Parceiros
29/04/2021

Como distribuir corretamente os seus produtos?

É comum quando o assunto de vendas seja relacionado a estratégias empresariais para potencializar os resultados através da captação de clientes.

Entretanto, é preciso levar em consideração os canais de distribuição de modo que garanta a satisfação dos consumidores após a aquisição de produtos. 

Se você comercializa etiquetas personalizadas, é muito importante entender quais são os canais de distribuição e como realizar de modo assertivo. 

Além de fornecer produto de qualidade, a organização pode proporcionar melhor experiência ao cliente no momento em que distribui o produto no prazo adequado, sem impactos negativos. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo como dica importante para que você, empreendedor, distribua os seus produtos corretamente. Se ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e confira!

Entenda quais são os tipos de canais de distribuição 

Para distribuir produtos corretamente é essencial entender como funcionam os processos de distribuição. Existem dois tipos de canais, o modo de distribuição direta e indireta.

Neste contexto, as diferenças contribuem para que as empresas optem pelo modo que atenda suas necessidades, visto que auxilia para atender a demanda. 

Assim sendo, a distribuição direta é caracterizada pela venda ao consumidor final, ou seja, uma indústria de pistola pulverizadora de pintura pode realizar a venda direta, sem interferências, por exemplo. 

Logo, na indireta existe a intermediação, divididas em três tipos como: exclusiva, seletiva e intensiva. 

No modo exclusivo de vendas indiretas, as distribuições são realizadas por representantes comerciais para concluir a venda. Na seletiva o fabricante seleciona já quais serão os canais de revenda. Já na intensiva, a organização distribui produtos em grande quantidade em diversos estabelecimentos.

Como distribuir corretamente os seus produtos e garantir a satisfação do cliente?

Agora que você já conhece os tipos de canais de distribuição, é importante entender sobre os modelos de venda, ou seja, existem os modelos B2B (Business to business) que significa negócio para negócios, e o B2C ( Business to consumer), de negócio para cliente.

Dessa maneira, entender qual é o canal que atende as necessidades de seus clientes vai tornar a distribuição correta dos seus produtos. Consequentemente, o canal escolhido vai influenciar no prazo de entrega ao consumidor e também na satisfação.

Se a empresa trabalha com desengraxante biodegradável, sem dúvida, distribuir itens de modo correto é indispensável para tornar a experiência melhor para o consumidor final. 

Assim sendo, analise as características do produto, se existe a necessidade de um equipamento especial para o transporte, além dos hábitos de compra do consumidor.

Após a análise, será possível traçar as estratégias excelentes para as distribuições dos produtos. Certamente o consumidor que tiver acesso ao item em um prazo ideal, sem que haja excesso de demanda, proporcionará grandes vantagens para o seu negócio. 

Para isso, coloque as dicas em prática e foque na análise do seu segmento, a fim de escolher canais de distribuição correta e gerar diferenciais para tornar a marca referência e competitividade no mercado.

Gostou do nosso post sobre como distribuir corretamente os seus produtos? Então não se esqueça de compartilhar com os seus colegas!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

amp_footer.blade
Quer receber todos os benefícios?

1.500 cursos por apenas R$ 79,90 (sem mensalidades).