A era da informação potencializou a importância dos dados para os negócios. A gestão da informação é cada vez mais essencial para a tomada de decisões nas organizações.
Nesse contexto se encaixa o Business Intelligence (BI), também conhecido como inteligência de negócios. Essa área trabalha coletando, organizando, analisando, compartilhando e monitorando as informações que dão suporte à gestão.
Conceitualmente , o Business Intelligence é um conjunto de metodologias, teorias, processos e tecnologias que lapidam dados brutos e os transformam em informações úteis para a tomada de decisões estratégicas nas organizações.
Tudo sobre Business Intelligence: aplicação, mercado e gestão da informação
Administração de empresas e a inteligência de negócios
O administrador de empresas, por ter uma visão sistêmica e estratégica, pode apostar no Business Intelligence para transformar os dados coletados em poderosos insights para promover melhorias, otimizar e potencializar seus negócios.
Veja algumas vantagens do BI na administração de empresas:
Gestão da informação
As plataformas de BI lidam com as informações geradas pelas organizações, com a finalidade de facilitar o seu uso para atender as necessidades do mercado. Vale salientar que nem sempre as organizações conseguem lidar com tantas informações que geram em suas operações, daí a relevância dos sistemas de BI.
Identificação erros anteriores
As organizações podem apresentar pequenos erros em sua rotina, que criam gargalos e prejudicam o andamento dos negócios. O BI identifica as falhas e as corrige.
Avaliação da produtividade dos colaboradores
Por meio de métricas e indicadores, o BI consegue mensurar o desempenho dos funcionários, integrando esses dados com os do desempenho da organização.
Melhorias na experiência dos clientes
Grande parte das empresas não consegue acompanhar o comportamento dos usuários em suas plataformas, e ficam sem saber o porquê de terem ganhado ou perdido clientes. Com o Business Intelligence há a possibilidade de minerar os dados de venda e pós-venda e descobrir as ações dos usuários.
O mercado de Business Intelligence no Brasil
O mercado de Business Intelligence no Brasil engloba empresas de telecomunicações, seguradoras, instituições financeiras e em toda organização que acompanhe a economia globalizada como tendência e que percebe que a gestão da informação é essencial para que se tenha uma visão em tempo real de seu desempenho.
O que faz um analista de Business Intelligence
De forma resumida, o profissional de BI atua nas seguintes frentes:
BI de ferramentas: é o profissional responsável por fazer a análise das infraestruturas dos sistemas e explorar a quantidade de dados para encontrar padrões de compatibilidade com o negócio. Os dados com que este profissional lida são os do sistema da própria organização e, em grande parte, sistemas de vendas.
BI de web analytics: coleta dados de sites, landing pages, e-commerce etc. Seu trabalho é analisar dados gerados na internet por meio dos visitantes da plataforma da organização. Seu principal objetivo é analisar o comportamento do usuário e fazê-lo voltar.
BI de social media: seu foco é no comportamento das pessoas nas mídias sociais, a fim de monitorar os interessados na marca e identificar potenciais oportunidades de negócios e a partir disso, criar estratégias.
Qualifique-se com o Curso Online Administração de Empresas do Educamundo
Há muito o que aprender sobre Business Intelligence, por isso o Educamundo aborda o tema no Curso Online Administração de Empresas e em outros cursos online relativos.
Os cursos online com certificado do portal proporcionam um aprendizado sólido, embasado em conteúdos atualizados.
Aqui no portal, ao fazer a sua inscrição, você investe uma taxa única de apenas R$ 79,90, que lhe dá acesso ao Pacote Master, com mais de 1.200 cursos. Durante um ano inteiro você pode fazer quanto deles quiser.
Inscreva-se agora mesmo e aproveite essa oportunidade única. Bons estudos!