A pandemia virou o mercado de trabalho de cabeça para baixo. Do dia para a noite, os escritórios fecharam e milhares de pessoas começaram a trabalhar remotamente. Com isso, novas vagas e competências passaram a ser cobradas pelas empresas.
Hoje, as companhias procuram por colaboradores que saibam trabalhar em equipe. Além disso, é preciso que eles tenham muita disciplina para executar suas tarefas direto de suas casas. A rotina mudou. Dessa forma, é preciso combinar o horário de serviço com tarefas domésticas, como cuidar de pais idosos e crianças pequenas.
Todas essas mudanças também geraram oportunidades. O trabalho remoto permite que uma empresa possa contratar pessoas de diferentes regiões do país, e até mesmo do exterior.
Por isso, ter fluência em algum idioma é um diferencial ainda mais importante no dia. A partir de agora o “novo normal” será trabalhar com pessoas de diferentes culturas. É como se cada empresa, independentemente do porte, fosse um pouco multinacional.
É preciso entender como funciona o mercado de trabalho atual
A única certeza sobre o mercado de trabalho atual é que ele não vai permanecer neste formato por muito tempo. Com novas tecnologias a surgir todos os dias, há profissões e modos de contratações que ainda iremos conhecer.
O chamado “home-office” parecia ser uma realidade muito distante. Hoje, é um benefício oferecido para atrair talentos. As contrações CLT também dividem espaço com outras modalidades.
Muitos colaboradores já trabalham de forma freelancer e são contratados como pessoa jurídica. Muitas pessoas também são contratadas por projetos. Nesses casos, não há vínculo entre empresa e o colaborador.
Essa diversidade de modelos só é possível graças ao avanço da tecnologia. Hoje, TI e RH já trabalham juntos para criar as melhores soluções para as equipes. Mesmo à distância, o funcionário pode estar ainda mais conectado ao dia a dia da empresa.
As novas competências para o mercado de trabalho
Entre as novas competências, a empatia é a que tem ganhado mais espaço. Isso porque muitas vezes, sobretudo quem está no modelo remoto, vive uma rotina diferente. Com a pandemia, muitos profissionais precisam se desdobrar para cuidar da casa, de algum familiar doente e ainda executar as tarefas solicitadas por sua empresa.
Nesse cenário, imprevistos acontecem. Portanto, ter empatia e estar pronto para ajudar um parceiro de trabalho é um dos talentos que as empresas mais buscam em um profissional.
Para os cargos de chefia, saber gerenciar pessoas é uma das competências atuais mais importantes. Afinal, imagine coordenar uma equipe que esteja com uma parcela dos funcionários no escritório e outra em casa. É preciso ter muita inteligência emocional e organização.
Saber tomar decisões também é um talento muito importante. Ainda bem que, nesses casos, a tecnologia é uma aliada. Profissionais de marketing e vendas, por exemplo, podem tomar decisões relevantes após acessarem plataformas como o CRM.
Por meio desse software, eles têm os dados necessários para decidir o que é melhor para a empresa naquele momento.
O futuro do mercado de trabalho
Mesmo com tantas mudanças, é possível desenhar alguns cenários. O chamado trabalho de uma vida inteira é algo do passado. Será cada vez mais natural uma pessoa executar um ou mais projetos para diferentes empresas.
Outra mudança será na questão do horário. Com a missão de elevar a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários, muitas empresas já adotam uma jornada de trabalho mais flexível. Em vez de ser cobrado pelas horas na frente do computador, esses profissionais serão avaliados pela qualidade da entrega.
A tecnologia será ainda mais protagonista. Hoje, por exemplo, já é possível realizar entrevistas e conversar com o RH por meio de um chatbot grátis. Um avanço na hora de contratar e também para solucionar o problema dos colaboradores.
Portanto, o futuro do mercado de trabalho será ainda mais dinâmico. Para quem deseja se destacar é preciso saber:
-
Trabalhar em equipe,
-
Estar atualizado,
-
Ser flexível e criativo em todas as atividades.