Equipe Educamundo
14/07/2020

10 dicas para um crescimento fora do comum no Instagram

O Instagram se tornou a rede social que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 200 milhões de usuários que visitam ao menos 1 perfil de empresas por dia.

O Instagram se tornou uma rede social obrigatória para qualquer empresa que queira abrir as portas para novos clientes e criar um canal de relacionamento com os admiradores e propagadores da marca. Então, fica o questionamento: qual empresa não gostaria de melhorar os resultados no Instagram?

Ainda mais neste momento de pandemia e pós pandemia, quando o distanciamento social é obrigatório e as pessoas estão cada vez mais em casa aumentando seus hábitos e consumo dos meios físicos para os meios online. O tempo que as pessoas passam na internet cresce a cada dia.

O Instagram se tornou uma casa social e um passa tempo muito bem-vindo.

Esteja os usuários assistindo a vídeos, buscando por entreternimento ou apenas usando a plataforma para diminuir o tempo entre as refeições, sua empresa tem uma oportunidade real de almejá-los no Instagram - e uma oportunidade de crescer enquanto faz isso.

No entanto, esse crescimento não vai acontecer apenas por postar novos materiais no perfil social de sua empresa.

Aqui estão 10 estratégias para o crescimento do Instagram de sua empresa nas quais você pode começar a trabalhar a partir de hoje.

10 dicas para crescer no Instagram

1. Planeje conteúdo e faça publicações frequentes

Se não tiver uma frequëncia de postagens consistente a tendência é que não consiga engajar os seguidores e atingir novos públicos.

Se sua empresa compartilhar conteúdos e notícias diariamente durante um determinado período, mas depois não publicar novamente por um mês, seus seguidores ficarão confusos ou esquecerão completamente da sua marca.

Na verdade, talvez você tenha perdido boa parte dos seguidores quando for postar novamente um conteúdo.

“Manter um planejamento consistente garante que você maximize o engajamento sem passar por períodos sem novas publicações”, de acordo com o Buffer. "Qualquer estratégia do Instagram deve definir claramente uma frequência de postagem para ajudar a mantê-lo no caminho".

Portanto, crie um cronograma na qual sua empresa possa cumprir sem falhar nas datas.

2. Trabalhe com uma ferramenta que permita agendar publicações

Postar com um cronograma bem planejado é essencial para o crescimento, mas o que muitas vezes acontece é que as empresas não cumprem o planejado.

A melhor forma de evitar que isso ocorra é planejar com bastante antecedência, tendo vários conteúdos já criados antes das datas de publicações.

E, neste cenário, contar com uma ferramenta para agendamento dos posts é fundamental para conseguir organizar e já deixar o conteúdo programado.

Para sua sorte, existem ferramentas que podem auxiliar os profissionais de Marketing e fazer esta atividade.

Além disso, o Instagram permite um recurso de agendamento no Facebook Ads Manager.

3. Torne-se regular no Instagram Stories

Assim como o Instagram Live, o Instagram Stories deve ser seu amigo! Por quê? Bem, para um, 500 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias, com um terço das histórias mais visualizadas provenientes de empresas.

Se ainda tem dificuldade com o Instagram Stories, veja este roteiro com os tamanhos dos Stories no site Webtrends.

As histórias continuaram crescendo em popularidade, e exibir sua marca nelas oferece ao seu público outra maneira de se envolver com seus negócios.

Você também pode exibir anúncios do Instagram Story para promover sua empresa a um público ainda maior.

A outra coisa ótima nas histórias é que elas são fáceis de fazer.

A criação de uma história do Instagram simplesmente exige que uma foto ou vídeo rápido seja compartilhado com baixo risco, pois ele permanece lá por 24 horas.

Você também pode salvar histórias mais antigas para exibir em sua página em grupos relevantes, se desejar prolongar a vida delas, como no exemplo abaixo.

4. Faça Lives no Instagram Live

Uma pesquisa mostrou que 82% das optam por assistir um vídeo ao vivo (live) do que visualizar publicações em perfis de Instagram.

Neste caso, o Instagram Live torna possível a realização dessas lives.

Por um lado, os vídeos do Instagram Live oferecem o primeiro lugar nos feeds de stories de seus seguidores.

Os vídeos do Instagram Live também enviam automaticamente notificações push aos seus seguidores para que eles saibam que você está vivo.

Por fim, mas certamente não menos importante, o algoritmo do Instagram parece favorecer as contas comerciais que usam esse recurso, aumentando seu envolvimento orgânico e facilitando a descoberta de seus perfis.
 

5. Faça parceria com outras marcas

Qual a melhor maneira de acelerar o crescimento do Instagram do que fazer parceria com uma marca que já possui muitos seguidores?

Isso é como marketing de dois por um, porque você não apenas expõe seu conteúdo ao seu público atual, mas também a um público totalmente novo por meio de uma parceria mutuamente benéfica.

Para adquirir parcerias bem-sucedidas em crescimento nos negócios, assegure-se de que as empresas com as quais você procura se alinhem bem com seus objetivos de negócios.

O público deles precisa ser relevante para o seu.

Também é importante apresentar um plano de jogo ao propor parcerias. Como esse relacionamento beneficiará seu parceiro proposto? Como será uma campanha de marketing conjunta no Instagram?

6. Executar concursos

Um concurso no Instagram é outra maneira de aumentar ainda mais a exposição da sua página e aumentar sua conta.

Por quê? Por um lado, as pessoas adoram coisas grátis! Se você está dando NADA, as pessoas provavelmente entrarão.

Concursos e brindes funcionam tão bem no Instagram, porque existem várias maneiras pelas quais você pode exigir que as pessoas participem, que podem ajudar seu número de seguidores e engajamento a crescer. Por exemplo, você pode pedir às pessoas para:

  • Repostar fotos

  • Comentar e marcar amigos

  • Curta suas postagens

  • Compartilhe suas postagens ou histórias

A outra coisa interessante é que esses concursos ou brindes nem sempre precisam ser excessivamente planejados ou complicados para serem realizados.

Isso é ótimo porque a participação no concurso não apenas aumenta seu envolvimento após a publicação, mas também ajuda a expor sua marca a mais seguidores em potencial, pois os usuários estão identificando novas pessoas que ainda não a seguem.

7. Torne sua página do Instagram coesa

Esta dica é essencial para o crescimento do Instagram: você precisa garantir que sua página seja maravilhosamente consistente e relevante para sua marca.

As pessoas gostam de consistência.

A primeira maneira de fazer isso é garantir que os fundos e a iluminação das fotos permaneçam consistentes durante o processo de filmagem.

Por exemplo, se você estiver em marketing de moda, não fotografe seus itens de vestuário em um cenário diferente para cada postagem.

Talvez você esteja indo para uma vibe natural. Nesse caso, convém fotografar seus modelos na mesma floresta ou campo, ou nas mesmas ruas, para compartilhar novos estilos.

Fundos mais claros geralmente funcionam bem e, se você estiver usando luz natural, deseja garantir que está tirando suas fotos do lado de fora ou perto de uma janela, mas não sob a luz direta do sol, pois o brilho provavelmente será muito forte.

A segunda etapa para dar uma sensação consistente ao seu feed é usar o mesmo filtro do Instagram ou técnicas de edição para cada postagem. Isso garantirá que suas imagens pareçam coesas.

Descubra quais filtros funcionam melhor na aparência que você procura e brinque com seus próprios recursos de edição.

8. Use hashtags

A outra maneira rápida e eficaz (e gratuita) de crescer sua conta do Instagram é usar hashtags estrategicamente.

Na verdade, no Instagram mensagens que usam hashtags tem mais chances de ganhar um aumento de 12,6% de alcance quando comparado aqueles sem.

“As hashtags não apenas ajudam os usuários de mídia social a organizar e categorizar o conteúdo, mas também são uma das forças motrizes por trás de algumas das melhores campanhas de marketing da atualidade”, diz Maddy Osman, do Sprout Social.

A marcação de hashtags é muito eficaz porque ajuda a categorizar conteúdo semelhante, o que torna o seu ainda mais detectável.

É provável que as postagens com hashtag tenham muito mais envolvimento do que as que não têm.

9. Pague para jogar

Eu sei, você estava procurando por oportunidades de crescimento que não envolvessem abrir sua carteira, certo?

Embora seja definitivamente possível aumentar sua conta do Instagram de maneira orgânica, investir uma quantia pequena pode ter um ROI potencialmente grande. Como assim?

Bem, primeiro de tudo, o Instagram permite que você controle seu orçamento, direcione seus anúncios para um público muito específico e selecione entre uma ampla variedade de formatos de anúncio (anúncios de stories, anúncios em vídeo, anúncios em foto, anúncios em carrossel e etc.).

Patrocinar apenas uma postagem pode gerar uma quantidade significativamente maior de exposição.

Com tantas opções e flexibilidade na maneira como você pode anunciar, isso pode parecer tentador.

Portanto, comece pequeno promovendo uma de suas postagens orgânicas mais populares em seu feed para um público relevante, acompanhe o desempenho e reavalie.

Mesmo que seu orçamento seja pequeno, o ROI tem potencial para ser grande, então experimente algum conteúdo pago para aumentar sua taxa de crescimento no Instagram.
 

10. Retribuir

Por último, mas certamente não menos importante, uma ótima maneira de crescer é a sua presença no Instagram, mostrando o lado genuíno e atencioso do seu negócio, especialmente agora.

Se sua empresa é capaz de ajudar outras pessoas, mesmo que de maneira pequena, por que não ajudar?

Seja fazendo máscaras para profissionais da saúde, doando para uma instituição local ou fornecendo refeições para profissionais de saúde, existem muitas maneiras de retribuir à sua comunidade.

E se você estiver fazendo isso, por que não compartilhar o que está fazendo com seu público? Isso não apenas mostrará a eles o espírito de carinho por trás do seu negócio, mas também poderá inspirá-los a retribuir!

Agora, comece a trabalhar e experimente estas 10 dicas para o crescimento do Instagram.

Equipe Educamundo

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