O exame da Ordem dos Advogados do Brasil é uma prova que avalia todos os formandos e formados do curso de direito e concede, após a aprovação, a inscrição na Ordem, além do documento que dá ao advogado a possibilidade de atuar em todo o território nacional.
Entretanto, para ser aprovado nessa prova, é necessário muito estudo e estratégia, visto que a quantidade de disciplinas é muito ampla e o tempo para estudo por vezes é curto.
Se você quer ser aprovado, é necessário entender os detalhes de como estudar para o exame da ordem, aplicando as melhores técnicas e analisando o conteúdo que é cobrado com maior frequência. Essa forma de estudo inteligente pode ser decisiva para a sua aprovação.
Como estudar para o exame da ordem?
O exame da OAB é composto por duas fases, contendo na primeira 80 questões objetivas e na segunda quatro questões subjetivas, além da elaboração de uma peça prático-profissional.
Estudar todo o conteúdo exigido no edital exige muito tempo, entretanto, analisar as provas anteriores e entender o que a banca quer avaliar é fundamental para você lograr êxito.
O que mais cai na OAB
A primeira fase OAB
O primeiro grande passo da sua estratégia é saber o que é cobrado com mais frequência.
Alguns cursos online preparatórios adotam essa estratégia e por esse motivo conseguem um bom resultado na aprovação de um grande número de candidatos.
Dentre as matérias mais importantes, é interessante dar prioridade a esse grupo de disciplinas:
-
Ética e Estatuto da OAB - 8 questões;
-
Direito Civil - 7 questões;
-
Processo Civil - 7 questões;
-
Direito Constitucional - 7 questões
-
Direito Penal - 6 questões;
-
Direito Administrativo - 6 questões;
-
Direito do Trabalho - 6 questões;
Essas matérias concentram o maior número de questões, o que facilita na hora de estudar e entender o que mais cai na OAB.
O que estudar para a OAB? Para ser aprovado não é necessário estudar tudo, basta focar nas principais matérias e em seus assuntos mais frequentes. Disciplinas como direito constitucional, administrativo, civil, penal, ética e processual correspondem a mais da metade da prova e acertá-las pode garantir a sua aprovação.
A segunda fase OAB
Conseguindo a aprovação na primeira fase OAB é hora de estudar para a segunda fase. Aqui é o momento mais tranquilo para quem tem maior afinidade com determinada disciplina, visto que, trata-se de uma etapa que busca avaliar os conhecimentos específicos em apenas uma matéria.
Avaliar provas anteriores e identificar as competências exigidas dos candidatos é fundamental para lograr êxito nesta etapa. Aqui, vale a pena conhecer cada uma das peças processuais que foram exigidas nas últimas avaliações da segunda fase OAB. Além disso, o estudo por cursos voltados especificamente para o Exame da Ordem pode ser fundamental para atingir a nota mínima.
Pensando em auxiliar todos os futuros advogados, o Educamundo preparou o Curso Online Estatuto da OAB, com um conteúdo voltado para a sua aprovação.
Para adquirir o seu acesso é só investir um valor único de R$ 79,90 uma única vez por ano no Pacote Master e estudar por mais de 1200 cursos online com certificado opcional.
É conteúdo em mais de 23 áreas do conhecimento humano. Não perca tempo, inscreva-se agora mesmo no portal e qualifique-se conosco!