As ciências da natureza correspondem às áreas da ciência natural que estudam aspectos da natureza. A área engloba as disciplinas Biologia, Física e Química.
Um outro ponto interessante a ser destacado é que essa área de estudo ainda pode englobar a geologia e a astronomia.
Essas disciplinas abrangem conteúdos densos e que normalmente assustam os alunos por suas peculiaridades, sobretudo por serem conteúdos que os alunos do ensino médio estudam para exames como o ENEM e vestibulares.
Por isso, quanto mais os professores facilitarem o aprendizado, melhor será a aquisição de conteúdos. Inclusive, se as aulas forem mais descontraídas e atrativas. Veja formas de fazer isso.
O que cada área das ciências da natureza estuda?
A biologia é a ciência que estuda os seres vivos. Ela investiga a origem e evolução da vida, o funcionamento e características dos organismos vivos e sua relação com o ambiente. Suas principais áreas são bioquímica, citologia, genética, histologia, microbiologia, zoologia, botânica e ecologia.
Já a física é a ciência que busca entender o mundo natural e todos os seus fenômenos, das minúsculas partículas ao vasto universo. Ela começou com a mecânica clássica, o estudo do movimento dos corpos, e hoje também conta com as áreas da termologia, óptica, ondulatória, eletromagnetismo e física moderna.
A química, por sua vez, se caracteriza pela ciência que estuda a matéria - tudo que o ocupa lugar no espaço - e suas transformações, estrutura, propriedades e relação com a energia. A disciplina é dividida em química geral, química orgânica, química analítica, físico-química e química inorgânica.
Como atrair o foco e a atenção dos alunos para as ciências da natureza?
Sabemos que os alunos têm um novo perfil, mais conectados em dispositivos eletrônicos e menos em livros e cadernos. Além disso, eles saíram do papel de receptores para protagonistas de seu aprendizado.
O que professores têm que considerar é que as aulas devem ser adaptadas a esse novo tipo de aluno, sempre que possível. Por isso, trazemos algumas ideias de como incrementar suas aulas e tornar o aprendizado mais descontraído. Veja abaixo.
Ideias de como ensinar ciências da natureza de forma descontraída
1. Usando apps
Aplicativos de ciências diversas estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), e podem ser usados para aprender sobre diferentes ramos. É possível, por exemplo, descobrir mais sobre astronomia, meteorologia, química e biologia.
Veja dois apps interessantes:
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Little Alchemy: o Little Alchemy é um aplicativo gratuito disponível na Google Play Store e App Store que permite cruzar elementos para obter novos resultados. Inicialmente, o app apresenta quatro itens básicos: ar, terra, fogo e água. Ao unir água com ar, por exemplo, é possível obter a chuva.
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Google Lens: O Google Lens é um serviço que permite fazer pesquisas diversas a partir de imagens. Com ele, basta que o usuário aponte a câmera do celular para um item e aguarde a exibição dos resultados, assim como se estivesse pesquisando por termos. Nesse sentido, o recurso pode ser útil para identificar plantas e pedras naturais desconhecidas - o que por si só já educa bastante sobre ciência.
2. Usando memes
Sim, você leu bem! Memes são sucesso entre pessoas de todas as idades, então porque não usar esse recurso para ensinar?
Veja exemplos:
1. Meme de Química
Fonte: Pinterest | https://incrivel.club/
Com este meme, pode ser trabalhada a especificidade do Flúor (F), que tem em sua última camada 7 elétrons, o que explica sua alta tendência de ionização, pois ele está prestes a se estabilizar de acordo com a teoria do octeto.
A teoria do octeto, proposta por Newton Lewis, diz que são necessários oito elétrons na camada de valência para que se alcance a estabilidade de um gás. O flúor, por exemplo, se aproxima do Neônio.
2. Meme de Física
Fonte: Pinterest | https://br.pinterest.com/buzzfeed/
Este é muito fácil para qualquer fã de Star Wars. E quem não sabe, vai gravar a fórmula da força e, de quebra, aprender a saudação da famosa saga: “May the force be with you” = “Que a força esteja com você(s)”.
3. Com curiosidades
Curiosidades normalmente chamam muito a atenção e facilitam a retenção de conhecimentos.
Veja dois exemplos de curiosidades sobre Química:
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Ao contrário de muitas substâncias, a água se expande ao congelar. Um cubo de gelo ocupa cerca de 9% maior do que a água usada para produzi-lo.
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O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, enquanto o oxigênio é o elemento mais abundante na atmosfera, crosta e oceanos da Terra (cerca de 49,5%).
4. Com filmes e documentários
Filmes e documentários também são excelentes formas de prender a atenção dos alunos e usá-los para elaborar várias atividades.
Dois filmes que eles podem gostar:
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Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia – o documentário é sobre o acidente radioativo que aconteceu em 13 de setembro de 1987 com uma cápsula de Césio-137. Este documentário chamará a atenção porque aconteceu no Brasil e os deixará curiosos para saber tudo que aconteceu.
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Morte no Everest – Baseado em fatos reais, o filme mostra a dificuldade de alpinistas lidarem com a pressão atmosférica e com a falta de equilíbrio químico entre a hemoglobina e o oxigênio.
E então, o que achou de nossas ideias? Deixe seus comentários e sugestões.
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