Constantemente as imobiliárias e corretores precisam buscar novos métodos para promover o seu negócio e atrair mais clientes. Existem muitos concorrentes no mercado. Nessas circunstâncias, a criatividade e a capacidade de trabalhar com a tecnologia moderna vão ajudar bastante o seu negócio.
Se você ainda não domina as técnicas de marketing digital, recomendamos começar agora. Afinal, cada vez mais pessoas procuram imóveis através da Internet e das redes sociais. Confira agora neste post sobre os melhores métodos para promover o seu negócio imobiliário Falaremos aqui sobre os métodos mais importantes de promoção para imobiliária neste novo e moderno mundo.
Presença online: Site e perfis em redes sociais
A empresa deverá analisar o ambiente de marketing para desenvolver a estratégia de promoção ideal. Os resultados da análise permitirão entender as necessidades do mercado, riscos e perspectivas em desenvolvimento. Além disso, a análise ajudará a segmentar o público em grupos-alvo e sugerir a estratégia mais adequada para cada um deles.
Por exemplo, um dos grupos-alvo poderá ser formado por aquelas pessoas que buscam imobiliárias em motores de busca. Isso significa que você precisa criar um site, preenchê-lo com conteúdo de qualidade e fazer um SEO adequado.
O público-alvo, com acesso total à Internet, tornou-se mais exigente quanto às escolhas que eles possuem. Isso significa que um cliente potencial poderá não ficar satisfeito com a falta de informações ou a falta de qualidade do conteúdo do site. Eles procurarão as avaliações ou as páginas nas redes sociais do corretor ou da imobiliária. Portanto, é necessário garantir uma presença em todos os sites virtuais que são utilizados pela maior parte do seu público.
Sim, isso leva tempo. Você provavelmente terá que contratar terceiros para lhe ajudar. No entanto, sem uma presença online, é quase impossível construir um negócio de sucesso no ambiente atual.
Publicidade com segmentação geográfica
Use a publicidade online. Esta é uma das maneiras mais eficazes e rápidas de atrair clientes segmentados. Garanta que seus anúncios sejam direcionados. Na maioria dos casos, os negócios dos corretores são direcionados a um público local (por exemplo, residentes de uma cidade). Nesse caso, não faz sentido gastar seu orçamento de publicidade exibindo anúncios em todo o país.
O anúncio precisa descrever os principais recursos da propriedade. Todos aqueles que são relevantes para os clientes. Pode ser o preço, a localização ou a infraestrutura. Evite certas palavras como “melhor”, “lucrativo” e assim por diante. Seja mais específico e acrescente detalhes reais: o cliente quer investir em benefícios reais.
E-mail Marketing
Esta é uma ferramenta clássica, mas muito eficaz ainda eficaz para atrair o público. Para começar, você precisa de uma base de e-mail formada legalmente: cada pessoa deve fornecer voluntariamente seus contatos e concordar em receber as mensagens. Crie a sua base de dados de e-mails encontrando clientes pessoalmente, bem como, pela Internet.
Sites de uma página só geralmente são criados para esses fins. Você também pode usar o site oficial: basta criar o campo apropriado para o cliente cadastrar seus dados. Prometa um bônus em troca do cadastro do cliente: desconto, consulta pessoal, seleção de várias opções grátis, etc.
Tendo formado a base, você poderá organizar suas newsletters. Envie uma mensagem regularmente, mas não com muita frequência. Escreva sobre novidades, promoções ou ofertas interessantes. Ofereça preços exclusivos para cadastrados ou forneça outros tipos de bônus. Isso servirá de motivação para algumas pessoas cadastradas se transformarem em clientes.
Anúncio do tipo Pague Por Clique (PPC)
Esta é uma boa estratégia para imobiliárias e corretores que buscam atrair novos clientes. A essência dessa publicidade é que você será cobrado cada vez que um usuário interessado clicar em seu anúncio. Esses anúncios têm uma segmentação específica: quando configurados corretamente, eles são vistos pelos usuários de seu grupo-alvo de negócios.
A vantagem do PPC (Pay Per Click) é que ele é mais barato do que a publicidade contextual. A desvantagem é a baixa eficiência. A taxa de conversão de 2,7% é muito baixa. Portanto, vale a pena considerar o PPC como uma ferramenta adicional de promoção em uma ampla estratégia de marketing.
Seu próprio blog com conteúdo de qualidade
Site com blog de qualidade tem a probabilidade de ter mais páginas indexadas pelos motores de buscas. Este é um fator muito importante que tem um efeito positivo no ranking dos motores de busca.
Um blog não apenas melhora o desempenho do SEO, mas também pode construir a reputação de um corretor de imóveis na Internet. Artigos especializados, dicas úteis para clientes e outras publicações valiosas passam uma imagem de expertise, de alguém que entende as condições do mercado e inspira confiança. O mesmo vale para as publicações nas redes sociais. Os seus perfis podem ser usados como uma mini versões do seu blog.
Não tem certeza sobre o que escrever? A chave é a análise do público-alvo. Explore as principais dúvidas que os seus clientes em potencial podem ter. Ofereça respostas a estas perguntas, ajude com as necessidades dos clientes e construa confiança. Toda essa dedicação será transformada em aumento de conversão.
Tour virtual
Você tem algo para mostrar aos seus clientes? Uma solução exclusiva, resultados de atividades sociais ou outra coisa? Você tem um animal de estimação em seu escritório que encanta os visitantes? Então crie um tour virtual para seus clientes. Você tem um monte de coisas para mostrar? Então grave alguns episódios individuais e os publique online em intervalos regulares.
O legal das tours virtuais é que elas mostram você e a sua empresa “sem polimento” entre as atividades do dia a dia. Este tipo de conteúdo gera confiança porque os clientes o veem como uma pessoa real e podem apreciar a cultura de sua empresa.
Webinar
Compartilhar experiência profissional é essencial para promover com sucesso um negócio na Internet. Os acontecimentos de 2020 fizeram com que todos os negócios precisassem adaptar o seu estilo de comunicação e agora, a sociedade em geral já está bem mais tranquila sobre o uso e os benefícios de um webinar ou um seminário online. Você pode definir um tópico importante, reunir um público e realizar um evento online. Procure oferecer informações realmente relevantes e exclusivas. Não se concentre na autopromoção. Mostre-se como um especialista em seus serviços, não como um vendedor. Este formato de comunicação proporciona diversas vantagens, entre elas: aumento do reconhecimento, confiança e número de pedidos.
Voz da marca
Por convenção, a voz da marca é a forma como ela se comunica com o seu público. Profissional, amigável, divertida - pode ser qualquer coisa. Para determinar a voz da marca, você precisará analisar o público e encontrar a opção mais adequada. Talvez até por meio de experimentação.
A voz da marca faz parte da identidade. A identidade da marca é um conjunto de elementos necessários para aumentar a singularidade e o reconhecimento da sua empresa. A identidade também inclui o logotipo, slogan, nome, cores especiais, fontes e muito mais.
No competitivo mercado imobiliário de hoje em dia, fazer o branding do seu negócio é essencial. Não tenha medo: existem ferramentas simples que permitem obter uma identidade visual sem altos custos e sem a necessidade de conhecimento profundo de marketing. Por exemplo, o Logaster é capaz de gerar um belo logotipo em poucos minutos.
Marketing de afiliado
Atrair parceiros é uma ótima maneira de promover a sua empresa online. Convencionalmente, estamos falando sobre a criação de uma rede de afiliados que estão prontos para promover os serviços da sua empresa trabalhando por uma comissão, por exemplo, uma porcentagem de uma transação bem-sucedida. Você expandirá significativamente o seu alcance, economiza tempo e seus próprios recursos quando os parceiros afiliados atraírem os clientes. Crie um programa interessante para essas pessoas e fale sobre os benefícios financeiros de trabalhar com você.
Esteja pronto para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana com os clientes
Lembre-se de que a Internet é um espaço em que o conceito de prazos quase não existe mais. Um cliente potencial pode fazer uma pergunta, preencher um formulário ou escrever um comentário a qualquer momento. Tente organizar seu trabalho para que todos recebam as respostas o mais rápido possível. Combine comunicação virtual e reuniões ao vivo. Seja qual for o formato de comunicação, o cliente deverá sempre perceber seu interesse, profissionalismo e vontade de solucionar suas necessidades.
Conclusão
As técnicas modernas de marketing digital podem ajudar muito o negócio de uma imobiliária. E não se esqueça. Essas ferramentas podem atrair um cliente interessado e criar uma boa primeira impressão sobre você. Transformar um cliente potencial em um cliente real é a sua tarefa profissional.