimos conectar novas informações ao que já sabemos, certo? E é aí que entra o aprendizado personalizado. Ao adaptar o conteúdo ao ritmo e estilo de aprendizagem de cada aluno, ele permite que essa conexão aconteça de maneira mais fácil e natural.

Imagine uma sala de aula onde cada aluno tem um plano de estudos feito sob medida, de acordo com seus interesses, necessidades e habilidades. Parece um sonho, não é mesmo? Pois é justamente esse o objetivo do aprendizado personalizado. E com a ajuda da tecnologia, esse sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade.

Mas calma, não pense que o aprendizado personalizado tira o professor de cena. Muito pelo contrário. O professor continua sendo essencial para orientar o aluno, facilitar o aprendizado e criar um ambiente de aprendizagem estimulante e seguro. E com a aprendizagem significativa, essa tarefa se torna ainda mais gratificante.

Acesso a recursos educacionais

Nunca antes na história tivemos tanto acesso a informações e recursos educacionais. Graças à internet, podemos aprender uma nova língua, descobrir as maravilhas do universo ou mergulhar na história antiga com apenas alguns cliques. E o melhor de tudo? Podemos fazer tudo isso de acordo com o nosso ritmo, transformando essa aprendizagem em algo verdadeiramente significativo.

Nesse cenário, a aprendizagem significativa deixa de ser algo que acontece apenas dentro das salas de aula e passa a ser uma parte integrante de nossas vidas. Pense nisso: quando somos capazes de conectar o que aprendemos com as nossas experiências, o aprendizado se torna algo muito mais profundo e duradouro.

Ao orientar seus alunos sobre como utilizar esses recursos, você abre as portas para um mundo de possibilidades. 

Colaboração e comunicação

Vamos começar com a colaboração. Ao trabalhar em equipe, os alunos podem compartilhar suas ideias, habilidades e conhecimentos. E adivinha o que acontece quando unimos diferentes pontos de vista e experiências? Exatamente, temos uma aprendizagem significativa ainda mais rica e diversificada.

Mas para que a colaboração seja bem-sucedida, precisamos de comunicação eficaz, certo? E é aí que entra outro grande aliado da aprendizagem significativa. Ao aprender a expressar suas ideias e entender as dos outros, o aluno desenvolve habilidades de comunicação essenciais para o século XXI.

Além disso, a colaboração e a comunicação também ajudam a construir uma comunidade de aprendizagem. Em vez de aprenderem isoladamente, os alunos se tornam parte de uma rede de conhecimento, onde cada um contribui e se beneficia. 

Preparação para o futuro

A aprendizagem significativa é, acima de tudo, uma aprendizagem que perdura. Quando conseguimos conectar novos conhecimentos a conceitos que já conhecemos, esse aprendizado tende a ficar conosco. E isso é fundamental para preparar nossos alunos para um mundo em constante mudança.

Além disso, a aprendizagem significativa promove a autonomia dos alunos. Ao incentivá-los a buscar ativamente novos conhecimentos e a relacioná-los com o que já sabem, estamos ajudando-os a se tornarem aprendizes independentes. E essa é uma habilidade que será cada vez mais valorizada no futuro.

A aprendizagem significativa também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Em vez de memorizar fórmulas e regras, os alunos aprendem a questionar, a analisar e a encontrar soluções

Por fim, a aprendizagem significativa prepara os alunos para o futuro ao tornar o aprendizado uma atividade prazerosa e motivadora. Afinal, quem não gosta de aprender sobre algo que é relevante e interessante? E esse amor pelo aprendizado é, talvez, a melhor preparação para o futuro que podemos oferecer.

Engajamento e motivação

Primeiramente, quando o aprendizado é significativo, ele se torna relevante. Já percebeu como nos sentimos mais motivados para aprender quando percebemos o valor e a utilidade do que estamos estudando? Pois é, essa é a magia da aprendizagem significativa: ela transforma o aprendizado em uma aventura empolgante, e não em uma tarefa enfadonha.

Agora, pense sobre o engajamento. A aprendizagem significativa permite que os alunos sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. Eles não são apenas receptores passivos de informações, mas agentes ativos que buscam, selecionam, organizam e integram novos conhecimentos. Esse envolvimento ativo é o combustível que mantém a chama do engajamento acesa.

Além disso, a aprendizagem significativa valoriza a individualidade de cada aluno. Cada um de nós aprende de uma maneira única, e reconhecer isso é essencial para manter a motivação em alta. Quando nos sentimos valorizados e compreendidos, é muito mais fácil nos envolvermos no processo de aprendizado.

Finalmente, a aprendizagem significativa também promove a autoconfiança. Ao verem que são capazes de aprender e de construir seu próprio conhecimento, os alunos se sentem mais confiantes e motivados para enfrentar novos desafios. E esse é um dos maiores presentes que a educação pode oferecer.

Desenvolvimento de habilidades digitais

As novas tecnologias na educação não só dão um up no jeito de ensinar, mas também ajudam os alunos a desenvolver habilidades digitais essenciais. Estou falando de coisas como saber pesquisar na internet, usar programas de edição de texto e até programar. 
Ah, e sem esquecer das habilidades sociais, como colaboração e comunicação em ambientes digitais.

É o melhor, não precisa ser um gênio da informática para começar. Dá para começar aos pouquinhos, incorporando pequenas ferramentas e recursos tecnológicos nas suas aulas. E, acredite, vai fazer uma diferença gigantesca! Além disso, os próprios alunos podem ser seus aliados nesse processo. 

Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): Promovendo a Aprendizagem Significativa

Aprendizagem significativa não é apenas uma técnica para ensinar melhor, mas uma filosofia que prioriza o aluno, reconhece sua individualidade e valoriza sua autonomia. Ela não apenas facilita a aquisição de conhecimentos, mas também prepara nossos alunos para os desafios do futuro, seja na promoção do engajamento, na motivação ou no desenvolvimento de habilidades digitais.

Mas é claro, nosso aprendizado não precisa parar aqui. Se você quer saber mais sobre como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) podem contribuir para promover a aprendizagem significativa, tenho uma ótima notícia para você!

No próximo artigo, vamos explorar juntos 7 TICs que promovem a aprendizagem significativa: descubra quais são!. Lá, você vai descobrir ferramentas incríveis que podem trazer a aprendizagem significativa para a sua prática pedagógica. Então, não perca essa chance! Venha conosco nessa jornada de descobertas e transformação. 

 

Equipe Educamundo

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