Você conhece as possíveis carreiras jurídicas existentes?
Para quem deseja saber se a faculdade de Direito é uma boa opção ou já está no curso, mas tem dúvidas sobre qual caminho seguir, criamos um artigo que explica tudo sobre esse assunto e que vai ajudá-lo a fazer uma escolha consciente.
Carreiras jurídicas: conheça as principais
Após iniciar uma faculdade de direito, o discente pode encontrar obstáculos dos mais variados, principalmente quando falamos de carreira profissional. Isso se dá pelo motivo deste cursos ser bastante amplo e oferecer diversas possibilidades de atuação.
Abaixo listamos cinco possíveis caminhos que vão lhe auxiliar a fazer a escolha certa. Vejamos.
Defensor Público
Para quem se sensibiliza com as injustiças causadas pelas diferenças sociais e quer ajudar as pessoas a alcançar a justiça, tem na carreira de Defensor Público, os instrumentos necessários para agir.
O Defensor Público trabalha para quem não pode ou não tem como pagar um advogado. Para se tornar um Defensor é necessário possuir um diploma em Direito, ser aprovado no Exame da Ordem, em alguns casos possuir no mínimo três anos de experiência jurídica, e por fim, ser aprovado em um concurso público.
Promotor de Justiça
Outro órgão que possui amplo respeito de toda a sociedade é o Ministério Público. É nele que o Promotor de Justiça trabalha, em favor do povo e atuando em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e em favor dos direitos individuais indisponíveis.
Para trabalhar como Promotor de Justiça, é necessário ser formado em Direito, possuir no mínimo três anos em prática jurídica, ser aprovado no Exame da Ordem e em um concurso público.
Juiz de Direito
Se tornar um Juiz é o sonho de muitos estudantes de Direito, afinal, o mesmo possui amplo conhecimento e poder para decidir causas diversas, seja no âmbito da justiça comum estadual, seja na justiça federal.
Como ser um juiz?
Se você quer se tornar um juiz, saiba que antes é necessário cumprir três requisitos básicos. O primeiro deles é possuir uma graduação em Direito, depois, o candidato deve ter, no mínimo, três anos de experiência jurídica, e por fim, ser aprovado em um concurso público.
Carreira de advogado
Por fim, mas não menos importante, temos a carreira de advogado, como uma das possibilidades de atuação do estudante de direito.
Para se tornar um advogado, além de possuir um diploma de graduação em Direito, é necessário ser aprovado no Exame da Ordem, uma prova com duas fases. A primeira com questões objetivas e a segunda com questões e peça processual a ser definida de acordo com a área escolhida pelo profissional.
Áreas da advocacia
Se você optar por ser advogado, saiba que existem algumas áreas da advocacia para escolher. Dentre elas, podemos citar:
-
Direito imobiliário;
Áreas promissoras do direito
Além de conhecer as principais áreas para atuar como advogado, é fundamental que o estudante conheça as áreas promissoras do Direito e faça a melhor escolha para uma atuação eficiente. Conheça as principais:
-
Direito digital;
-
Direito administrativo.
Conheça o Educamundo e esteja preparado para o mercado de trabalho
O Educamundo é um dos portais de cursos online com certificado que mais cresce e se destaca no país e investindo agora, apenas R$ 79,90 uma única vez por ano, você terá direito ao Curso Online Direito Administrativo – sucesso entre os estudantes do portal – e a todos os mais de 1.200 cursos online do Pacote Master.
Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e aprenda mais com nosso conteúdo!
Qual carreira você deseja seguir? Compartilhe conosco seus comentários e divulgue este artigo para todos os seus conhecidos! Até o nosso próximo artigo.