Equipe Educamundo
06/10/2017

O que é Assessoria de Imprensa? Noções e capacitação na área

Assessoria de imprensa é uma atividade relacionada ao jornalismo e à comunicação social cuja função é ser a ponte entre as organizações ou pessoas e a mídia. O principal objetivo da assessoria de imprensa é dar visibilidade positiva e fortalecer a imagem de seu assessorado.

Uma boa comunicação é primordial para que as ações sejam efetivas. Desde que haja a preocupação em passar a informação de forma clara, competente e objetiva, é possível criar um canal bem estruturado e garantir o desenvolvimento de um sistema praticamente livre de falhas. Mas, infelizmente, um dos maiores problemas em diversos cenários ainda é falta ou pouca comunicação entre pessoas, grupos e setores.

Quando se trata do meio externo, na relação de uma empresa com variados indivíduos e organizações (a opinião pública em si), é essencial seguir parâmetros e estratégias visando uma interação hábil e inteligente. Isso contribui tanto para a reputação quanto para o marketing, levando a corporação a se tornar até uma referência. É claro que, para que isso aconteça e seja trabalhado cotidianamente, existe uma área específica: a assessoria de imprensa.

A importância desse campo tem proporções tão grandiosas que se ramifica em vários tipos e aspectos. Hoje em dia é essencial para empresas, artistas, pessoas públicas, entidades, órgãos, entre muitos outros, tanto que o curso de assessoria de imprensa chama atenção de diversos indivíduos que pretendem trabalhar na área de comunicação. Em um mundo cada vez mais conectado, com informações rápidas e necessidade de transparência, é fundamental se aprofundar em todos os conceitos, peculiaridades e desafios da área.

No Curso Online Assessoria de Imprensa, destaque do Educamundo, os interessados contam com uma visão teórica e prática da profissão, suas ferramentas e funções principais. Esse curso online é preparado para todos aqueles que precisam aprimorar seus conhecimentos e compreender o poder de uma boa comunicação em qualquer cenário, a verdadeira essência da assessoria e suas ações.

Como um guia primordial sobre as atividades e funções desse ramo, este artigo vai esclarecer tudo sobre a assessoria de imprensa e exaltar o valor dos cursos online para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar no tema. Leia, atente-se às dicas e surpreenda-se.

Curso, dicas e práticas: o que é assessoria de imprensa

Publicidade e divulgação, o envolvimento com o público e com os diversos canais de mídia, bem como a monitoria constante das atividades e referências de um indivíduo ou organização: essas são algumas tarefas recorrentes que necessitam de um trabalho estruturado e efetivo realizado por profissionais dinâmicos e ligados em grandes tendências. O mercado da comunicação e marketing se reinventa e renova dia a dia, sobretudo em meio à era digital, dependendo do ramo da assessoria de imprensa para dar conta de tantos processos e estratégias.

Parece simples, mas há inúmeros aspectos e visões quando lidamos com esse ramo que ganha cada vez mais popularidade e chama atenção de jornalistas, relações públicas e diversos profissionais de comunicação. Mais do que isso, uma boa assessoria de imprensa está ligada à administração magistral, pois complementa todos os setores de uma empresa e pode até abrir caminho para muitas atividades lucrativas.

É nessa linha que podemos defini-la como o vínculo entre uma marca (seja uma pessoa jurídica ou física) com a mídia e seu público alvo. O assessor divulga as informações pertinentes ao seu contratado para os mais variados canais (TV, rádio, internet, revista) e cria toda a comunicação corporativa nesse elo com os veículos externos. Pode ser uma notícia, um evento, um fato, um produto novo, uma tendência... Não faltam ideias para divulgar e garantir que o assessorado se torne referência.

Essa relação preliminar com a mídia é o que diferencia o assessor de um profissional de relações públicas, que é mais focado no produto final e na imagem/objetivos da empresa. Ambos formam uma assessoria de comunicação, na qual cada responsável focado apenas em sua atividade de formação, incluindo publicidade, marketing, recursos humanos, multimídia, entre outros. 

Segundo o portal Assessoria de Imprensa, o trabalho de assessoria de imprensa deve ter foco na relevância das notícias, na aproximação com o público ou veículo desejado, bem como o planejamento de pautas e mapeamento do que é necessário ter ou não destaque. Vale salientar que, além da formação em Comunicação (sobretudo Jornalismo), o interessado pode se inteirar no ramo por meio de um curso de assessoria de imprensa online ou com demais cursos a distância complementares, para comprovar conhecimentos tanto alocado nas empresas (independente do setor, toda corporação deve contar com esse trabalho) quanto em agências especializadas ou prestando a função de modo livre.

Agora que já esclarecemos esse termo, vamos falar sobre as tarefas desse profissional, lembrando que em nosso Curso Online Assessoria de Imprensa há tópicos completos e reveladores sobre esse tema tão vasto e primordial para o mundo globalizado que vivemos.

Atividades básicas da assessoria de imprensa

Nesse relacionamento com os veículos e pessoas, os assessores realizam variadas tarefas e também estão dispostos a muitos desafios, afinal, nem tudo são flores. Imagine quando uma empresa é envolvida em algum escândalo, assim como uma personalidade pública que é flagrada em uma situação indiscreta? O responsável por informar a mídia e dar uma posição sobre o caso é sempre o assessor de imprensa, com apoio do setor de assessoria de comunicação, visando sempre atenuar o episódio e garantir a idoneidade do cliente.

É nessa redoma que percebemos que existem muitas variáveis e uma série de circunstâncias. Segundo Rivaldo Chinem, autor do livro "Assessoria de Imprensa: como fazer", todas as tarefas do assessor demandam total planejamento, com avaliação de ideias, montagem de cronogramas e execuções baseadas em prazos para geração de bons resultados. No mais, podemos listar como atividades básicas da assessoria de imprensa:

  • Encontrar e produzir materiais e notícias de que sejam de interesse da mídia e tenham relação com seu cliente;

  • Construir e manter a imagem do assessorado sempre impecável;

  • Criar uma rede de divulgação e relacionamento com os veículos de mídia;

  • Elaborar material de divulgação com base no planejamento;

  • Aproximar o assessorado do público alvo gerando credibilidade;

  • Realizar clipagem e monitorar os resultados das campanhas/trabalhos;

  • Convocar a imprensa para coletivas, responder dúvidas e produzir materiais referentes às atividades/marketing/produto do cliente;

  • Atentar-se à comunicação interna e responsabilidade social da empresa – geralmente em parceria com o profissional de relações públicas.

Para Chinem, as melhores táticas devem ser praticadas com base em estratégias bem estruturadas, realizadas por meio do trabalho de toda assessoria de comunicação - com os jornalistas, publicitários, recursos humanos, relações públicas, entre outros. Assim, a organização estará preparada para as adversidades e saberá como agir frente a muitas situações. É nesse contexto que salientamos a necessidade de se aprimorar no assunto, indo além da graduação e se qualificando com um curso de assessoria de imprensa e cursos online com certificado que agregam conhecimentos à formação pessoal e profissional.

Linguagens das Ferramentas de Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa possui algumas ferramentas que compõem a rotina diária, comuns também em áreas como marketing e publicidade. Entre as principais, podemos citar:

Release

Press-release ou release refere-se ao texto montado e estruturado pelo assessor para divulgar para os jornalistas e canais de mídia. São conteúdos que fazem parte de uma ação, produto, tendência, evento, entre muitas outras atividades relativas ao cliente que merecem destaque e tem potencial para virar notícia. Imprescindível no meio digital, atualmente existem várias técnicas para redigi-lo (algumas você confere em nosso curso online relativo).

Sugestão de pauta

É a etapa após a estruturação do release que precisa ser elaborada com o máximo planejamento estratégico, em que se oferece a pauta/notícia para um veículo de comunicação. Pode ser exclusiva, limitada ou geral, depende do objetivo do cliente. O fato é que a sugestão de pauta depende de um bom gancho e deve ser monitorada com foco nos resultados – a publicação e suas vantagens, no caso.

Press-kit

Um release bem montado conta com excelente press-kit. Esse termo refere-se a todos os dados, fontes, artigos, fotos e demais referências que dão credibilidade ao conteúdo e auxiliam o jornalista na confecção/publicação da matéria. Desde que bem detalhado, o press-kit ajuda bastante no aceite e conversão das notícias sugeridas pelo assessor à imprensa.  

Entrevista coletiva

Segundo Maristela Mafei, autora do livro "Assessoria de Imprensa, como se relacionar com a mídia", a entrevista busca fortalecer e potencializar o efeito das divulgações, como um aprofundamento e aumento da visibilidade da publicação. O assessor é responsável direto pela convocação da imprensa, auxílio ao responsável pela coletiva, preparo do local, divulgação dos detalhes e envio de convites, bem como a formação do press-kit e realização do follow-up (análise de desempenho).

Eventos

A montagem e preparação de eventos também é uma atividade comum, embora muitos atribuam essa ação especificamente aos profissionais de relações públicas. De qualquer forma, a divulgação de eventos funciona como um caminho para destacar o cliente e suas ações específicas ou globais. É um diferencial que rende bons resultados desde que o trabalho seja bem planejado.

Realizar um curso de assessoria de imprensa online, por exemplo, é um caminho interessante para se atentar e dominar todos esses parâmetros que garantem ótimos diferenciais ao setor e aos responsáveis. Desde que bem organizado e desenvolvido, tem grande potencial para atrair a mídia e gerar aquele boom necessário que os assessorados tanto desejam. Que tal estudar com cursos a distância e se destacar na profissão?

Elaboração de Comunicações Empresariais e Redações Jornalísticas

A assessoria de imprensa é parte da comunicação empresarial de uma organização, agindo como auxiliar no estabelecimento da marca frente aos clientes e tudo que forma a opinião pública. Uma corporação precisa se preparar para dialogar com todos, fortalecendo sua imagem junto a pessoas distintas, com os mais vastos comportamentos.

Na comunicação empresarial, o assessor trabalha juntamente com o gestor da área tanto na montagem do planejamento quanto na formação de releases, identificação das necessidades do público e da mídia, bem como as estratégias que serão utilizadas em determinado tempo/campanha.

A parte de redação jornalística fica totalmente em sua alçada, tanto na construção da ideia quanto na produção do texto – usando as melhores táticas para chamar atenção e conquistar o resultado desejado. É nesse contexto que o profissional deve ser analítico e usar boas artimanhas para convencer o destinatário. Um assessor de excelência se preocupa em levantar as melhores fontes, fazer boas revisões e mostrar toda a sua qualidade por meio da escrita.

Não é uma tarefa fácil, mas com a experiência e o auxílio de materiais primorosos, com certeza dá para alcançar os objetivos. Cursos online com certificado, por exemplo, apresentam conteúdos modernos e dicas essenciais sobre muitos assuntos. Tanto o nosso curso de assessoria de imprensa online quanto o Curso Online Comunicação Empresarial‍ são opções que podem dar um plus nessas metas.

Monitoramento de publicações nos veículos de comunicação

Depois de mergulhar no universo da assessoria de imprensa, não podemos deixar de salientar uma das principais atividades que se refere ao pós-release e divulgação: o monitoramento, fase conhecida também como clipagem. Trata-se de coletar o material destacado nos canais de mídia, encaminha-lo ao cliente e elaborar um estudo acerca de seu desempenho.

É um trabalho estratégico e controlado que pode ser feito tanto pelo assessor quanto por empresas especializadas, por meio de uma análise completa em que nenhum dado deve ser deixado de lado. Com a internet, ficou mais simples monitorar as publicações online (que mudam rapidamente), porém em mídias mais tradicionais, como o jornal e a TV, é preciso "clipar" o material de modo manual.

Esse trabalho rotineiro é de grande valia para pessoas e corporações que investem tanto no marketing quanto na divulgação de notícias sobre qualquer assunto. É possível estabelecer parâmetros como visibilidade e orçamento, primordiais para a montagem de um planejamento estratégico excelente. Por meio dos relatórios gerados, gestores têm noção exata do que é vantajoso e custoso para a empresa, aprimorando toda sua comunicação empresarial e verificando se o foco atual é o melhor a seguir.

Vale destacar que o monitoramento também se aplica ao follow up, uma ação que mede o desempenho do trabalho por meio do contato com os veículos e jornalistas, seja na conferência do recebimento de um release ou para confirmar presença em um evento ou coletiva, por exemplo. Eis mais uma função inerente ao profissional capacitado e que também está presente em nossos cursos online de comunicação e marketing.

Tem dúvidas?

  • O que é assessoria de imprensa? É o trabalho feito por profissionais de comunicação social ou jornalismo que promove a imagem positiva do assessorado – este pode ser uma pessoa física, uma marca ou uma empresa.
  • O que faz um assessor de imprensa? Intermedia a comunicação entre pessoas ou empresas e os veículos de comunicação com o objetivo de dar visibilidade ao assessorado.
  • Como ser um assessor de imprensa? Estudantes de Comunicação Social ou Jornalismo podem direcionar sua carreira para assessoria. O curso de assessoria de imprensa pode ajudar nessa trajetória, assim como pode ser o primeiro passo para interessados em trabalhar na área.

Como se destacar na área e comunicar com excelência?

O mercado de comunicação é extenso e amplo, abrindo espaço para indivíduos que desejam atuar em agências, canais de mídia, empresas de todos os portes, profissionais liberais, entre muitos outros. Mas, mesmo com essa abertura, se destacar nesse campo não é tão simples assim, sobretudo pela concorrência. É nesse ponto que os indivíduos mais preparados e atualizados se destacam.

Tanto a qualificação com um curso online, palestras, workshops e demais fontes quanto a busca por contatos e investimento em um bom marketing pessoal podem ajudar bastante. É preciso se aprimorar dia a dia e nunca pensar na estagnação – dica válida para atuantes de todas as áreas.

Para dominar esse ramo tão inspirador e que tem muito para crescer, a realização de um curso de assessoria de imprensa é fundamental. Cursos online são alternativas versáteis, flexíveis, seguras, econômicas e práticas que atraem milhões de pessoas. Você pode estudar onde e quando quiser e acessá-los até por dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Aqui no Educamundo, além do Curso Online Assessoria de Imprensa, temos mais de 1200 cursos a distância preparados por uma equipe pedagógica exclusiva e dedicada. Melhor que isso é a possibilidade de acessar todas as opções do Pacote Master por um ano inteiro, investindo apenas um valor único de R$ 79,90. Assim, você tem a sua disposição os melhores cursos online com certificado do mercado para dar um up total em seus conhecimentos. Uma proposta dessas não dá para deixar de lado. Para aderir, basta se inscrever no Educamundo e começar já.

Chegamos ao fim do nosso artigo e queremos saber sua opinião. A área de assessoria de imprensa te atrai? O que você acha? Conte pra gente. Aproveite para compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais e divulgar essa ideia. Boa sorte e até a próxima.

Equipe Educamundo

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