Você sabia que para ter um cliente satisfeito, existe uma série de fatores e que se fizer a sua parte, aumentam as chances do negócio que você trabalha lucrar ainda mais?
Você que trabalha na loja física ou em um e-commerce, mas está meio perdido sobre o que é prospectar novos clientes e como realizar a gestão de estoque, continue a leitura que vamos explicar tudo para você.
Neste artigo você verá as melhores estratégias para fidelizar novos clientes, entender sobre o que é o estoque de segurança e como o almoxarifado em dia atrai mais clientes.
Quais são as melhores práticas para a fidelização de clientes?
A fidelização de clientes requer uma dose de compromisso e planejamento. Não basta você recebê-lo bem em sua loja, é importante se lembrar que quando um cliente chega em um comércio ele vai em busca de uma solução para o seu problema. Isso significa que o seu negócio precisa entregar essa solução sem fazer o cliente esperar.
Para isso você deve manter um estoque sempre ativo e dentro dos padrões de venda. Esqueça esse negócio de esperar o seu cliente chegar em sua loja para depois pedir os produtos. Esse tipo de atitude é muito arriscada, porque gera a insatisfação nele.
Como o estoque de segurança torna o cliente satisfeito?
O estoque de segurança nada mais é do que uma quantidade que você estabelece entre as vendas e o tempo de compra. Os clientes ficam mais felizes quando chegam num lugar e encontram os produtos com a data de validade no prazo, gôndolas organizadas e fáceis de localizar os produtos, mercadorias de qualidade, preço competitivo e, claro, produtos disponíveis.
Para isso, os comércios precisam adotar práticas de gestão de estoques, garantir um produto entregue com o máximo de qualidade no menor prazo possível e atribuir um preço competitivo.
E não são somente as lojas físicas, dá para os e-commerces manterem um estoque de segurança ativo e em constante atualização. Os clientes que compram pela internet, por exemplo, prezam pela agilidade no atendimento e pela rapidez da entrega.
Por causa disso, o empresário precisa acompanhar os fluxos das vendas e de antemão negociar com os fornecedores. Existem parceiros que sempre disponibilizam mercadorias, só que isso deve ser conversado antes.
Com as comunicações entre as áreas de compras, vendas e estoque, os processos são geridos com mais eficiência e eficácia. Existem estratégias que tornam uma empresa competitiva em vários cenários diferentes. As técnicas para gerir um estoque com eficiência consistem nos seguintes fatores:
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prezar pela organização física do estoque;
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repor conforme a previsão de vendas;
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realizar inventários com frequência;
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evitar comprar produtos em excesso;
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definir o estoque de segurança;
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conhecer o tempo médio de entrega de cada fornecedor;
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cadastrar e acompanhar os produtos que são comprados;
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adotar a estratégia de cross-docking.
O que é prospectar novos clientes?
Atrair novos clientes é a empresa pesquisar e identificar os compradores reais para fazer uma venda. O vendedor sobressai ao mostrar os benefícios que o seu produto/serviço fará para o seu cliente e assim capta a sua atenção em meio à alta concorrência.
Confira 8 dicas para prospectar novos clientes sem ser chato
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oferecer promoções;
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entender as dores dos potenciais clientes;
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falar dos benefícios do produto/serviço;
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disponibilizar canais de comunicação;
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prestar o suporte pós-venda;
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conceder brindes ou descontos especiais;
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ter um relacionamento ativo;
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manter o estoque atualizado.
Ao aplicar essas dicas, certamente o seu negócio vai atrair e manter mais clientes satisfeitos. Como vimos, se o estoque não estiver em dia, o bom atendimento não supre as necessidades dos clientes.
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